BLOG DO CORONEL PAÚL

JORNALISMO INVESTIGATIVO E INDEPENDENTE.

LIVROS ESGOTADOS

Prezado leitor, caso esteja interessado em obter informações sobre os próximos livros a serem publicados pelo Coronel Paúl, basta encaminhar e-mail para pauloricardopaul@gmail.com e forneceremos informações.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

CORONEL PM PAÚL - REDES SOCIAIS - RECESSO


Prezados leitores, como ocorre de tempos em tempos, realizamos um recesso nas redes sociais, não só com o objetivo de descansar, mais também para ganhar tempo para alavancar projetos, tendo em vista que a interação nas redes consome significativa parte do dia.
Hoje iniciamos esse período, inclusive já desativamos temporariamente o Facebook, como publicamos. Como não podemos (ou não sabemos) fazer isso com relação ao Twitter, manteremos a conta ativa, porém sem postar mensagens.
Nesse período daremos andamento aos projetos que estão alinhavados com companheiros de luta, com destaque para a 2a edição do livro "O escândalo do Brasileirão 2013 - Como o Flamengo foi salvo do rebaixamento" e a publicação de mais um livro sobre futebol.
Comunicamos que continuaremos utilizando normalmente o e-mail ( pauloricardopaul@gmail.com), portanto, aqueles que quiserem manter contato conosco basta escrever que responderemos com a brevidade costumeira.
Caso surja algum fato novo relevante, como o recebimento da nossa intimação relativa à interpelação judicial do Flamengo, reproduziremos nesse espaço.
Não moderaremos os comentários no blog, o que significa que não serão publicados ou excluídos no período, todavia quem quiser registrar um comentário poderá fazê-lo, sabendo que só ocorrerá a moderação após o recesso.
Na certeza de que o recesso não será por um período longo, desejamos o melhor para nossos leitores e que nosso amado Fluminense possa reformular o seu grupo de jogadores e transformá-lo em um time de futebol.

Juntos Somos Fortes!


quarta-feira, 16 de setembro de 2015

FLUMINENSE, ORGULHO DO FUTEBOL NACIONAL, CAIU E PAGOU

Prezados leitores, o Fluminense é um clube que serve de exemplo para o futebol Brasileiro, pois todas as vezes que foi rebaixado, jogou na divisão inferior, inclusive tendo jogado a série C. O clube nunca armou para não jogar uma série inferior do Brasileirão e o apelido de rei do tapetão é inteiramente equivocado.
O livro "Pagar o quê?" explica isso com riqueza de detalhes, mas como brasileiro não gosta de ler, recomendamos que assistam esse breve vídeo que contém as devidas explicações.
Os que continuarem a afirmam que o Fluminense é o rei do tapetão e que deve pagar alguma coisa, por favor, informem, nós tentaremos explicar através de desenhos.




Juntos Somos Fortes!

terça-feira, 15 de setembro de 2015

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013 E O JORNALISTA FELIPE ANDREOLI


Prezados leitores, todos sabem que estamos sendo interpelados pelo Clube de Regatas do Flamengo em face do nosso livro "O escândalo do Brasileirão 2013 - Como o Flamengo foi salvo do rebaixamento", como comunicamos nesse espaço.
Nós continuamos aguardando a intimação oficial para comentar nesse espaço.
Quem leu o livro sabe que o jornalista Felipe Andreoli (atualmente na Rede Globo) disse em um programa esportivo (quando era do CQC) que o Flamengo tinha feito um acordo com a Portuguesa para escalar Heverton. O fato não foi levado à sério como deveria, pois Felipe na época era tido como um humorista.
Interagindo no Twitter ficamos sabendo que o jornalista Felipe Andreoli teria comunicado que estava impedido judicialmente de falar sobre o Brasileirão 2013.
Sabedores que ele também foi interpelado judicialmente pelo Flamengo em razão do que disse no programa, passamos a perguntar  a ele se isso era verdade, ou seja, se estava impedido de falar sobre o tema.
Para a nossa surpresa a única resposta que recebemos foi extremamente mal educada.
O nosso objetivo era saber o que estava realmente ocorrendo. Se era verdade que estava impedido judicialmente de falar sobre o tema, tendo em vista que nós consideramos que houve uma tentativa de cercear a nossa liberdade de expressão (direito constitucional) com a postura adotada pelo clube.
Em princípio, estávamos do mesmo lado da história.
O jornalista Felipe Andreoli escreveu:

"mano, você é chato prá cara---, hein E desatualizado. Já falei várias vezes sobre isso. Adeus. Até nunca mais".

O print do twitter ilustra esse artigo.
O que pode ter levado o jornalista Felipe Andreoli a tamanho destempero e grosseria?
Isso não pode ser fruto apenas de meia dúzia de mensagens que encaminhamos para ele, embora cada um tenha seu grau de sensibilidade.
Não esperamos que o jornalista se desculpe, mas achamos interessante destacar que após nos ofender ele passou a nos seguir no twitter e nos bloqueou, impedindo que também o seguíssemos.
Só nos restou bloqueá-lo também.
Sinceramente, esperamos que o GAECO do Ministério Público (MP) de SP tenha ouvido o referido jornalista em face do que declarou na televisão e que isso conste no relatório do ICP.
Nós continuamos à disposição do MP, basta sermos convocados.
O escândalo do Brasileirão 2013 tem o poder de incomodar jornalistas, ele não foi o primeiro.
Qual será o motivo?

Juntos Somos Fortes!

domingo, 13 de setembro de 2015

FLUMINENSE: O CLUBE A SER VENCIDO

Prezados leitores, nós recebemos pelo twitter as imagens e as matérias que usamos para escrever esse breve artigo.
Vejam como acontecem fatos "estranhos" na imprensa esportiva.
Ao final do primeiro turno o site do Globo Esporte publicou uma matéria muito interessante.
Nós recomendamos a leitura.
Nela são estabelecidos links entre o resultado final dos Brasileirões e os resultados do primeiro turno de cada um deles, fazendo comparações sobre G4 e Z4, por exemplo.
A matéria foi publicada no dia 17 de agosto, às 07h05:

"Globo Esporte
17/08/2015 07h05 - Atualizado em 17/08/2015 14h44 
Turno aponta "condenação" do Vasco e oportunidade a líder e times do G-4 
Líder Corinthians tem vantagem que já rendeu títulos na era dos pontos corridos, enquanto Atlético-MG e Grêmio têm histórico favorável entre os quatro melhores (Link).

Ela foi repercutida pelo Globo Esporte no facebook às 10h30 com a seguinte imagem:

Ao clicar na imagem o leitor chega na matéria.
Quem era o quarto colocado na época?
Vejam na própria matéria do Globo Esporte.
O último do G4 era o Fluminense.
Por que o escudo do Fluminense não aparece?
Façam suas apostas.

Juntos Somos Fortes!

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013 - UMA DECISÃO


Prezados leitores, o nosso blog é democrático, a maior prova reside no fato de publicarmos críticas contra nós com frequência quase que diária, algo pouco comum em outros espaços.
Ao longo das discussões sobre o "escândalo do Brasileirão 2013" publicamos artigos de torcedores do Flamengo, demonstrando a nossa isenção e o nosso interesse na busca da verdade, algo que continuamos até a presente data.
Hoje, quem tiver a paciência de ler os artigos e os comentários, uma grande parte deles feita em defesa do Flamengo, chegará no mínimo a duas conclusões:

1) Os quatro sites que noticiaram que André Santos não poderia jogar por estar suspenso, não cumpriram o seu dever jornalístico, logo após o término do jogo, de noticiarem que André Santos não poderia ter jogado, que o Flamengo deveria perder quatro pontos e que poderia ser rebaixado. Era o furo de reportagem do Brasileirão 2013.
2)  Algo errado aconteceu na última rodada do Brasileirão 2013.
Os dois fatos são indiscutíveis.

A primeira está amplamente comprovada pelas matérias reunidas no livro, não existe como negar a verdade.
A primeira leva a segunda conclusão, obrigatoriamente.
As duas conclusões são mais que suficientes para justificar uma investigação (Ministério Público ou Polícia Civil), tendo em vista que a omissão dessa parte da imprensa trouxe benefícios apenas para o Flamengo e prejuízos para os outros clubes, sobretudo para a Portuguesa.
O contido no último parágrafo também é irrefutável: o Flamengo foi beneficiado pelo silêncio.
O que não significa que afirmamos que o Flamengo provocou o silêncio, apenas que foi beneficiado por ele, o que é fato.
Nós tivemos a preocupação de fazer essa longa introdução para divulgar uma decisão:
Só publicaremos comentários sobre o "escândalo do Brasileirão 2013" quando trouxerem fatos novos ou quando trouxerem refutações ao contido no livro.
Não mais se justifica publicarmos assuntos já superados, considerando que os fatos aconteceram nos dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2013 e que o livro foi lançado há dois meses.
Diante do exposto, receberemos e publicaremos toda crítica feita ao conteúdo do livro, desde que devidamente fundamentada. Assim como, publicaremos todo fato (argumento) novo que possa contribuir para que a verdade apareça.
Nós temos certeza que os nossos leitores entenderam o posicionamento.

Juntos Somos Fortes!

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

FUTEBOL: A ILHA DE HONESTIDADE DO BRASIL


Prezados leitores, a crônica esportiva nos leva a pensar que no Brasil existe uma ilha onde estão concentrados os honestos do Brasil.
É de domínio público que o país atravessa uma gravíssima crise econômica e financeira, mas poucos percebem que a principal crise é a ética e moral que contamina significativa parcela da população e que inclusive dá origem aos problemas políticos e econômicos.
Em apertada síntese, podemos afirmar: "tem ladrão por todo lado".
A imprensa comprova isso diariamente nos noticiários, isso é inegável.
 Apesar da realidade que vivemos, cronistas esportivos passam a ideia que só existem honestos no futebol, pois basta surgir um sinal de que algo de algum clube grande foi beneficiado por uma "armação" para que logo surjam vozes para desacreditar tal possibilidade.
No futebol as organizações de comunicação, imprensa esportiva, os patrocinadores, os empresários, os dirigentes, a arbitragem, os técnicos, os jogadores e até os torcedores, são todos honestos.
Nessa ilha de honestidade vivem os grandes (e talvez os últimos) exemplos de pessoas honestas do Brasil.
Prezados leitores, a verdade não é essa, o mundo dos negócios no futebol é tão sujo quanto o mundo da política.
Solicitamos desculpas por frustar aos que acreditam, mas essa ilha não existe.
Aliás, nunca existiu.
A história do futebol no Brasil (e em vários países) é repleta de sujeira, a maioria colocada embaixo dos gramados (tapetes de grama).
Sim, existem muitos honestos no mundo dos negócios do futebol, como também existem muitos honestos na política, não podemos generalizar, mas é triste constatar que existem torcedores que não aceitam a possibilidade de que pessoas ligadas ao seu clube possam ter participado de qualquer "armação" para levar vantagem.
Os que acreditam na ilha de honestidade são tolos.
No caso específico do Brasileirão 2013, o promotor de justiça encarregado pelo ICP declarou (algumas vezes) que existem indícios de que alguém ligado à Portuguesa recebeu vantagem para o jogador Heverton ser escalado irregularmente.
Diante disso, caso os indícios sejam comprovados, alguém da Portuguesa recebeu uma vantagem, logo, alguém deu tal vantagem.
Isso é lógico.
Nos tratamos disso no livro, mas não confirmamos que alguém da Portuguesa recebeu e nem que alguém deu, pois não temos o ferramental investigativo necessário para desenvolver os procedimentos necessários para obter tais respostas.
Os fatos, esses chatos.
Não criamos uma teoria, só apontamos fatos, como o silêncio dos QUATRO sites que noticiaram que André Santos não poderia jogar e que depois não noticiaram que ele jogou irregularmente.
Isso não é teoria, são fatos comprovados com as matérias publicadas pelos sites, antes e depois do jogo Flamengo e Cruzeiro.
Quem pesquisar irá comprovar.
O tolo prefere não ler, prefere acreditar na ilha.
Prezados leitores, os que quiserem continuar acreditando que o mundo dos negócios do futebol é a ilha onde vivem os honestos do Brasil, vocês têm todo direito de continuarem no mundo imaginário onde vivem. Todavia, se você sabe que essa ilha não existe, nos ajude a cobrar do Ministério Público de São Paulo os resultados das investigações procedidas pelo CAEGO.
Nós só queremos a verdade.

Juntos Somos Fortes!

PS - Por absoluta falta de tempo para interagir no facebook, temporariamente, estamos desativando nossa conta. Nós consideramos uma deselegância não responder às mensagens, portanto, não temos alternativa.
Nós continuaremos com a conta no twitter ( @celprpaul ) e o e-mail continua sendo pauloricardopaul@gmail.com

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

LIVRO "O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013 - ..." - NINGUÉM CONTESTOU O CONTEÚDO


Prezados leitores, o nosso livro "O Escândalo do Brasileirão 2013 - Como o Flamengo foi salvo do rebaixamento" foi lançado há dois meses e até o presente momento não teve o seu conteúdo contestado por ninguém.
Nenhuma parte do livro foi desmentida.
Isso demonstra que nos concentramos nos fatos, esses chatos.
Não adotamos teorias baseadas em paixões clubísticas para construir verdades contra qualquer pessoa física ou jurídica.
Nós recebemos inúmeros retornos de leitores do livro elogiando a forma como os fatos foram expostos de modo a que cada leitor pudesse tirar as suas próprias conclusões.
Não tentamos conduzir o leitor para as nossas conclusões, algo comum na imprensa desportiva.
O sucesso é o resultado do esforço de todos que participaram da mobilização nas redes sociais e que querem que a verdade sobre o que ocorreu na última rodada do Brasileirão 2013 seja desvendada e divulgada.

Juntos Somos Fortes!

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

BRASILEIRÃO 2013: GLOBO RECONHECE QUE PORTUGUESA SALVOU O FLAMENGO


Prezados leitores, foi com imensa alegria que recebemos através do twitter o print que ilustra esse artigo.
O conteúdo consolida uma grande vitória da torcida do Fluminense (e de outros clubes) que demonstraram por um ano e meio que a Portuguesa salvou o Flamengo e não o Fluminense.
O reconhecimento dessa verdade, principalmente pelo site do Globo Esporte, constitui um fato histórico.
Parabéns ao Globo Esporte.
Como diz o ditado: antes tarde do que nunca.

Os fatos, esses chatos!



Juntos Somos Fortes!

FUTEBOL BRASILEIRO: UMA CAIXA DE MISTÉRIOS


Prezados leitores, o futebol brasileiro é uma caixa de mistérios.
Hoje surgiu mais um.
Acesse o site Aqipossa e tente decifrar (Link).
Por favor, os que conseguirem decifrar o mistério, façam comentários com a explicação.

Juntos Somos Fortes!

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O LIVRO "O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013" E A INTERPELAÇÃO JUDICIAL DO FLAMENGO

Prezados leitores, informamos que continuamos aguardando a intimação para que possamos tomar conhecimento e responder à interpelação judicial promovida pelo Clube de Regatas do Flamengo em face da publicação do livro "O escândalo do Brasileirão 2013 - Como o Flamengo foi salvo do rebaixamento".



Hoje fomos alertados por um leitor sobre essa matéria do Globo Esporte que relata como o lance irregular do primeiro gol do Flamengo foi tratado no site oficial do Flamengo:

"MEIO DE CAMPO
Domingo, 06/09/2015 às 20:46 por meio de campo
Site oficial do Flamengo descreve toque de braço de Wallace como "de cabeça"
O site oficial do Flamengo preferiu sair pela tangente na descrição do gol de Emerson Sheik no clássico contra o Fluminense. Na reportagem que descreve como foi o jogo, o toque de braço de Wallace que sobrou para o camisa 11 abrir o placar foi tratado como de cabeça.
Replays do lance mostraram que o zagueiro tocou com a mão na bola. Horas depois do jogo, o próprio Wallace assumiu a irregularidade.
Um pouco mais tarde, o texto foi alterado. A nova descrição diz que "Emerson aproveitou o rebote após cobrança de escanteio". Porém, Sheik aproveitou diretamente o passe de Wallace (Link)."



Nós preferimos não tecer comentários, nem sobre a primeira versão, nem sobre a segunda.

Juntos Somos Fortes!

"O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013" - AS RESPOSTAS ESTÃO CHEGANDO


Prezados leitores, após um considerável silêncio, o Promotor Roberto Senise Lisboa declarou que espera solucionar o Inquérito Civil Público que trata do escândalo do Brasileirão 2013 até o final do ano (Link).
Apesar da demora, a notícia pode ser considerada positiva, desde que na solução apareçam todas as respostas que a torcida está esperando. tais como:

1) Qual a explicação dos órgãos de imprensa para o silêncio sobre o caso André Santos, após o jogador ter sido escalado irregularmente pelo Flamengo no dia 7 de dezembro de 2013?
2) Se ocorreu algum acordo para a escalação irregular do jogador Heverton?
3) Caso tenha ocorrido o acordo, quem são as pessoas envolvidas nele e a quais clubes são ligadas?

Caso as respostas para essas não surjam, os resultado do ICP terão frustado todos os torcedores que querem moralizar o futebol brasileiro.
Nós que queremos a verdade desde o início, caso o ICP fruste as expectativas, teremos que buscar outros meios legais para que tudo seja esclarecido.

Juntos Somos Fortes!


quarta-feira, 2 de setembro de 2015

"O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013" - HORA DE CONHECER A INVESTIGAÇÃO


Prezados leitores, um dos torcedores mais mobilizados no sentido de que seja esclarecido o que ficou conhecido como o "escândalo do Brasileirão 2013, teve uma ótima ideia e solicitou informações sobre o ICP diretamente à Ouvidoria do Ministério Público de São Paulo.
Nós adotamos idêntico procedimento.
Qualquer cidadão pode fazer tal solicitação.
Basta entrar diretamente no link:


Preencher o formulário com seus dados pessoais e solicitar as informações.
É hora das torcidas do Flamengo, Fluminense, Portuguesa e Vasco da Gama (ordem alfabética) conhecerem o que foi apurado.
Exerçam sua cidadania.
Façam seus pedido de informação.

Juntos Somos Fortes!