JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 22 de julho de 2022

O CRIME VIROU PROFISSÃO NO BRASIL



As ações humanas são fruto de dois fatores: a vontade de realizar a ação e a oportunidade de exercer essa vontade.

Na maioria dos países do mundo existem milhões de pessoas que tem suas vontades de realizar boas e más ações todos os dias, mas elas são limitadas pelas oportunidades.

Praticar crimes com violência ou sem violência é uma dessas vontades.

Milhões de pessoas querem viver sem ter que fazer esforço, optando por subtrair patrimônio de outras pessoas ou se apropriar do dinheiro de todos, o denominado dinheiro público, ou seja, através da prática criminosa.

Essas pessoas transformam o crime em meio de vida, como uma profissão, uma que podem exercer sem qualquer esforço, muitos ficam bilionários com essas práticas criminosas (Assistam o vídeo https://youtu.be/Z0AkPzbR35I ).

Em cada país essa vontade é limitada por diversos meios, inclusive pelos órgãos de controle e pelas polícias, mas os valores éticos e morais existentes historicamente na população pode ser considerado o principal.

No Brasil esses valores parecem cada dia menos presentes no seio da população, sendo crescente o número de pessoas que consegue aliar sua vontade de obter vantagens pecuniárias de todas as formas, tendo um grande número de oportunidades para alcançar seus objetivos.

A criminalidade não violenta praticada no âmbito dos poderes executivos, dos poderes legislativos e do poder judiciário ganha força continuamente e cada vez tem maior capilaridade e diversidade.

No campo da criminalidade violenta, basta constatar o medo instalado no seio da população brasileira para se ter uma noção da dimensão alcançada.

Os dois tipos de criminalidade estão fora de controle no Brasil.

São milhões de pessoas que vivem através da criminalidade violenta e não violenta.

Pessoas que transformaram o crime em "profissão".

Ambas as criminalidades se constituem em negócios familiares que passam de pais para filhos, dando seguimento ao processo.

A mídia noticia com frequência famílias inteiras envolvidas com o crime, famílias riquíssimas e famílias miseráveis.

O crime se espalhou de forma metastática.

Diante dessa realidade, como reverter esse processo degenerativo do tecido social?

A resposta mais ouvida é a melhora da educação pública, mas isso tem que vencer dois obstáculos: os políticos que não querem isso e o longo tempo que uma educação de qualidade demoraria para fazer efeito, certo que seria necessário que gerações fossem educadas até alcançarmos os primeiros efeitos positivos.

Não podemos desistir do Brasil, mas temos que ter a consciência que estamos com um doente terminal na cama de um leito hospitalar, pior, em um hospital público.

Juntos Somos Fortes!


Um comentário:

  1. Infelizmente estamos vivendo uma época de valores invertidos, onde muitas pessoas de sentem atraídas pelo que é moralmente errado. Onde os vilões são aclamados. A mídia enaltecendo os bandidos e crucificado quem age em prol de detê-los. Espero que essa fase passe rapidamente e que as pessoas reflitam e mudem esse cenário de tantas barbaridades.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.