sábado, 19 de novembro de 2022

AS FAKE NEWS E A MONETIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS



As notícias falsas (fake news) são o maior problema enfrentado pelos usuários das redes sociais, elas invertem a possibilidade da produção da informação correta e, pior, mantém a rapidez própria das redes.

Promovem a circulação (repetição) de mentiras com uma velocidade fantástica, o que faz com que muitos as aceitem como verdade.

As fake news podem ser comparadas ao absurdo de professores ensinarem errado de propósito aos seus alunos.

É o aprendizado do errado.

Elas repercutem até quando são identificadas, algo que não poderia acontecer.

Penso que todos os usuários das redes sociais já se depararam com fake news que contém dados tão irreais que saltam aos olhos logo no começo de mensagens, áudios, vídeos ou imagens, mas mesmo assim elas circulam.

É o grande desafio do momento o combate à produção de fake news sem interferir no direito à liberdade de expressão.

Além desse obstáculo, elas têm um fator de incentivo para existirem, ou seja, a monetização.

Salvo melhor juízo, as fake news têm gerado bons resultados financeiros.

É o tudo pelo dinheiro de novo.

Só o engajamento da maioria dos usuários das redes através do desmascaramento e da denúncia poderá reverter esse pesadelo.

Juntos Somos Fortes! 

2 comentários:

  1. Isso é verdade. As pessoas ficam enlouquecidas fazendo com que em suas mentes virem verdades.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo. Concordo que não devemos propagar notícias incorretas. É um risco para todos.
    Particularmente, procuro checar cada um post que repasso e quando, mesmo com este cuidado, cometo um erro, sempre existe um amigo a nós alertar para que possamos corrigí-lo.
    Agora, o problema atual está que dos grandes canais nas redes sociais - esses que a monetização é maior , e os há de direita, centro ou esquerda- apenas os de direita que procuram mostrar os descabidos erros de um sistema podre , em sua grande maioria, estão sendo atingidos por tal meio de censura. Até mesmo nós, em simples postagens não-monetizado, que visamos atingir apenas amigos da rede nós vemos, constantemente, em bloqueio temporário pelos "robôs informáticos".

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.