JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

POLÍTICA BRASILEIRA - OS FALSOS XEQUE-MATES



O xeque-mate ocorre no xadrez (esporte) quando o rei é atacado e não consegue se defender, o que determina o imediato término da partida.

Vale lembrar que a imposição de um xeque-mate não é a única forma de vencer uma partida de xadrez. O término do tempo do adversário é outra forma, assim como o abandono do adversário em face de uma posição que considere perdida.

O termo é usado fora do tabuleiro para exemplificar uma situação sem saída.

O mundo político brasileiro abusou do uso desse termo no atual ano eleitoral, inclusive nas redes sociais e na mídia em geral.

Sem medo de errar o termo foi usado mais de uma centena de vezes, sendo de uso quase que diário por youtubers, blogueiros e jornalistas ditos de direita e de esquerda.

Os meses foram passando e cada xeque-mate anunciado foi comprovado ser falso.

O mais recente uso foi com relação à decisão do Exmo Presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sobre a pretensão do Partido Liberal de questionar milhares de urnas no segundo turno, isso porque ele devolveu o problema para o Partido Liberal solicitando idêntica análise com relação ao primeiro turno das eleições em face das citadas urnas terem sido usadas também naquele turno.

Será que teremos o primeiro xeque-mate verdadeiro ou a partida continuará?

Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.