domingo, 29 de abril de 2018

DENÚNCIA ANÔNIMA SOBRE COMPRAS DE VIATURAS PARA A POLÍCIA MILITAR



Publico texto que está circulando nas redes sociais sobre aquisição de viaturas pela PMERJ e como SEMPRE destaco, o conteúdo deve ser analisado com toda cautela por se tratar de uma denúncia anônima.

👮🏽‍♂REPASSANDO👮🏽‍♂
1. CONSIDERAÇÕES SOBRE AQUISIÇÃO DE VIATURAS DA PMERJ

- PREGÃO ELETRÔNICO Nº 054/2017 PMERJ, PROCESSO E-09/094/699/2017.
- OBJETO: Aquisição de veículos automotores terrestres, adaptados, zero quilômetro, para renovação parcial da frota pertencente às Unidades Operacionais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
- NOTÍCIAS:
http://www.pmerj.rj.gov.br/2018/01/policia-militar-fecha-a-compra-de-mais-de-580-viaturas/
http://www.pmerj.rj.gov.br/2018/02/autorizada-a-compra-das-novas-viaturas/
- VALOR: R$37.685.000,00 (trinta e sete milhões e seiscentos e oitenta e cinco mil reais)
- QUANTIDADE: 580 viaturas tipo sedan, sendo 530 rádios-patrulhas e 50 descaracterizadas para serviço reservado.
- PREÇO PAGO POR VIATURA: R$64.974,13 (sessenta e quatro mil novecentos e setenta e quatro reais e treze centavos).

2. AUTOMÓVEL FORD KA SEDAN 1.5 SE 2018/2018 PARA O CONSUMIDOR COMUM

- PREÇO: R$53.750,00 (cinquenta e três mil setecentos e cinquenta reais)
- FONTE: www.ford.com.br

3. DA IMUNIDADE TRIBUTÁRIA RECÍPROCA (ART. 150 VI, “A” CF)

A imunidade recíproca está prevista no art. 150, VI, “a” da Constituição Federal ao vedar “à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir impostos sobre o patrimônio, a renda ou serviços, uns dos outros”.
http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7865

“Aplica-se apenas a impostos, tendo incidência normal os demais tributos, quaisquer que sejam. O princípio da imunidade tributária recíproca não pode ser invocado na hipótese de contribuições previdenciárias (STF, ADI 2.024/DF, DJ 22/06/2007). A imunidade tributária recíproca somente é aplicável a impostos, não alcançando as taxas (STF, AI-AgR 458.856/SP, DJ 20/04/2007)”.

“A imunidade em questão estende-se a todos os impostos, não se limitando àqueles sobre patrimônio, renda ou serviços, pois, ainda que indiretamente, outros também atingem o patrimônio da entidade. Entre outros, o STF afastou a incidência do ICMS nesse julgado: RE 242.827/PE, DJ 24/10/2008, Informativo 518”.
https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/14079/leandro-cadenas/imunidade-tributaria-reciproca

4. DA CARGA TRIBUTÁRIA INCIDENTE SOBRE AUTOMÓVEIS

“Tributação varia de 37,2% a 54,8% sobre o valor final dos automóveis, segundo a Anfavea. O Onix, por exemplo, partiria de R$ 17,7 mil sem as taxas, e não de R$ 39,2 mil cobrados na tabela de fábrica”.
http://www.gazetadopovo.com.br/automoveis/confira-como-seriam-os-precos-dos-carros-mais-vendidos-no-brasil-sem-os-impostos-3jurbj4ciz42bsng7412a50ua
“Em 2016, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou que um carro no Brasil paga entre 48,2% a 54,8% de taxas ao somar todos os impostos, como IPI, ICMS e PIS/Cofins”.
http://carros.ig.com.br/2017-03-02/carro-impostos.html

OBS: A versão de entrada do Ford KA, em 2016, custava R$41.990,00. Sem a menor carga tributária aplicada no país (37,2%), seu valor seria de, aproximadamente, R$26.370.
OBS2: Caso aplicássemos a citada menor alíquota sobre o valor de compra do FORD KA 1.5 SE 2018/2018, modelo dentro dos padrões do edital, teríamos um valor de R$31.519, 32 (trinta e um mil quinhentos e dezenove reais e trinta e dois centavos).

5. DA VENDA DIRETA

A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo, neste caso veículos, baseado na aquisição do produto direto da fábrica para o consumidor final, em que o emissor da nota fiscal do veículo será a montadora.
A Ford, em 2016, oferecia descontos de 5% a 24% para as vendas diretas.
http://www.gazetadopovo.com.br/automoveis/venda-direto-da-fabrica-reduz-preco-do-carro-zero-em-ate-30-f1d0efjsc6soiniob940u6j86
https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2017/04/conheca-vantagens-para-quem-compra-carro-em-nome-de-empresa.html

6. PESQUISA DE PREÇOS PARA GIROFLEX, SIRENE, TRANSCEPTOR MÓVEL (“rádio”) e GRAFISMO

6.1. GIROFLEX (formato “arco” ou “asa”)

https://www.giroleds.com.br/produto/327/giroflex-giroled-arco-asa-12v-ou-24v-vermelho-10mt
(preço unitário R$ 1.044,64)

6.2. SIRENE (100W e mínimo de 120dB)

https://www.flashengenharia.com.br/produto.php?ref=15
(valor unitário R$1.000,00)

6.3. TRANSCEPTOR MÓVEL + ANTENA

http://sempretelecom.com.br/radio-motorola-dgm8500.html?gclid=EAIaIQobChMIr_CDt-zp2QIVjIiRCh2kKghPEAAYASAAEgKpl_D_BwE
(valor unitário rádio + antena = R$4.882 + R$155 = R$5.037)
OBS: foi avaliado o melhor transceptor disponível no mercado, dentro dos padrões do edital de compra.

6.4. GRAFISMO
https://www.n2adesivos.com.br/?gclid=EAIaIQobChMI-ZKXyO7p2QIVEYSRCh3M9AnHEAAYAyAAEgJDSPD_BwE
(R$1.800 para “envelopamento” completo e personalizado de um automóvel Ford Ka)
OBS: foi considerado o envelopamento total do veículo, ou seja, o serviço em sua modalidade mais cara.

6.5. CUSTO TOTAL UNITÁRIO ESTIMADO DA PERSONALIZAÇÃO DE VEÍCULOS

GIROFLEX (R$ 1.044,64) + SIRENE (R$1.000) + TRANSCEPTOR e ANTENA (R$5.037) + GRAFISMO (R$1.800) = R$8.881,64 (oito mil oitocentos e oitenta e um reais e sessenta e quatro centavos).
OBS: não foram avaliados custos de instalação dos equipamentos, com exceção do grafismo.
OBS2: foram avaliados os preços unitários, ou seja, sem desconto por compras em atacado.

7. AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA DO VEÍCULO FORD KA 2018

“O Ford Ka e o Ka+ receberam a nota mínima (zero estrela) na proteção a adultos”.
https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/ford-ka-e-ka-zeram-testes-de-colisao-do-latin-ncap/

“O Latin NCAP, responsável por avaliar a segurança dos carros vendidos na América Latina e no Caribe, divulgou nesta quarta-feira (25) o resultado de uma nova bateria de testes. O modelo avaliado nesta vez foi o Ford Ka produzido no Brasil, tanto na carroceria hatch como na sedã (Ka+), que decepcionou ao ganhar classificação de zero estrela na proteção para o ocupante adulto”.
https://www.noticiasautomotivas.com.br/ford-ka-2018-decepciona-com-zero-estrela-no-latin-ncap/

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considerando que:

a) a PMERJ pagou R$64.974,13 (sessenta e quatro mil novecentos e setenta e quatro reais e treze centavos) por viatura;
b) o preço de um veículo FORD KA 1.5 SE 2018/2018 para o consumidor comum, sem nenhum tipo de desconto, é de R$53.750,00 (cinquenta e três mil setecentos e cinquenta reais);
c) a tributação varia de 37,2% a 54,8% sobre o valor final dos automóveis, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores);
d) a imunidade tributária recíproca, prevista na Constituição Federal, veda “à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir impostos sobre o patrimônio, a renda ou serviços, uns dos outros”;
d) a Ford oferece descontos de 5% a 24% para as vendas diretas;
e) o custo total unitário estimado para personalização de veículos é de R$8.881,64 (oito mil oitocentos e oitenta e um reais e sessenta e quatro centavos), sem considerar o custo de instalação (exceto grafismo, conforme item 6.4.);
f) o veículo Ford KA recebeu nota pífia em testes de segurança e o trabalho policial envolve expor o servidor a riscos na condução de veículo automotor;

Podemos concluir que:

a) a PMERJ deveria ter pago, no máximo, R$33.755,00 (valor de um Ford KA 1.5 SE sem incidência de 37,2% de impostos – menor alíquota do país) + R$8.881,64 (personalização das viaturas) + serviço de instalação dos itens personalizados (avaliação não considerada). Ou seja, teríamos um valor total de R$42.636,64 + serviço de instalação. Este serviço de instalação custou aos cofres do Estado a diferença entre o preço total pago (R$64.974,13) e o preço dilatado que aqui estimamos (R$42.636,64)?
b) Temos uma diferença de absurdos R$22.337,49 (vinte e dois mil trezentos e trinta e sete reais e quarenta e nove centavos) por viatura, ou seja, um valor de R$12.955.744,20 (doze milhões novecentos e cinquenta e cinco mil e setecentos e quarenta e quatro reais) se considerarmos o contrato de 580 viaturas (sendo que há 50 viaturas reservadas que implicam em custos menores para o Estado, pois não há necessidade de todos os itens de personalização);
c) O valor supracitado, de quase treze milhões, representa mais de um terço do valor do contrato firmado pela PMERJ com a Ford;
d) Se considerarmos as vendas diretas, o valor unitário dos veículos adquiridos poderia ser ainda mais reduzido, tendo em vista a compra de grande porte realizada pelo Estado do Rio de Janeiro;
e) Não foi levada em consideração a segurança dos servidores policiais quando da escolha do veículo automotor que servirá de viatura para a PMERJ;
f) Pelo valor que foi pago pela PMERJ, poderiam ter sido adquiridos veículos mais seguros e compatíveis para tráfego em áreas com pavimentação deficiente ou inexistente, além do trânsito em áreas conflagradas e/ou barricadas.

8 comentários:

  1. Quem pagou isso foi o governo federal ?

    ResponderExcluir
  2. A sinaleira que a reportagem aponta é bem inferior a que está nos carros e o modelo que foi vendido pra PM é o SEL top de linha e não o SE pé de boi.

    ResponderExcluir
  3. Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores

    ResponderExcluir
  4. As especificações da sinaleira postada pelo blog atende as necessidades da polícia?
    Me parece que essa do blog é mais fajuta que a que está no carros da policia

    ResponderExcluir
  5. Coronel, me parece que o processo licitatório está correto e o preço foi o de mercado (tá publico na internet), o carro não é o SE 1.5, é o modelo SEL 1.5 (eu mesmo vi na entrega), e o giroflex da PM é muito melhor que esse do site (parece brinquedo de criança).
    O Senhor estudou processo licitatório e sabe que essa conta simplista apresentada no blog, cheia de falhas, não condiz com a verdade (nem calculou a mão de obra),como ex Corregedor Vossa Senhoria tem um vinculo com a verdade real lembre-se da máxima "exerça a sua liberdade de expressão com consciência".
    Não deixe sua magoa institucional ofuscar sua integridade, aqueles que por ventura lhe fizeram mal já não estão mais na PM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário Claudia Tamar:
      O que considera "mágoa institucional"?
      A Instituição nunca fez nada contra mim. As ilegalidades contra mim foram praticadas por políticos e por Oficiais PM carreiristas que não tem qualquer relevância na história da PMERJ. Além disso, ofuscar a minha "integridade" é impossível. Lamento que desconheça a história da PMERJ. Sugiro que escreva um artigo e encaminhe na forma de comentário refutando a denúncia anônima, assim estará sendo útil institucionalmente.

      Excluir
  6. Grato pelos comentários. Na abertura do artigo destaco que é uma denúncia anônima e que deve ser analisada com cautela. O objetivo da publicação não é criticar a Instituição ou o processo licitatório, mas permitir que o conteúdo seja confirmado ou desmentido. Sugiro atenção na leitura antes de publicar ilações nos comentários sobre os motivos da publicação. Penso que tenha esclarecido e lembro que o anonimato não tem amparo no campo da liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  7. Cel Paulo Paúl ; continue seu brilhante trabalho de separar o joio do trigo visando tornar visível ao pivo a verdadeira instituição da PM e sua História glóriosa! Trazer á luz , ou dar a luz sempre foi vinculado a dores, mas por fim algo maravilhoso passa a existir! e o lutador é vinculado à vitória e à glória de sua causa!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.