sexta-feira, 27 de junho de 2025

CLÁUDIO CASTRO AMEAÇADO COM POSSIBILIDADE DE CASSAÇÃO



Transcrição:

"O Globo

Malu Gaspar 

 Em 27/06/2025

Ministra do TSE libera julgamento que pode cassar Cláudio Castro

A ministra Isabel Gallotti autorizou julgamento que pode resultar na cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro_ 

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Isabel Gallotti, liberou na última sexta-feira para julgamento uma ação que poderá resultar na cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). A ação baseada em suposto abuso de poder político e econômico faz parte do chamado “escândalo da Ceperj”, caso que vem ganhando destaque nas discussões políticas do estado.

Contexto do julgamento_ 

Embora a decisão de julgamento tenha sido autorizada, cabe agora à presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, agendar a data para análise do caso. Não há previsão de quando isso poderá ocorrer. A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral e pelo candidato derrotado ao governo do estado em 2022, Marcelo Freixo (PSB), atual presidente da Embratur, que também busca justiça em relação ao processo eleitoral em questão.

No ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) absolveu Cláudio Castro em um julgamento apertado que terminou em 4 a 3. No entanto, a controversa decisão é agora reavaliada pelo TSE, em um contexto onde a política fluminense vive um momento de tensão e incertezas.

O parecer do Ministério Público Eleitoral

Em um parecer enviado ao TSE no mês de novembro, o Ministério Público Eleitoral defendeu a cassação tanto de Cláudio Castro quanto do vice-governador Thiago Pampolha (MDB), que renunciou ao seu cargo recentemente para assumir uma vaga no Tribunal de Contas do Estado, em uma manobra política que levanta questões sobre a ética e a legalidade de suas ações. O parecer apontava a participação de ambos nos ilícitos investigados, mas, no entanto, destaca que Pampolha teria sua inelegibilidade afastada por falta de provas que liguem sua atuação às irregularidades.

O escândalo da Ceperj_ 

O “escândalo da Ceperj” refere-se a denúncias de uma “folha de pagamento secreta” que, segundo reportagens, envolve a nomeação de 45 mil pessoas para cargos temporários no Ceperj e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Documentos mencionam que esses cargos teriam sido utilizados para acomodar aliados e cabos eleitorais de Cláudio Castro, criando uma rede de favores que comprometeria a lisura do processo eleitoral.

Impactos na política fluminense

Atualmente, Cláudio Castro se posiciona como pré-candidato ao Senado Federal nas próximas eleições de 2026. Ele já anunciou sua intenção de apoiar Rodrigo Bacellar (União Brasil) como seu sucessor no Governo do Estado. Contudo, a renúncia de Thiago Pampolha pode trazer novas configurações políticas, especialmente com a possível ascensão de Bacellar ao poder, caso a desincompatibilização de Castro ocorra em abril do próximo ano, conforme previsto.

Entretanto, a possibilidade de uma cassação pelo TSE significaria um revés considerável nos planos políticos de Cláudio Castro. Uma condenação na Justiça Eleitoral não apenas o tornaria inelegível, como poderia repercutir negativamente sobre a imagem de seu partido, o PL, e seus apoiadores.

Expectativas para o futuro

As articulações políticas no estado do Rio de Janeiro devem se intensificar nas próximas semanas, com as expectativas de que o TSE defina uma data para o julgamento, algo que é aguardado com ansiedade tanto por apoiadores quanto opositores do governador. Casos como o de Cláudio Castro colocam em evidência a importância de uma justiça eleitoral atuante e transparente, capaz de zelar pela integridade dos processos democráticos no Brasil.

Uma eventual decisão do TSE poderá, portanto, não apenas impactar a carreira política de Castro, mas também moldar o cenário eleitoral do estado para os próximos anos. A sociedade civil, observadores políticos e apoiadores aguardam com expectativa os próximos passos deste importante capítulo da política fluminense."


Juntos Somos Fortes!

quarta-feira, 25 de junho de 2025

A FESTA DA GRAM QUE OS HOMENS ARMARAM...


 

Gosto das letras e das palavras.

Gosto das frases e dos textos.

Será que sou cruel, talvez por inveja, quando as uso previamente organizadas em diversos momentos sem dar o crédito aos seus construtores?

Penso que não, apenas prefiro guardar na minha restrita memória, as frases ou os trechos de textos, não ocupando espaço com a guarda dos nomes dos autores.

Reconheço que tal comportamento me faz ignorar por completo tudo ao redor dos autores, foco nas palavras, nas frases e nos textos, reafirmo.

Aceitem minhas desculpas autores, lá vou eu de novo...

Não nos convidaram para essa festa rica (sim, teve uma festa para comemorarem o melhor salário do país), que os homens armaram para nos convencer a pagar (contribuição militar) sem receber (GRAM).

Não nos ofereceram nem opção (artigo 42) e o nosso cartão de crédito e os consignados se tornaram navalhas afiadas.

Governo mostra a tua cara e devolve a paridade que nos foi subtraída.

Nossa criançada não pode se alimentar de luz como no Brejo da Cruz.

Governo qual é o teu negócio?

Quem são teus sócios nessa perversidade sem fim?

Quero ver quem vai pagar por toda essa desumanidade?

Será que a culpa é de alguma garota da TV?

Será que fomos traídos?

Será que programaram nosso fim?

Será que querem nos ver estacionando seus carros como uma forma de ganharmos algumas moedas?

Somos todos iguais, ativos ou não.

Esqueceram?

Não nos vencerão!

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

Cuidem de nós!

segunda-feira, 23 de junho de 2025

sábado, 21 de junho de 2025

GRAM PARA TODOS - RECOMPOSIÇÕES - DEPUTADOS E PRÉ-CANDIDATOS



Uma breve análise sobre a escolha em quem votar .

Juntos Somos Fortes!

segunda-feira, 16 de junho de 2025

SOMOS UM "EXÉRCITO" DE 50.OOO HOMENS


 

Juntos Somos Fortes!

sexta-feira, 13 de junho de 2025

REFLEXÃO - GRAM - O ADICIONAL DE COMPENSAÇÃO É A SOLUÇÃO?



TRANSCRIÇÃO:

"O Adicional de Compensação foi criado justamente para Compensar os Ativos, Inativos e Pensionistas tanto das Forças Armadas como das Forças Auxiliares por possíveis perdas em seus Vencimentos, Proventos e Pensões Respectivamente, conforme prevê a Lei Federal 13.954/2019 e os Decretos Federais 10.471/2020 e 11.002/2022.

O Adicional de Compensação trás a SIMETRIA conjunta com a PARIDADE, previstas nos Incisos I e VI do Artigo 3° da Lei RJ 9.537/2021 (Princípios da Lei), para equacionar a situação da GRAM para os Antigos Veteranos e Pensionistas Previdenciários da PMERJ e do CBMERJ, bem como Compensa a perda dos TRIÊNIOS para os Novos e Futuros Policiais Militares e Bombeiros Militares.

O que Verdadeiramente é *VEDADO* pelos Marcos Estruturantes Federais e pela Lei RJ 9.537/2021, tanto para os Novos Inativos a partir de 01.01.2022 (Vigência da Lei RJ 9.537/2021), como também, para os Antigos Veteranos e Pensionistas que estavam nessa condição até 31.12.2021, *É O ACÚMULO DE RUBRICAS, COMO RECEBER A GRAM CUMULATIVAMENTE COM O ADICIONAL DE INATIVIDADE E O SOLDO AO GRAU HIERÁRQUICO SUPERIOR (SOLDO ACIMA), CONFORME PREVÊ O PARÁGRAFO 4° DO ARTIGO 41 DA LEI RJ 9.537/2021.*

    *Major PMERJ Henrique*

terça-feira, 10 de junho de 2025

RIO - COMO SEMPRE "PRÉ-CANDIDATOS" PROMETEM RESOLVER A INSEGURANÇA O QUE É IMPOSSÍVEL



Uma nova eleição se aproxima e pela enésima vez todos os pré-candidatos ao governo do Estado do Rio de Janeiro afirmam ter a "bala de prata" que vai reverter a INSEGURANÇA vivenciada pela população, que cresce continuamente nas últimas décadas.

O passar dos governos já demonstrou que essa promessa é mentirosa, mas segue enganando eleitores fluminenses.

O crime se instalou nas comunidades, nas instituições e nos poderes como demonstra o noticiário com uma frequência que violenta as pessoas do bem (#pessoasdobem).

O estágio atual é característico da irreversibilidade.

Os pré-candidatos têm esse conhecimento, mas prometem, afinal o eleito gozará dos benefícios e quando for cobrado pela violência reinante culpará os antecessores e "cortará cabeças" nos níveis inferiores ao Palácio Guanabara.

A receita já está pronta.

Vida que segue no Inferno do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 9 de junho de 2025

sábado, 7 de junho de 2025

ARISTÓTELES E A PERFEIÇÃO NO DESVIO DO NOSSO DINHEIRO

 


O texto contido na figura é atribuído ao filósofo grego Aristóteles, não podemos ter certeza da autoria, mas é fácil concluir que ele representa uma verdade.

As pessoas do bem ( #pessoas do bem ) praticam ações corretas ao longo da vida e a cada uma delas isso as torna melhores na prática do correto, as conduz na direção da perfeição. 

Por sua vez, as pessoas do mal ( #pessoasdomal ) seguem na direção oposta e ao longo de suas vidas repetidas vezes praticam ações incorretas, o que as conduz para a perfeição na prática de imperfeições.

Cada grupo forma assim o seu modo de agir em todas as áreas onde venham a atuar, sendo certo que a perfeição não existe em nenhum dos grupos, porém muitos integrantes deles chegam bem perto.

No Brasil podemos constatar essa quase perfeição, por exemplo, na política, onde maus politicos aliados com outros maus profissionais de diferentes áreas, desviam o nosso dinheiro com extrema facilidade e eficiência, fruto do aprendizado proveniente da repetição exaustiva de ações incorretas ao longo de suas vidas.

A prática leva à perfeição, usando o linguajar popular.

Eles não são poucos, como o noticiário comprova todos dia, o que torna a tarefa de detê-los quase impossível, mas não temos alternativa.

A nosso favor temos o fato de que também somos quase perfeitos.

As pessoas do bem vencem ou o país será destruído por completo.

#pessoasdobem

quinta-feira, 5 de junho de 2025

SEM RECOMPOSIÇÃO, SEM GRAM, CLÁUDIO CASTRO INVESTIRÁ NO FLA, NO FLU E NO BOTA



A FIFA promoverá nesse mês a Primeira Copa do Mundo de Clubes da qual participarão quatro equipes do Brasil, sendo três do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o noticiário (Link) o Governador Cláudio Castro resolveu apoiar financeiramente esses pobres clubes de futebol, apesar do Estado estar enfiado em um regime de recuperação fiscal em face de dívidas com a União, não estar pagando as recomposições salariais para os servidores públicos do Poder Executivo e para os Militares Estaduais (Policiais e Bombeiros) e, ainda, não estar pagando a Gratificação de Risco de Atividade Militar (GRAM) para a totalidade dos Militares Estaduais.

No mínimo podemos considerar essa forma de estabelecer prioridades para o gasto do nosso dinheiro (dinheiro publico) como desumana, tendo em vista que os prejudicados pela falta do pagamento desses direitos são centenas de milhares e em grande parte idosos, sequelados e pensionistas.

Salvo melhor juízo, tal opção não está em conformidade nem com os ensinamentos cristãos.

Enquanto isso, a ALERJ, o MPRJ e o TCE-RJ...

Qual a sua opinião?