Nossa maior estupidez!
VÍDEOJuntos Somos Fortes!
Nossa maior estupidez!
VÍDEOJuntos Somos Fortes!
Criou-se uma situação interessante para as eleições de 2022.
Embora sejam do mesmo partido, salvo melhor juízo, o Exmo Presidente Bolsonaro ainda não se manifestou publicamente como apoiador da candidatura do Exmo Governo Cláudio Castro.
De forma idêntica, o Exmo Governado Cláudio Castro ainda não manifestou publicamente o seu apoio à candidatura do Exmo Presidente Bolsonaro.
Tal quadro pode sinalizar que um está evitando apoiar o outro nesse momento, ambos esperando o avanço da campanha eleitoral, para escolher quem apoiar ou deixar de apoiar.
Eis uma incógnita política.
#ForaClaudioCastro
#VeteranosPensionistasUnidos
Juntos Somos Fortes!
Os Militares de Polícia aguardam com ansiedade a liberação do contracheque referente ao mês de abril para conferirem se os valores da GRET foram reajustados e se as diferenças relativas aos meses anteriores foram creditadas.
Confira o seu contracheque.
#ForaClaudioCastro
#VeteranosPensionistasUnidos
Juntos Somos Fortes!
DIRETO DA REDAÇÃO!
A Comissão de luta pelo retorno da paridade para os Veteranos e as Pensionistas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro marcou uma marcha para o próximo dia 13 de Maio de 2022. A concentração será no Largo do Machado às 10:00 horas, em seguida será realizada uma marcha até o Palácio Guanabara, onde segundo os que fizeram a convocação, ocorrerá um acampamento.
A ideia do acampamento fez surgir a necessidade de que cada Veterano e Pensionista tivesse que portar uma mochila contendo roupas, água e alimentos.
A existência da mochila fez surgir nas redes um nome para designar a marcha, em alusão a uma investigação em desfavor do governador Cláudio Castro na qual foi denunciado como tendo recebido propina, dinheiro esse que teria sido acondicionado em uma mochila.
Nome ou apelido, como preferirem:
MARCHA DAS MOCHILAS!
Juntos Somos Fortes!
Bom gestor público o governador Cláudio Castro já demonstrou claramente que não é, mas partindo dessa realidade ele não precisa praticar a autosabotagem, trabalhando contra ele mesmo na campanha eleitoral.
Penso que ele não esperava herdar a cadeira 01 do Estado do Rio de Janeiro e por isso não se preparou para tal, o que foi um erro primário, porque logo foi acenado que o governador eleito estava em situação muito difícil, o que se prolongou por um bom tempo até o impedimento.
Ele não usou nem esse tempo para se preparar e escolher melhor seus assessores.
O resultado não poderia ser melhor do que o que estamos vivenciando, ou seja, o caos.
#ForaClaudioCastro
#VeteranosPensionistasUnidos
Juntos Somos Fortes!
Penso que o governador Cláudio Castro foi levado a acreditar que somos INVÁLIDOS E INCAPAZES, quando na verdade somos VETERANOS E PENSIONISTAS CAPAZES, tal qual os ATIVOS, só que temos mais experiência.
Juntos Somos Fortes!
O Governador Cláudio Castro e os Deputados Estaduais que o apoiam na ALERJ criaram diversos problemas quando criaram a tempestade perfeita, a Lei 9.537/21, entre eles a QUEBRA DA PARIDADE entre Ativos, Veteranos e Pensionistas concedendo um aumento diferenciado para os ativos mal disfarçado na forma de uma gratificação (GRAM).
O que a lei federal proíbe.
Criador do problema o governador se negou a negociar em vários momentos com os integrantes da comissão formada para esse fim, nunca encontrando com a comissão, que sempre foi recebida por assessores que nada poderiam resolver.
Tal humilhação começou a ser revidada com a presença de Veteranos e Pensionistas em atos públicos onde o governador compareceu.
Sempre demonstrando desconhecer a lei que criou, rebatia aos questionamentos sem qualquer fundamentação, chegando em um deles a ofender moralmente um Oficial Veterano da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, fato comprovado em vídeo.
Ontem, em novo ato, dessa vez em Iguaba Grande, respondeu aos questionamentos novamente demonstrando que desconhece a lei e, sobretudo, a PARIDADE OBRIGATÓRIA ENTRE ATIVOS, VETERANOS E PENSIONISTAS.
Pior, confessou que deu um reajuste maior para os ATIVOS, o que rompeu a PARIDADE.
Após esse discurso do governador os ânimos se exaltaram nas redes sociais e a comissão convocou um novo ato público para o dia 13 de maio de 2022, com concentração no Largo do Machado, às 10:00 horas, seguida de caminhada até o Palácio Guanabara, onde acamparão.
O governador Cláudio Castro com o constante descaso e humilhação que praticou contra os Veteranos e as Pensionistas acabou por incitar as tropas da PMERJ e do CBMERJ.
Isso é péssimo para todos, sobretudo para o próprio governador.
Espero que o bom senso prevaleça e que alguém dobre a teimosia e a vaidade do governador para que ele negocie de forma harmônica para a RECUPERAÇÃO DA PARIDADE.
#ForaClaudioCastro
#VeteranosPensionistasUnidos
Juntos Somos Fortes!
VÍDEO
Em ato realizado em Iguaba Grande - RJ o governador Cláudio Castro demonstrou desconhecer os princípios básicos da Lei 9.537/21, projeto que ele mesmo encaminhou para a ALERJ.
O criador desconhece a criatura.
#ForaClaudioCastro
#VeteranosPensionistasUnidos
Juntos Somos Fortes!
Como comento no vídeo é chegada a hora dos Veteranos e das Pensionistas organizarem o seu "EXÉRCITO" para realizar atos públicos e ordeiros contra o governador Cláudio Castro.
Juntos Somos Fortes!
VÍDEO
Comento dois motivos para os atuais Ativos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro ombrearam de forma urgente na luta dos Veteranos e das Pensionistas pela recuperação da PARIDADE.
Precisam aprender que se um governador aumentou o tempo de serviço, outros poderão fazer igual até o final de suas carreiras, isso mais de uma vez.
Se hoje, por exemplo, um Primeiro Sargento de Polícia da Ativa ganha mais que um Subtenente de Polícia Veterano, quando eles chegarem à condição de Veteranos poderão receber de proventos líquidos o equivalente ao vencimento líquido recebido por um Ativo que esteja três postos ou graduações abaixo.
#ForaClaudioCastro
#VeteranosPensionistasUnidos
Juntos Somos Fortes!
VÍDEO
Os Militares do Estado do Rio de Janeiro poderão perder dinheiro com a negociação do Governador Cláudio Castro para renovar a inclusão do Rio de Janeiro no Regime de Recuperação Fiscal do governo federal.
Após ter gravado o vídeo tomei conhecimento de matéria que reforça essa possibilidade com perdas relacionadas aos triênios e aos reajustes anuais.
#ForaClaudioCastro
#VeteranosPensionistasUnidos
Comento o andamento do Mandado de Segurança interposto pela AME-RJ, que está tendo o seu prosseguimento e o Processo instaurado na Casa Civil contendo as propostas da autodenominada comissão de representantes, que está parado.
Atendendo uma solicitação contida em comentários trato também do conteúdo da publicação contida no Boletim da PMERJ do dia 14 de janeiro de 2022, onde podemos identificar a difícil situação vivenciada pelas Pensionistas.
Discordo do contido com relação à concessão da GRAM, considerando que inexiste amparo legal para considerá-la uma compensação pelas perdas que obrigatoriamente os Ativos iriam sofrer.
Tenho insistido, a criação do Sistema de Proteção Social dos Militares só traria problemas para os Ativos, eles sim deveriam lutar pela manutenção dos seus direitos, mas no Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro conseguiu beneficiar os Ativos e prejudicar os Veteranos e as Pensionistas, ferindo de morte a PARIDADE, prevista na mesma lei.
#ForaClaudioCastro
#VeteranosPensionistasUnidos
Juntos Somos Fortes!
Como faço habitualmente verifiquei o andamento do processo sobre a recuperação da paridade para Veteranos e Pensionistas que tramita na Casa Civil do governador Cláudio Castro.
Processo estagnado.
#foraclaudiocastro
VÍDEO
Juntos Somos Fortes!
VÍDEO
Tenho recebido comentários no sentido de cobrar também do Exmo Presidente da República sobre a recuperação da paridade para os Veteranos e Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro, como se eu cobrasse apenas do Exmo Governador.
Na verdade tenho cobrado sim, como explico no vídeo.
Agora não podemos esquecer que quem criou o problema (GRAM) foi o Governador e os Deputados Estaduais que o apoiaram e não o Presidente.
Temos todo o direito de cobrar do governo federal, do governo estadual, do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público, por exemplo.
Cobremos!
Cobremos todo dia, mas sem nos esquecer que quem quebrou a paridade foi o Governador Cláudio Castro e os Deputados Estaduais que o apoiaram.
#ForaClaudioCastro
#VeteranosPensionistasUnidos
Juntos Somos Fortes!
VÍDEO
Comento os problemas do Estado do Rio de Janeiro nesse início de dia e esclareço que foi o Governador Cláudio Castro e sua equipe de assessores que quebraram o Estado do Rio de Janeiro e não os Veteranos e as Pensionistas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.
A culpa não é dos Veteranos e das Pensionistas.
Não foram eles que inventaram a GRAM, por exemplo, eles só têm direito a ela também.
Ou o governo pensa que a solução para as finanças do estado seria a morte dos Veteranos e das Pensionistas?
Sem a nossa existência o Rio de Janeiro não estaria quebrado?
#ForaClaudioCastro
#VeteranosPensionistasUnidos
Juntos Somos Fortes!
Comento duas matérias publicadas hoje no Jornal Extra.
A primeira sobre a GRAM e a GRET.
A segunda sobre encontros do Senador Flávio Bolsonaro com o Governador Cláudio Castro no Sambódromo.
#ForaClaudioCastro
Juntos Somos Fortes!
Eis um exemplo clássico da construção de FAKENEWS transformando dois vídeos em um vídeo.
Na primeira parte foi usada a notícia de um prazo dado por uma Ministra do STF ao Presidente da República e na segunda parte foi usada a notícia sobre uma resposta dada pelo Presidente da República sobre uma mensagem (proposta) de um ex-Presidente em uma rede social.
Dois assuntos diferentes.
Duas notícias diferentes.
Tudo transformado em um único vídeo.
Um tipo de FAKENEWS muito empregado pelas diferentes correntes políticas existentes no Brasil.
Juntos Somos Fortes!
Eu recebi a imagem que publiquei como sendo do Jornal Extra dessa data e não consegui confirmar na versão digital do jornal.
A notícia contém uma inverdade sobre a GRAM, mas está correta com relação à GRET.
Convém acompanhar.
#ForaClaudioCastro
#VeteranosPensionistasUnidos
Juntos Somos Fortes!
PS - Conferido, a notícia foi publicada na Coluna do Servidor do Jornal Extra.
A pressão sobre o governador Cláudio Castro está aumentando nas redes sociais graças ao engajamento cada dia maior de mobilizados em favor da recuperação do direitos dos Veteranos e das Pensionistas.
O Uso da hastag #ForaClaudioCastro e da hastag #VeteranosPensionistasUnidos tem crescido.
No vídeo comento como aumentar ainda mais o uso e trato também dos atos públicos.
Juntos Somos Fortes!
Transcrição:
"Jornal O Dia
Injustiça contra PMs e bombeiros veteranos e pensionistas ainda pode ser corrigida
A reivindicação de oficiais, praças e das pensionistas militares, além de justa e meritória, encontra total respaldo no arcabouço jurídico
Marcelo Queroz
VÍDEO
O Brasil vive uma grave crise institucional envolvendo os Poderes Executivo e Judiciário.
Tal crise deve ser equacionada pelos Chefes dos três poderes, isso o mais rápido possível, considerando que sem estabilidade democrática o Brasil ficará estagnado em termos de desenvolvimento.
Apesar dessas verdades, extremistas de direita e extremistas de esquerda estão usando as redes sociais, sobretudo seus canais monetizados do Youtube para aumentarem a crise rumo a uma ruptura democrática.
Extremistas de direita e extremistas de esquerda, calem-se!
Juntos Somos Fortes!
VÍDEO
Comento que devemos respeitar a democracia tênue que temos no Brasil.
Trato no vídeo de como é feita a indicação e a aprovação dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.
E, insisto no tema do Brasil nunca ter oferecido igualdade de oportunidade para todos os brasileiros.
Juntos Somos Fortes"!
Comento os erros na convocação de Oficiais Veteranos para o Serviço Ativo praticados pelo Governador Cláudio Castro em face de não atenderem todos os requisitos do ato administrativo e não serem convenientes.
Concordo com a posição do Major de Polícia RR Henrique do Grupo Visão da Tropa sobre a lacuna existente na Lei 9.537/21 no tocante ao recebimento da GRAM quando da convocação e quando do retorno ao serviço ativo, conforme ele comentou em vídeo.
Por derradeiro, trato da possibilidade da perda da GRAM pelos ativos, ou seja, os ativos deixarem de receber a gratificação para que seja restaurada a paridade.
#ForaClaudioCastro
#VeteranosPensionistasUnidos
Juntos Somos Fortes!
Comento o motivo do atraso no lançamento da 2a edição do Livro O Escândalo do Brasileirão 2013 - Como o Flamengo Foi Salvo do Rebaixamento.
Comunico que em breve anunciarei os dados relativos ao lançamento.
Juntos Somos Fortes!
Comento o absurdo das disputas que estão acontecendo há décadas no Brasil entre os Poderes Executivo, o Legislativo e o Judiciário.
Um querendo mandar mais que o outro.
Enquanto eles brigam por poder e recebem os melhores salários da República, o povo recebe salários famélicos.
É hora de por um fim nessas disputas e começar a governar o Brasil.
O povo precisa de quase tudo para que possa exercer a sua cidadania plena.
É preciso lembrar que o governo (Executivo, Legislativo e Judiciário) devem começar a trabalhar pela promoção do bem estar social.
Basta de picuinhas!
Chega de bravatas!
Governem!
O presidente do Clube Militar, no uso da sua liberdade de expressão, salvo melhor juízo, alimentou a crise existente entre dois poderes da República: o Executivo e o Judiciário.
Em nota declarou:"Lamentável termos, no Brasil, ministros cujas togas não serviriam nem para ser usadas como pano de chão, pelo cheiro de podre que exalam", disse em nota o general Eduardo Barbosa.
Uma declaração forte que serve para apoiar a graça concedida pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira que tinha sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
No meio desses conflitos flutua um Poder Legislativo que não avança nos pedidos de impedimento do Presidente e de Ministros do STF.
Enquanto tudo isso se desenrola, o povo que tem direito a ter um governo que promova o seu BEM ESTAR, segue sofrendo uma série de dificuldades, que se eu tentasse enumerar tornaria esse artigo em um livro de centenas de páginas.
Caminha tropego o nosso Brasil, o antes denominado como sendo o país do futuro, mas que no presente pouco ou quase nada de bom proporciona ao seu povo.
Juntos Somos Fortes!
Implementada por Imperadores Romanos para apaziguar e afastar da política as classes menos favorecidas, a denominada política do pão e circo continua sendo amplamente utilizadas pelos políticos, sendo que agora só centrada no circo, considerando que prover a alimentação está cada vez mais difícil no Brasil.
O Carnaval no Sambódromo é o teatro ideal para os políticos do Rio de Janeiro praticarem o circo.
Comparecem aos desfiles, se misturam com as diferentes classes sociais, são filmados e fotografados, material usado pela imprensa e nas redes sociais.
Enquanto a festa acalma o povo que brinca feliz, os políticos buscam visibilidade e votos.
Isso se repete em todas as festas populares realizadas pelo Brasil.
É preciso mudar isso para que o brasileiro tenha acesso a sua cidadania plena.
Uma forma de mudar é não reeleger políticos que não estão se mostrando bons gestores públicos.
Devemos começar a adotar essa prática nas eleições desse ano.
#VeteranosPensionistasUnidos
#ForaClaudioCastro
Juntos Somos Fortes!
A desestruturação de todo o sistema de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, consequência de sucessivos maus governantes, acarretou o momento atual no qual a violência está fora de controle.
Tal cenário trouxe o medo para a vida diária da população fluminense.
A desejada sensação de segurança alcançada pelo controle da criminalidade violenta parece algo perdido para sempre, considerando que entra governo, sai governo, sem qualquer melhoria no sistema de segurança pública.
O Rio de Janeiro parece ter sido castigado por uma epidemia de maus políticos que ocupam a cadeira 01 do Poder Executivo, eis a causa.
Em termos de sistema de segurança pública eficiente tudo parece estar perdido, mas não podemos perder a ESPERANÇA, pois sem ela estaremos nos condenando ao agravamento do quadro.
Sim, pode piorar ainda mais.
Diante do medo que invadiu nossas vidas, temos que depositar nossa esperança nas eleições que se aproximam.
É hora de mudar.
Não podemos perder a oportunidade, novamente.
Mudar é indispensável.
Escolha criteriosamente seu candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro e descarte de pronto o continuísmo.
O atual governador não deu certo, eis a verdade.
#ForaClaudioCastro
#VeteranosPensionistasUnidos
Juntos Somos Fortes!
VÍDEO
Em síntese, não votarei por três motivos:
1) Se revelou um mau gestor público no tempo no qual está exercendo o cargo de Governador.
2) Está sendo investigado.
3) Dolosamente prejudicou milhares de idosos e viúvas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.
#VeteranosPensionistasUnidos
#ForaClaudioCastro
Juntos Somos Fortes!
VÍDEO
O governador Cláudio Castro e os Deputados que o apoiaram na ALERJ criaram a QUEBRA DA PARIDADE.
Criaram e cabe a eles resolverem o RETORNO DA PARIDADE.
E, a PARIDADE só será restabelecida com a concessão da GRAM PARA OS VETERANOS E AS PENSIONISTAS, que não devem perder nenhum direito adquirido.
TROCAR a GRAM pelo AUXÍLIO INATIVIDADE não trará de volta a PARIDADE.
Isso será apenas uma diminuição da perda financeira, nada mais do que isso.
#VeteranosPensionistasUnidos
#ForaClaudioCastro
Juntos Somos Fortes!
Em princípio tenho que destacar que o emprego da palavra mantra nesse caso se restringe a um exercício de repetição para fixar um conceito e difundir uma verdade, permitindo que todos possam usar ao longo da nossa mobilização, devendo ser desconsiderado qualquer significado religioso.
A ideia desenvolvida foi criar uma frase que possa ser usada diariamente nas redes sociais por Militares do Estado do Rio de Janeiro (Ativos, Veteranos e nossas Pensionistas) sem incorrerem na prática de transgressão disciplinar ou crime de qualquer natureza e também por NÃO militares (nossos familiares, amigos e simpatizantes da nossa luta pela paridade) sem qualquer problema
Assim criou-se a seguinte frase:
"O governador Cláudio Castro e os Deputados Estaduais que o apoiam na ALERJ prejudicaram financeiramente e continuam tratando com descaso os Veteranos e as Pensionistas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Eles nos esqueceram, nós vamos lembrar deles através de uma grande mobilização nas redes sociais".
Foi acrescentada a hastag (HIPERLINK) :
#VeteranosPensionistasUnidos
Pronto, eis o nosso "mantra" que precisamos divulgar (repetir) diariamente em todas as nossas redes sociais e, se possível mais de uma vez por dia.
Basta usar os recursos COPIAR e COLAR para consumirmos apenas 5 (cinco) segundos em cada postagem.
Quem não dispõe de 5 (cinco) segundos? Ou 10 (dez)? Ou 15 (quinze)?
Se conseguirmos que dentre as dezenas de milhares de Veteranos e Pensionistas da PMERJ e do CBMERJ um grupo de 5.000 (cinco mil) cumpra essa missão teremos no mínimo 5.000 (cinco mil) postagens por dia, isso se considerarmos apenas uma rede social.
Se cada um deles postar no Facebook, no Twitter e no Instagram apenas uma vez por dia teremos 15.000 (quinze mil) postagens por dia, o que significa que teremos 450.000 (quatrocentas e cinquenta mil) postagens por mês.
Melhor será se cada também postar na sua rede de contatos do WhatsApp.
Não podemos deixar de publicar a FRASE e a HASTAG juntas.
Implantada essa mobilização a pressão nas redes contra o Governador Cláudio Castro será imensa, um desgaste significativo da imagem política.
Não inclui a segunda hastag #ForaClaudioCastro para preservar os Militares do Estado do Rio de Janeiro de uma possível interpretação no sentido de constituir transgressão disciplinar, todavia ela pode ser usada sem problema pelas Pensionistas e pelos NÃO militares.
Eis uma ideia que considero simples de operacionalizar, não gera gastos financeiros e segura.
É obvio que é apenas uma sugestão, qualquer outra frase que tenha os limites dessa também poderá ser criada, apenas não devemos criar outras hastag, isso só enfraqueceria a mobilização.
#VeteranosPensionistasUnidos
#ForaClaudioCastro
Juntos Somos Fortes!
Juntos Somos Fortes!
Tenho sempre o cuidado de destacar que as nossas palavras não nos pertencem, mas sim a quem as lê ou as ouve, ou seja, quem as interpreta.
No vídeo que comentei a rápida decisão do Exmo Presidente da República no caso do deputado Daniel Silveira e comparei com a falta desse procedimento por parte do Exmo Governador do Estado do Rio de Janeiro no caso da quebra da paridade dos Veteranos e das Pensionistas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, o fenômeno se repetiu, poucos interpretaram que eu estava atribuindo responsabilidade ao Presidente.
A intenção não foi essa, apenas comentei fatos e usei a velocidade para solucionar como um exemplo para demonstrar a inércia do Governador e dos Deputados da ALERJ.
Lembro que no início do vídeo deixei claro que não estava fazendo juízo de valor sobre a condenação do Supremo Tribunal Federal e nem a graça concedida pelo Presidente.
Espero ter esclarecido melhor o conteúdo do vídeo.
#veteranospensionistasunidos
Juntos Somos Fortes!
VÍDEO
Transcrição:
"Política ao Minuto
Veteranos e Pensionistas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, a nossa situação atual é um claro sinal de que podemos esperar piores dias, considerando a forma como temos sido tratados pela classe política.
Os políticos nós consideram como uma despesa que não gera dividendos políticos, eles esquecem o quanto os Veteranos se sacrificaram ao longo de suas carreiras e a grande dor de perder um companheiro enfrentada pelas Pensionistas.
Querem investir nos Ativos e não escondem o descaso com relação a nós, materializado em Emenda Constitucional e, recentemente, na Lei 9.537/21.
No Rio de Janeiro, não contamos com o apoio dos Ativos e nem dos Comandantes, o que significa que só podemos contar conosco.
Não temos opção, resistir é preciso, isso de forma ordeira e pacífica, mas com firmeza de propósito.
Caso contrário nossos proventos e pensões serão cada vez menores comparados aos vencimentos dos Ativos.
Só mobilizados e organizados poderemos reverter esses malefícios praticados contra nós.
É hora de pensar no como cumprir tal missão, ou seja, resistir de forma organizada através de uma mobilização que envolva todos.
Temos que construir algo concreto e duradouro que impeça que os políticos continuem nós fazendo mal.
Caro Veterano, cara Pensionista, pensem sobre isso.
Toda ideia deve ser avaliada para a consecução do nosso objetivo: a preservação dos nossos direitos.
Só não podemos deixar de cumprir a missão, isso nos trará muitos problemas que afetarão nossas famílias.
Juntos Somos Fortes!
VÍDEO
Agradeço a todos que estão se escrevendo no meu canal do YouTube.
Hoje ultrapassamos os 1.000 inscritos.
Comemorando faço uma breve retrospectiva sobre as origens do canal e das redes sociais e abordo temas do momento sobre a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Juntos Somos Fortes!
Eu não tenho informações concretas sobre o universo composto pelos Veteranos e pelas Pensionistas da Polícia Militar (PMERJ) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), mas podemos fazer uma estimativa apenas para o desenvolvimento do raciocínio usando alguns parâmetros, como o efetivo das duas Instituições Militares, a idade média de passagem para a inatividade e a atual estimativa de vida dos brasileiros.
Insisto, sem dados concretos, estimemos que a PMERJ tenha 20.000 Veteranos e 10.000 pensionistas, enquanto o CBMERJ tenha 10.000 Veteranos e 5.000 Pensionistas.
Tais números podem estar superestimados ou subestimados, o que não afeta a nossa reflexão.
No caso estimado as duas Instituições Militares agregariam 45.000 Veteranos e Pensionistas.
Como explicar que um número de pessoas tão expressivo não tenha força para defender seus próprios direitos?
Um fator que contribui muito para isso é a natural dispersão após o afastamento dos quartéis, cada um segue sua vida, inclusive fora do Rio de Janeiro e até fora do Brasil. Sem a capacidade de se reunirem, o enfraquecimento é uma consequência inevitável.
Os Clubes e as Associações de Classe poderiam diminuir esse efeito promovendo reuniões periódicas, mas preferem desenvolver atividades lúdicas para seus poucos associados. Sim, o número de associados de cada Clube ou Associação é pífio diante do número possível de associáveis. A AME-RJ, salvo melhor juízo, tem menos de 2.000 associados.
Interessante destacar que essa carência de associados é resultado de um sistema que se realimenta de forma contínua. Como não desempenham o seu papel de defensores das Instituições Militares, inclusive contra desmandos do governo, isso faz com que os que poderiam se associar percam por inteiro o interesse, assim o número de associado não cresce e enfraquece a representatividade dos Clubes e Associações que cada vez fazem menos por nós.
Outro fator são os excelentes proventos recebidos pelos Oficiais dos últimos postos, o que faz com que poucos se preocupem em defender as Instituições nas questões remuneratórias.
Lembro a frase que ouvi recentemente de um Coronel do Corpo de Bombeiros:
- Nunca pensei ao longo da minha vida castrense ganhar no CBMERJ o que ganho atualmente!
É verdade!
Os Ativos chegaram a ganhar 40% de aumento.
Qual categoria profissional recebe tal benefício nesses dias difíceis?
Apesar disso ele se mobiliza, sendo um raro exemplo.
Ainda temos a questão da idade muito avançada de boa parte dos Veteranos e das Pensionistas, eles e elas com suas comorbidades, o que os impedem até de sair de casa.
E, para não alongar o artigo cito apenas mais um fator: a desinformação.
Ela é maior no grupo das Pensionistas que nem têm direito a um contracheque discriminando todos os itens (recebimentos e descontos), como ocorre com os Ativos e Veteranos.
Penso ter apresentado alguns fatores que favorecem o enfraquecimento desse "EXÉRCITO DE 45.000 HOMENS E MULHERES".
A conclusão é que os Veteranos e as Pensionistas continuarão sendo discriminados e recebendo cada vez menos?
NÃO!
A conclusão é que temos problemas e que devemos buscar soluções para saná-los.
Não tenho dúvida que o primeiro muro a ser derrubado é a DISPERSÃO, o que permitirá reunir boa parte dos Veteranos e das Pensionistas.
Imaginem se conseguirmos reunir 10.000...
Um grupo de tal envergadura tem força dentro e fora das Instituições Militares.
Como reuni-los?
Através das redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, etc.
E, usando aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp.
Basta usarmos as redes para nos comunicarmos e criarmos uma marca, por exemplo: #veteranospensionistasunidos
Isso ajudará a congregar os interessados em lutar pela defesa dos direitos das Instituições Militares.
Deixo a reflexão: somos capazes de fazer isso?
Penso que sim.
Juntos Somos Fortes!