quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

COPA 2014: A COPA DO MEDO


Prezados leitores, nós recebemos o e-mail que transcrevemos a seguir.
Como não tivemos acesso à revista, não podemos garantir que os itens citados no e-mail efetivamente integrem a reportagem, embora muitos deles expressem verdades.
Portanto, recomendamos cautela na avaliação.

"E-MAIL:
Nunca a imprensa internacional revelou tanta podridão, tipo escândalo. (a matéria está "inacessível" no Brasil) A edição da revista FRANCE FOOTBALL de 28/01/14 http://www.relay.com/france-football-mardi/peur-sur-le-mondial-numero-3537-sport-66234-21.html trouxe a capa toda escura, onde se lê “Peur sur le Mondial” (algo como: “Medo do Mundial”). Na letra “O” colocaram uma tarja negra. O subtítulo diz: "Atingido por crise econômica e social, o Brasil está longe de ser o paraíso imaginado pela FIFA para organizar uma Copa do Mundo; a menos de 5 meses do mundial, o país é uma terrível fonte de angústia".
 ALGUNS FATOS DIVULGADOS: 
- A FIFA não pediu ao Brasil para sediar a Copa, foi o país que fez a proposta; 
- A corrupção no Brasil é endêmica, do povo ao governo; > A burocracia é cultural, tudo precisa ser carimbado, gerando milhões aos cartórios; 
- Tudo se desenvolve à base de propinas. 
- O alto escalão do governo anterior está preso por corrupção, mas artistas e população fazem campanhas para recolher dinheiro e inocentá-los. 
- Hoje, tudo que acontece de errado no Brasil, a culpa é da FIFA; antes era dos EUA e já foi de Portugal; o brasileiro nunca se sente culpado de nada; 
- O brasileiro dá mais importância ao futebol do que à política; 
- A carga tributária do país é altíssima: maior do que a da França; 
- os serviços públicos são péssimos, comparáveis aos do Congo; 
- a Presidente brasileira parece estar alienada da realidade e diz que será o melhor mundial de todos os tempos: melhor que o do Japão, dos EUA, da França, da Alemanha. 
- Enquanto ela pensa assim, a FIFA fala em maior erro estratégico da história da instituição; 
- Em 2013, os brasileiros saíram às ruas para se manifestar: pela primeira vez se viu movimento tão grande no país acostumado à inércia. Mas o governo considerou os protestos como badernas e reprimiu o movimento com violência. Foram 2 mortos, mais de 2 mil feridos, mais de 2 mil prisões. Ninguém responsabilizado... 
OBRAS: 
- O Brasil foi o país que teve mais tempo na história de todos os mundiais para prepará-lo: 7 anos, mas foi o mais atrasado. 
- O Francês Jérome Valcke, secretário geral da FIFA criticou o Brasil pelos atrasos. O governo brasileiro disse que não conversaria mais com Jérome Valcke; 
- A França, que teve apenas três anos, finalizou as obras um ano e 2 meses antes; 
- A África do Sul teve 5 anos e terminou com 5 meses de antecedência; 
- A pouco mais de 3 meses da Copa, o Brasil ainda precisa completar mais de 15% do previsto; 
- O custo do “Stade de France” foi de 280 milhões de Euros (o mais caro da França), uma vergonha se comparado ao “Olimpiastadium” sede da final da Copa da Alemanha em 2006, que consumiu menos de 140 milhões de Euros; 
- Mas perto do Brasil, isso é nada: cada estádio custou, em média, meio bilhão de euros, grande parte financiado com recursos públicos, por mais que o governo alegue ter usado recursos privados; 
- As empreiteiras ganham muito e há muita corrupção para os políticos; 
- Na França, os estádios são multi-uso, servem para competições olímpicas, jogos de rugby e são centro de lazer, com lojas e restaurantes nos dias da semana. No Brasil são só para jogos; 
- Em São Paulo, há 2 estádios, Morumbi e Pacaembú, mas construíram um terceiro estádio (Itaquerão), a 23km do centro da cidade e sem metrô até lá; 
- O ex-presidente Lula, torcedor do Corinthians, empenhou-se pessoalmente na construção desse estádio. Exceto seus correligionários, ninguém acredita que ele foi movido por amor ao “Timão”. Lula é amigo pessoal de Marcelo Bahia, diretor da Odebrecht, vencedora da licitação. O novo estádio tinha previsão de custo inicial de 300 milhões de Euros, mas já ultrapassou o valor de 500 milhões --um dos mais altos da história. 
- A atual presidente garantiu que faria um trem-bala, nos moldes do TGV Francês, interligando quatro cidades-sede: SP-RJ-BH-Brasilia. A promessa está gravada em redes sociais. 
- Em 2009 foram aprovados 13 bilhões de Euros no PAC, uma soma gigantesca de dinheiro, suficiente para construir um TGV de Paris a Cabul, no Afeganistão. Nunca se viu orçamento tão alto; 
- Nenhuma das cidades-sede tem metrô até o aeroporto; 
- Para os taxistas não há cursos de inglês financiados pelo governo, mas parece que para as prostitutas, sim. 
- Metrôs não funcionam bem, não cobrem nem 10% das cidades ou simplesmente não existem. 
- O sistema de ônibus é complicadíssimo e ineficiente. 
- O aeroporto da imensa cidade de São Paulo tem capacidade de receber vôos inferior ao aeroporto de Orly. 
- Os preços de passagens aéreas dispararam. Por trajetos de 400km chegam a cobrar 1.000 Euros, ida-e-volta. 
- Alugar carros é caríssimo; 
- Faixa de pedestre não serve para nada, não espere que os carros parem. Atropelam, matam e fogem; 
- Apesar do Brasil ser auto-suficiente em petróleo e estar do lado de países da OPEP, como Venezuela e Equador, a gasolina é uma das mais caras do mundo, e de péssima qualidade, misturada com etanol e solvente de borracha. E inexiste fiscalização nos postos. 
SAÚDE: 
- Nos últimos 10 anos o número de leitos em hospitais públicos caiu 15%. O Brasil importou médicos de Cuba, já que não tem competência para formar médicos no próprio país. Acredite: existe um programa governamental para isso. 
- O Brasil gasta apenas 4% do seu PIB com saúde e 12% com pagamentos de funcionários públicos. Nos últimos anos o gasto com funcionários cresceu. E com saúde, encolheu. 
- A França gasta 12% com saúde e 4% com funcionalismo. 
HOSPEDAGEM: 
- Paris é a cidade mais visitada do mundo, com quase 20 milhões de turistas / ano. São Paulo é menos visitada que a pequena Benidorm na Espanha, ou que a cinza Varsóvia, na Polônia ou a poluída Chenzuen na China. Perde também para Buenos Aires, Cuzco e outras cidades sul-americanas. 
- Está na 68å posição das "mais visitadas" do mundo. No entanto, um hotel em São Paulo custa, em média 40%, a mais do que se hospedar em um equivalente em Paris. 
- Leve adaptador de tomada. O Brasil adotou um sistema que só existe lá, gerando milhões para algumas empresas. 
TELECOMUNICAÇÕES: 
- Minuto de celular mais caro do mundo. O sinal é péssimo: um dos piores do mundo. 4G não existe na maioria das cidades. 
- A internet é lenta e caríssima. Para o Brasil chegar ao padrão do Iraque deveria dobrar o investimento em banda larga. 
 SEGURANÇA: 
- No Brasil há mais assassinatos que na Palestina, no Afeganistão, Síria e no Iraque JUNTOS. 
- No Brasil há mais assassinatos que em toda a AMÉRICA DO NORTE + EUROPA + JAPÃO + OCEANIA. 
- A guerra do Vietnã matou 50.000 pessoas em 7 anos. No Brasil se mata a mesma quantidade em um ano. 
- Ano passado foram 50.177 segundo o governo; segundo ONGs, superam 63.000 mortes. 
- Todo brasileiro conhece alguém que foi assassinado. 
- Não leve o cartão de crédito: você pode ser vítima de uma espécie de sequestro "relâmpago”. 
- Não use relógios, máquinas fotográficas, celulares, pulseiras, brincos, colares, anéis, bolsas caras, bonés caros, óculos caros, tênis caro, etc… vista-se da forma mais simples possível. 
- Não ande pelas ruas após as 22hs. 
- Só faça câmbio em bancos ou casas autorizadas. Existe uma grande quantidade de moeda falsa e estrangeiros são alvo fácil. 
CONCLUSÃO: 
- O que falta no Brasil é educação. Os números são assustadores, mesmo quando comparados com seus vizinhos sul americanos. 
- O Brasil tem uma porcentagem de universitários menor que o Paraguai; 
- A Argentina tem 5 prêmios Nobel, a Colombia 3, o Chile 3, a Venezuela 1, a Colombia 4, o Brasil??? Zero! 
- Entre as 300 melhores Universidades do mundo, não tem nenhuma universidade brasileira. 
- No Brasil há 33 milhões de analfabetos funcionais. 
- Ano passado surgiram 300 mil novos analfabetos. 
- No ranking da ONU de 2012, o Brasil, que já estava mal colocado, caiu mais 3 posições, e hoje é o número 88 no mundo. (A França é 5.) 
- Mas o brasileiro está muito feliz de ser pentacampeão de futebol. Nos corredores da FIFA já se admite que foi o maior erro da história da Instituição eleger o Brasil como sede".

Juntos Somos Fortes!

PS - Recebemos um comentário dando conta que o contido no e-mail não expressa o que foi escrito na reportagem. O comentarista encaminhou o link para a matéria.
Sugerimos a leitura e que cada um tire suas conclusões:
file:///C:/Users/Usuario/Downloads/France%20Football%20Mardi%20N%203537%20-%2028%20Janvier%202014%20-%20Peur%20sur%20le%20Mondial.pdf

20 comentários:

  1. Só esqueceu de mencionar o maior lucro da FIFA em todos os tempos e apurar quanto a CBF está ganhando com essa Copa indesejada pela maioria da população. Em relação ao petróleo também demostrou desconhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Isso é o RETRATO perfeito do Brasil. Não coincidentemente, a maioria torce para que time? Que time representa essa massa manipulada, lobotomizada, que só faz repetir "Pague a B", ao invés de cobrar seus dirigentes pelo ERRO CABAL cometido na última rodada do brasileiro? Olhem a semelhança com a parte da reportagem que diz que o Brasil NÃO ASSUME SUAS CULPAS. Porque o governo é tão bonzinho com Fla e Corinthians, doando sedes, estádios, com imprensa adulando e defendendo de forma desleal e fazendo coro para atacar seus adversários. Que time se diz popular, faz discursos bonitos, mas na hora de cobrar ingresso de R$100,00 não pensa 2 vezes? O futebol mostra de forma bem clara um resuminho do país em que vivemos: Um país da fantasia, da hipocrisia, dos serviços caros e de baixa qualidade, da FALSA MORALIDADE e dos VALORES INVERTIDOS.

    ResponderExcluir
  3. Coronel, ha 4 dias a Venezuela entrou em guerra civil. Ja sao mais de 3.000 mortos. A Guarda Nacional dos chavistas -- Chavez acabou com a PM por la -- massacra o povo venezuelano.

    E a imprensa brasileira nao da uma linha sobre o assunto. O Brasil agoniza, Coronel.

    ResponderExcluir
  4. ASSINANTES DA FOLHA DE SP - ESTADÃO - O GLOBO - ZH, outros !
    Todos que tiverem uma assinatura de qualquer jornal da MÍDIA NACIONAL, DEVERIAM ESCREVER na coluna dos Assinantes que vocês IRÃO CANCELAR A ASSINATURA. Pois pagar um jornal para SER ENGANADO E SER FEITO DE OTÁRIO?
    Há 4 dias morrendo gente na Venezuela e a mídia Nacional CALADA?

    ResponderExcluir
  5. Veja Coronel!

    http://aluizioamorim.blogspot.jp/

    http://danielcorrea79.blogspot.com.br/2014/02/o-pais-em-marcha-pelos-quatro-cantos.html

    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.469967543125050.1073741955.100003354240559&type=1&l=12ceb8cc7a

    Isso vai acontecer no Brasil!

    ResponderExcluir
  6. Essa bobagem de achincalhar o Brasil e os brasileiros tem nome: "Complexo de vira-lata". Pesquise no Google ou confira no link final que a expressão foi inventada pelo ilustre tricolor Nelson Rodrigues. Por coincidência, a expressão nasceu na Copa do Mundo no Brasil em 1958, quando o Brasil perdeu a final p/ o Uruguai. A partir dali, alguns incautos deram a detratar tudo que lembre o Brasil. E agora essa estupidez volta na Copa 2014. Sim, temos muitos males a combater. Mas quantas centenas de países não têm mazelas? A diferença é que uma parcela antipatriótica do país decidiu que fazer oposição ao governo significa atacar o Brasil - enquanto, noutros países, eles atacam os vícios (sem hipocrisia!), mas defendem com paixão suas respectivas pátrias e compatriotas. Este e-mail é típico sofisma: mistura alguns poucos dados reais com mentiras para confundir o menos informado. Vamos parar com esse entreguismo. Senão, a quem interessa que tenhamos a convicção de que somos um lixo de povo?
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_de_vira-lata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A REVISTA DISSE MUITO POUCO. CERTAMENTE, DESCONHECE OUTRAS MAZELAS. SOBRE CORRUPÇÃO DOS POLÍTICOS TERIA MUITO A REVELAR, EM NENHUM MOMENTO MENTIU OU EXAGEROU. NÃO ME SINTO, COMO BRASILEIRO, INJURIADO PELA REPORTAGEM. O GOVERNO BRASILEIRO NÃO VAI TER COMO EMITIR UM PROTESTO, POIS TUDO É VERDADE. É PENA QUE 0S FATOS DE QUE A REPORTAGEM NÃO TENHA SIDO DIVULGADA PELA IMPRENSA BRASILEIRA E TODA A POPULAÇÃO NÃO TENHA ACESSO À REPORTAGEM, POIS QUE ESTÁ EM FRANCÊS, MAS FOI VEICULADA PELA INTERNET, POSSIBILITADO, ASSIM, DE UMA BOA PARTE DOS INTERNAUTAS ESTÁ DISTRIBUINDO O TEXTO INTEGRAL - QUE É LONGO - COM SEUS CONTATOS. TUDO O QUE A REVISTA PUBLICOU É VERDADE, EMBORA COLOQUE MUITO MAL O BRASIL NA VISÃO INTERNACIONAL. MAS FAZER O QUE?

      Excluir
  7. E as nossas estradas,que esqueceram de citar? São as piores e mais mal cuidadas do mundo

    ResponderExcluir
  8. E as escolas? Caindo aos pedaços,professores inéptos,crianças sub alimentadas

    ResponderExcluir
  9. E os clubes de massa como corintians e flamengo ,que sempre se envolvem em corrupção,suborno de juízes e adversários ,sugadores de dinheiro público?Pensando bem,os franceses até aliviaram nossas mazelas

    ResponderExcluir
  10. ALGUÉM PODE ME RESPONDER PQ O PROMOTOR DO MP SP PROPOS UM ACORDO COM A CBF QUE REBAIXARIA (COM JUSTIÇA) O FRU SE ESTE NÃO FOSSE O CORRUPTOR?????????????????????

    ResponderExcluir
  11. O pior cego éaquele que não quer ver !

    ResponderExcluir
  12. Esqueceram de falar do valor dos imóveis, principalmente o aluguel em grandes centros como São Paulo e, principalmente, o Rio de Janeiro. Quanto ao que disseram sobre as universidades, alguns cursos específicos da USP e UFRJ estão, sim, entre os cem melhores do mundo. Mas são poucos cursos dentro de universidades completas. É claro que não sou ingênuo e não vou comentar da estrutura delas.

    ResponderExcluir
  13. A matéria só diz a verdade, nada mais. É que com advento da copa fica mais nítido, esta copa era a esperança de muitos para a melhora de alguns setores do país, algo que não aconteceu e não vai acontecer.
    Promessas não foram e nem serão cumpridas.
    Estas manifestações há inúmeros aproveitadores, pessoas que não sabem nem porque estão se manifestando, com certeza os participantes irão utilizar este fato para se auto promover, lembrem-se de que a maioria daqueles que estão no poder hoje, fizeram inúmeras manifestações contra o Governo Militar e o que eles conseguiram? Somente melhorar suas próprias vidas e esqueceram por completo o que "reivindicavam".

    ResponderExcluir
  14. ST****

    Não verei um Brasil melhor durante a minha vida.
    Isso será privilégio de outras e mais novas gerações.

    Apenas uma visão distanciada física e temporalmente, apenas o conhecimento de outros países e a vivência prolongada de seus cotidianos, muito além do que culturalmente sói chamar-se "fenômeno futebol", dá-nos parâmetros de comparação bastantes para concluir o quanto triste é a situação de um país riquíssimo em potencial e de seu povo com natureza descontraída e afável.

    Eu sei que a imagem é grotesca e sua visão é um espelho que ofende a nós mesmos, mas permitam-me lembrar que os porcos acham-se afortunados por chafurdarem apalaçados em suas pocilgas.

    JSF

    ResponderExcluir
  15. Na verdade os franceses estão putos pois perderam um contrato bilionario com o Brasil que davam como certo. O que seria o contrato do programa FX brasileiro, um contrato de bilhoes de dólares. Isso tiraria a Dassalt da quase bancarrota em que está.
    No mais no que acertaram foi com tinta muito forte e no que erraram foi puro ódio e chauvinismo.

    ResponderExcluir
  16. Esse texto é fake.O texto original que o jornalista francês Éric Frosio escreveu para a revista France Football não tem nada a ver com o lixo escrito aí em cima. O autor da falsificação foi um sujeito chamado Luiz Surianni do esquadrão tucano. Disso eles entendem,

    ResponderExcluir
  17. ST****

    O original da revista pode ser consultado ou baixado em:

    https://www.facebook.com/groups/90192936133/10151989121046134/

    Quanto ao possível "lixo escrito", o retrato é próximo da realidade brasileira.

    Sejam petistas, tucanos, ou quaisquer outros partidos, a política brasileira é uniforme em sua nojeira imunda e nunca foi pior do que agora.

    Os porcos consideram palácios as grandes pocilgas.

    Juntos Somos Fortes

    ResponderExcluir
  18. Grato pelos comentários.
    Juntos Somos Fortes!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.