domingo, 2 de março de 2014

O PULO DO GATO (05) - O TAMANHO DA "NAÇÃO"



Prezados leitores, vamos tratar um pouco da "Nação".
Recentemente postamos um vídeo que tratava da formação da torcida do Flamengo, mas iremos desprezá-lo nesse artigo que não apresentará nenhuma conclusão, propositalmente, apenas fornecerá alguns dados na forma de comentários, isso para que cada um possa concluir sem ter a nossa opinião como referência.
A imprensa noticia e os rubro-negros espalham que a torcida do Flamengo reúne 40 milhões de brasileiros, o que determinaria que a torcida rubro-negra é a maior do país.
Nós não temos dúvida que a torcida do Flamengo é gigantesca, mas gostaríamos que conversar um pouco sobre os 40 milhões de flamenguistas.
Vamos pegar como parâmetro que somos 200 milhões de brasileiros para facilitar o entendimento, pois tudo indica que somos um pouco mais (Link).
Isso significaria que os rubro-negros representariam um quinto da população.
Um em cada 5 brasileiros torceria pelo Flamengo.
Será?
Primeiro vamos trazer um dado do IBGE (2008): segundo pesquisas 43% dos brasileiros não gosta de futebol (Link).
Obviamente, ocorreu uma variação no percentual de 2008 até a presente data. Se foi para mais ou para menos, não sabemos.
Arredondando para 40% podemos estimar que 80 milhões de brasileiros não gostam de futebol.
Matemática elementar: 120 milhões gostam de futebol, portanto, devem ter um time de preferência.
Se a "Nação" tem 40 milhões, então 1 em cada 3 torcedores do Brasil é rubro-negro.
Será?
Avancemos oferecendo outros parâmetros.
As mulheres representam a maioria da população brasileira (Link).
Se consideramos que são a metade, elas representam 100 milhões.
Sim, as mulheres se interessam cada vez mais por futebol, mas ainda existe um percentual muito grande que não se interessa por futebol. Infelizmente, não temos como avaliar esse percentual
O Brasil tem 30 milhões de crianças de zero a nove anos (Link), quantas efetivamente escolheram seu time de coração?
Se considerarmos que de zero a cinco anos existam 15 milhões de crianças, esse grupo ainda não escolheu.
Indo em frente, novos parâmetros.
O Flamengo tem torcida em todos os estados da federação, mas sendo um clube do Rio de Janeiro, não podemos desprezar a população fluminense como referência, ela é da ordem de 16 milhões.
Se no Brasil a proporção seria de 1 flamenguista em cada 3 torcedores de todos os outros times brasileiros, devemos esperar  qual proporção no Rio de Janeiro?
Cidadão fluminense, você acha que em cada grupo de 4 torcedores de futebol do Rio de Janeiro, 1 é flamenguista?
Será?
As conclusões sobre o real tamanho da "Nação" nós deixamos para vocês, caros leitores, mas antes de encerrarmos apresentamos mais alguns dados.
Se a torcida do Flamengo é a maior do Brasil (a quem diga que hoje a "Fiel" é maior torcida), a "Nação" não mostra isso nos estádios de futebol:
"Em um ranking dos cem clubes com maior média de público no mundo, compilado pela Pluri, há apenas três equipes brasileiras - em menor número que os quatro clubes da China ou os 10 do México, por exemplo, e muito aquém dos 22 times da Alemanha e 20 da Inglaterra, países que dominam os rankings de público. 
O Santa Cruz, de Pernambuco, com média de público de 36.916 em seu estádio, no Recife, é o clube brasileiro mais bem colocado no ranking, na 39ª posição, mesmo disputando a Série C do Campeonato Brasileiro (terceira divisão). Os outros clubes brasileiros no top 100 são Corinthians (65ª posição no ranking, com média de público de 29.424) e Bahia (100º, com média de 22.741). 
Os líderes do ranking são o alemão Borussia Dortmund, com média de 80.552 de público e 100% de ocupação do estádio, e o Manchester United, com público médio de 75.387 e 99% de ocupação (Fonte)".

Juntos Somos Fortes!

6 comentários:

  1. FLAPRESS + GLOBO QUERENDO ENGRANDECER ESSE FLALIXO , FATO !!

    ResponderExcluir
  2. Caro Coronel,

    Seus textos estão cada vez mais tendenciosos.
    O Sr. Não acha muito estranho no País do futebol 40% não gostarem de futebol?
    Mas mesmo que não gostem, isto não quer dizer que eles não torçam por um time ou que não simpatizem com um time.
    A partir dai a sua conta esta toda errada, o seu critério para analisar as coisas é distorcido para a realidade que o Sr. Quer apresentar. (lamento este tipo de atitude).

    “Cidadão fluminense, você acha que em cada grupo de 4 torcedores de futebol do Rio de Janeiro, 1 é flamenguista?
    Será?”

    Não coronel, a sua pergunta esta errada, neste grupo de 4 pode ter certeza que 3 são Flamenguistas.

    Mas o mais importante de toda a sua análise é, o número pode não ser os 40 e da mesma forma que você diminui a quantidade de torcedores do Flamengo certamente irá diminuir de todos os outros inclusive a do Fluminense, mas a proporção mantida implicaria dizer que o Fluminense teria alguns dúzias de torcedores?

    A sua análise de público em estádios não representa absolutamente nada, a realidade econômica do Brasil é diferente dos países comparados e o valor do ingresso para os clubes brasileiros são diferentes, visto que o vasco prestes a ser rebaixado mais uma vez colocou preços irrisórios para lotar o Maracanã, e nada serve a média de público divulgada.
    Note porém que os maiores públicos e maiores rendas divulgadas o Flamengo sempre esteve presente.

    Infelizmente este seu artigo extremamente tendencioso não possui nenhum critério estatístico para se chegar a algum tipo de conclusão real e balizado.

    Portanto é apenas papinho de internet.

    Rafael.

    ResponderExcluir
  3. Não adianta Paúl. Eles vão continuar, sempre, arrotando uma grandeza maior do que têm. Hoje falam em 40 mi. Amanhã divulgarão 80, 100 mi. Escolha um número qualquer.

    Assim como divulgam 2 estaduais em 79 e um hexa mentiroso. A mentira funciona para acobertar os podres do fla e para divulgar suas falsas glorias e números mirabolantes.

    Funciona assim:

    1) Se é BOM pro Fla, divulguem, não importa a origem, não importa o nexo, não importa nada. Aprovado, vamos noticiar. Todos vão engolir e dormirem mais felizes hoje.

    Condenar sem provas inimigos do Fla? Fod@n-se as outras instituições, as outras torcidas, pessoas, etc. Eles que se lasquem.

    2) Se é RUIM pro Fla, omitam. Têm provas? Não? Somente indicios, fatos, lógica, estatistica? Não interessa, esquece pois não vamos manchar a "credibilidade" imaculada dos "heróis" vermelho e preto.

    A farsa flamenguista é um mal enraizado de tal forma que vai custar muito pra ser combatido e desmascarado.

    Pra começar, necessita de qualquer forma que se comece apurando o fim do Brasileirão 2013, pois a tabela mostra que os "herois" rubro-negros se safaram após um erro primário.

    Eles negam, morrerão negando. Mas a tabela está lá.

    ResponderExcluir
  4. E tricolor sabe fazer conta? Eles são bons em jurisprudência, pelo menos fazem bom lobby

    ResponderExcluir
  5. Atenção, prezados:
    Cuidado com os trolls rubro-negros que vêm frequentando esse blog unicamente para desestabilizar o debate construtivo que aqui se busca. 
    Recomendo que lhes apliquem a conduta usual que se deve ter nesses casos: ignorem-nos e assim mata-los-ão de fome: DON'T FEED THE TROLLS!
    ST
    Marcos Gomes

    Vejam alguns pontos importantes sobre trolls (http://pt.wikipedia.org/wiki/Troll_(internet)):

    Um troll designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas. (...) Perante as provocações insistentes, as vítimas podem (ou não) perder a conduta civilizada e envolver-se em agressões pessoais. (...) Há trolls de todo tipo, desde o mais ignorante e rude que xinga e provoca floods, até o mais apto intelectualmente que discursa com o objetivo de desestabilizar o interlocutor e levá-lo a fúria para depois desqualificá-lo, matando seu argumento e abalando sua reputação num forum. Para o troll, a reação a um comentário polêmico é considerada uma diversão, uma forma de extrair prazer na indignação das pessoas e observar seu desequilíbrio emocional e mental. (...) O que motiva um troll a agir geralmente são: auto-afirmação, ideologia, fanatismo, sacanagem ou simplesmente ociosidade. (...) A maioria deles também é portador de alguma característica mal resolvida de personalidade, como trauma, fracasso financeiro e amoroso e até diagnósticos psiquiátricos. (...) Para combater trolls de forma eficiente, aos usuários e frequentadores de comunidades apenas uma grande eficiente regra: Não alimente os trolls. Significa ignorar completamente alguém que se comporta como troll mesmo que a vontade de responder seja grande. Um troll não tem nada a perder, ele sempre vai voltar e incomodar - ele precisa de atenção para obter prazer e ser bem sucedido. Ignorando um troll os usuários não apenas intimidam seu ato como também provocam profundo desgosto e frustração nele. Isso nem sempre é fácil e exige às vezes muito esforço da comunidade por meses mas o metódo é eficiente. Se ninguém absolutamente dá atenção ao troll, ele desiste de actuar por desgosto de não conseguir resposta às suas provocações. (...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Marcos Gomes,

      Você esta perdido e confuso.
      Cada comentário seu que foge ao tema do artigo demonstra a sua falta de argumentos.
      Me parece que não leu o artigo do Coronel pedindo para que ataques pessoais não sejam mais cometidos e que a discussão fique apenas na troca de ideias educadamente.

      http://blogcoronelpaul.blogspot.com.br/2014/03/nossas-palavras-nao-sao-nossas.html

      Cada ataque seu dirigido exclusivamente e pessoalmente contra a minha pessoa torna mais evidente a sua frustração e os seus complexos como o que segue abaixo.


      O “COMPLEXO DE CARANGUEJO TRICOLOR do Marcos Gomes”.

      Isto é o que define as atitudes dos tricolores mais especificamente o Marcos Gomes no momento.

      Havia um homem numa praia que vendia caranguejos enquanto pescava. À medida que os ia apanhando, colocava-os dentro de um balde sem tampa.
      Ora isso causava algum mistério a muitos que passavam e viam o balde aberto. Interrogavam-se porque é que o pescador não o fechava para evitar possíveis fugas dos caranguejos que tentavam escapar.
      Certo dia, uma dessas pessoas aproximou-se do pescador e perguntou:
      - Olá amigo! Estou curioso... não tem medo que os caranguejos fujam do balde sem tampa?
      - Claro que não, chefe! - respondeu ele - Não vê que são caranguejos torcedores do Fluminense...?! Quando um começa a subir, os outros tratam logo de o puxar para baixo!
      Esta é a"mentalidade de caranguejo torcedores do Fluminense".
      Ela expressa o pensamento de "se eu não posso tê-lo, mais ninguém o poderá".
      É pois uma metáfora que descreve bem um determinado comportamento tipicamente humano, onde elementos de um grupo irão tentar "puxar para baixo" (negar ou diminuir a importância de) qualquer outro membro que alcance maior sucesso que eles, quer seja por sentimentos de inveja, de conspiração ou de competição.
      É por tudo isso uma metáfora que assenta que nem uma luva àquilo que todo torcedor do Fluminense vive diariamente. (principalmente o Marco Gomes).

      Rafael

      Excluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.