Transcrição:
FONTE:
"CNN
Rio de Janeiro: veja quem são os pré-candidatos ao governo e ao Senado
Atual governador deve tentar a reeleição; estado tem o peso do histórico de envolvimento de governadores em escândalos
Os pré-candidatos ao governo estadual
Desde a saída de Witzel, em abril de 2021, o vice Cláudio Castro (PL) assumiu o comando e é o principal candidato da direita na disputa. Formado em Direito, o político já foi vereador e chefe de gabinete.
Diferentemente do seu ex-companheiro de chapa, que rompeu com Jair Bolsonaro, Castro se aproximou dos filhos do presidente e se filiou ao mesmo partido dele. Com forte relação com a Igreja Católica, o governador tem o apoio de conservadores e religiosos.
Na busca por ser o contraponto está Felipe Santa Cruz (PSD). Ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ganhou popularidade por críticas feitas a Bolsonaro. Ele é filho de Fernando Santa Cruz, desaparecido político durante a ditadura.
Com 49 anos, Santa Cruz é novidade na política e tem apoio de Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio, e Gilberto Kassab, presidente da sigla e ex-prefeito de São Paulo.
Pelo PDT, o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves Barreto é pré-candidato ao governo.
Os novos nomes de oposição podem complicar o território do veterano em eleições Marcelo Freixo (PSB). Uma das lideranças da oposição em Brasília, o deputado federal saiu do PSOL já almejando o governo do Rio de Janeiro. Tem destaque no cenário nacional e deve ser o candidato do ex-presidente Lula no estado. Ele acumula o capital político de ter chegado ao segundo turno contra Marcelo Crivella, em 2016.
Paulo Ganime, líder da bancada do Novo na Câmara dos Deputados, foi escolhido como pré-candidato pela legenda. Formado em Engenharia de Produção, ele está no primeiro mandato. Ligado ao movimento RenovaBR, o político de 38 anos levanta bandeiras do combate à corrupção e da transparência na máquina pública.
Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, o Cabo Daciolo (PROS), é o sargento do Corpo de Bombeiros que ganhou projeção nacional durante a disputa ao Planalto em 2018. Ex-deputado federal pelo PSOL, Daciolo foi líder das manifestações dos bombeiros no Rio de Janeiro em 2011 e desde então virou atuante na política.
Sua forte ligação com a fé cristã é uma de suas características mais conhecidas, Quatro anos atrás, passou boa parte da disputa presidencial em orações em um monte carioca e viu seu bordão “Glória a Deus” ficar famoso (...) Leia mais.
Juntos Somos Fortes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.