terça-feira, 15 de maio de 2012

PMERJ ESTUDA A ADOÇÃO DA PORTA ÚNICA DE ENTRADA NA CORPORAÇÃO.

Prezados leitores, bom dia!
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro está estudando a implantação da porta de entrada única, inclusive cancelou o concurso para o Curso de Formação de Oficiais deste ano, concurso que era realizado através do vestibular. Eu não conheço os parâmetros que estão sendo usados pela comissão encarregada pelo estudo, mas espero que a questão salarial seja um deles, caso contrário não serão colhidos os frutos desejados. Esperar que um jovem que tem ambição de ser Oficial na Polícia Militar, no Corpo de Bombeiros ou nas Forças Armadas, aceite desempenhar por cinco anos a função de Soldado PM, por exemplo, recebendo o salário miserável atualmente pago aos Soldados, não merece prosperar. Salvo melhor juízo, o jovem dará preferência ao concurso do Corpo de Bombeiros ou das Forças Armadas.
Eu publiquei vários artigos nesse espaço democrático favoráveis à adoção da porta única de entrada, mas temos que ter cuidado para não transformarmos uma ideia que pode ser benéfica para a PMERJ em mais um problema, nesse universo de problemas que a corporação está se transforando, dia após dia.
Desejo sucesso à comissão.
Juntos Somos Fortes!

4 comentários:

  1. Precisamos acreditar que esta polícia não está parada no tempo e aprisionada às tradições militares. Anseiamos por medidas que modernizem o sistema, adequando-o a todas as mudanças ocorridas na sociedade.

    Os jovens que aspiram ao Oficialato possuem vocação à carreira militar e devem, portanto, ingressar nas escolas que dão este acesso nas Forças Armadas. Assim, terão, de fato, iniciado a tão sonhada carreira militar. Nos dias de hoje, uma polícia nem deveria ser militar: banda de música, corneteiro... nada disso acrescenta um ponto sequer na segurança do cidadão.

    Talvez a criação da porta única seja o início para a modernização deste sistema policial brasileiro esquisito e antiquado. A verdade é que precisamos de homens nas ruas impedindo a ocorrência de crimes, e não de tantos militares trancados em seus quartéis. Então percebo que o medo de muitos é o fim do status e dos abrigos. Pague a sua cota de prestação de serviços à comunidade. Veja com os seus próprios olhos como é fazer polícia ostensiva e, depois, querendo, torne-se um administrador dela através de um concurso interno... mas, as tradições militares, vão bem, obrigado, continuam muito úteis aos integrantes das forças armadas.

    ResponderExcluir
  2. PROVA P/ OFICIAL PM SÓ COM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO

    A implantação da "PORTA ÚNICA DE ENTRADA" na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro possibilitará ao jovem que tem ambição de ser Oficial na corporação chegar ao referido posto com a EXPERIÊNCIA que as funções de comando exigem. A medida permitirá que pessoas mais qualificadas ocupem os cargos, já que será exigido o NÍVEL SUPERIOR DE ENSINO, ou seja, o 3º GRAU COMPLETO! Até o último concurso era cobrado apenas o Ensino Médio (2º Grau). Qual é o problema de desempenhar por pelo menos 5 (cinco) anos a função de Soldado PM? É até pouco! A oportunidade deveria ser oferecida somente aos graduados (o PM teria que chegar no mínimo à graduação de 3º Sargento). Assim, a PMERJ estaria valorizando os concursos internos para o CFC e o CFS. Todos os Policiais Militares têm que saber trabalhar nas ruas, passar por Soldado, por Cabo e por Sargento, para depois, sim, ascender ao oficialato. Devemos sempre lembrar que o administrador, quando exerce seus poderes, age sempre tendo em vista a plena e necessária realização do interesse público.

    ResponderExcluir
  3. PROVA PARA OFICIAL PM SÓ COM DIPLOMA UNIVERSITÁRIO

    A implantação da "PORTA ÚNICA DE ENTRADA" na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro possibilitará ao jovem que tem ambição de ser Oficial na corporação chegar ao referido posto com a EXPERIÊNCIA que as funções de comando exigem. A medida permitirá que pessoas mais qualificadas ocupem os cargos, já que será exigido o NÍVEL SUPERIOR DE ENSINO, ou seja, o 3º GRAU COMPLETO! Até o último concurso era cobrado apenas o Ensino Médio (2º Grau). A oportunidade deve ser oferecida somente aos graduados (o PM tem que chegar no mínimo à graduação de 3º Sargento para se inscrever). Assim, a PMERJ estará valorizando os concursos internos para o CFC e o CFS. Todos os Policiais Militares têm que saber trabalhar nas ruas, passar por Soldado, por Cabo e por Sargento, para depois, sim, ascender ao oficialato. Devemos sempre lembrar que o administrador, quando exerce seus poderes, age sempre tendo em vista a plena e necessária realização do interesse público.

    ResponderExcluir
  4. E MESMO? eu quero ver daqui a alguns anos ! o nosso país não é Alemanha nem EUA!! se isso funcionar ! o que mas vai ter é praça reclamando que só entra filho de CEL! acordem! quem quer alguma coisa realmente ESTUDAA!!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.