Transcrição:
"O Globo
Malu Gaspar
Em 27/06/2025
Ministra do TSE libera julgamento que pode cassar Cláudio Castro
A ministra Isabel Gallotti autorizou julgamento que pode resultar na cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro_
A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Isabel Gallotti, liberou na última sexta-feira para julgamento uma ação que poderá resultar na cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). A ação baseada em suposto abuso de poder político e econômico faz parte do chamado “escândalo da Ceperj”, caso que vem ganhando destaque nas discussões políticas do estado.
Contexto do julgamento_
Embora a decisão de julgamento tenha sido autorizada, cabe agora à presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, agendar a data para análise do caso. Não há previsão de quando isso poderá ocorrer. A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral e pelo candidato derrotado ao governo do estado em 2022, Marcelo Freixo (PSB), atual presidente da Embratur, que também busca justiça em relação ao processo eleitoral em questão.
No ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) absolveu Cláudio Castro em um julgamento apertado que terminou em 4 a 3. No entanto, a controversa decisão é agora reavaliada pelo TSE, em um contexto onde a política fluminense vive um momento de tensão e incertezas.
O parecer do Ministério Público Eleitoral
Em um parecer enviado ao TSE no mês de novembro, o Ministério Público Eleitoral defendeu a cassação tanto de Cláudio Castro quanto do vice-governador Thiago Pampolha (MDB), que renunciou ao seu cargo recentemente para assumir uma vaga no Tribunal de Contas do Estado, em uma manobra política que levanta questões sobre a ética e a legalidade de suas ações. O parecer apontava a participação de ambos nos ilícitos investigados, mas, no entanto, destaca que Pampolha teria sua inelegibilidade afastada por falta de provas que liguem sua atuação às irregularidades.
O escândalo da Ceperj_
O “escândalo da Ceperj” refere-se a denúncias de uma “folha de pagamento secreta” que, segundo reportagens, envolve a nomeação de 45 mil pessoas para cargos temporários no Ceperj e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Documentos mencionam que esses cargos teriam sido utilizados para acomodar aliados e cabos eleitorais de Cláudio Castro, criando uma rede de favores que comprometeria a lisura do processo eleitoral.
Impactos na política fluminense
Atualmente, Cláudio Castro se posiciona como pré-candidato ao Senado Federal nas próximas eleições de 2026. Ele já anunciou sua intenção de apoiar Rodrigo Bacellar (União Brasil) como seu sucessor no Governo do Estado. Contudo, a renúncia de Thiago Pampolha pode trazer novas configurações políticas, especialmente com a possível ascensão de Bacellar ao poder, caso a desincompatibilização de Castro ocorra em abril do próximo ano, conforme previsto.
Entretanto, a possibilidade de uma cassação pelo TSE significaria um revés considerável nos planos políticos de Cláudio Castro. Uma condenação na Justiça Eleitoral não apenas o tornaria inelegível, como poderia repercutir negativamente sobre a imagem de seu partido, o PL, e seus apoiadores.
Expectativas para o futuro
As articulações políticas no estado do Rio de Janeiro devem se intensificar nas próximas semanas, com as expectativas de que o TSE defina uma data para o julgamento, algo que é aguardado com ansiedade tanto por apoiadores quanto opositores do governador. Casos como o de Cláudio Castro colocam em evidência a importância de uma justiça eleitoral atuante e transparente, capaz de zelar pela integridade dos processos democráticos no Brasil.
Uma eventual decisão do TSE poderá, portanto, não apenas impactar a carreira política de Castro, mas também moldar o cenário eleitoral do estado para os próximos anos. A sociedade civil, observadores políticos e apoiadores aguardam com expectativa os próximos passos deste importante capítulo da política fluminense."
Juntos Somos Fortes!
Vai virar fumaça nos trilhos da falácia. Tudo será poeira na estrada da corrupção!
ResponderExcluir