A gestão da segurança pública no Rio de Janeiro é uma lástima, como escrevemos em centenas de artigos ao longo desses sete anos e nem poderia ser diferente, vale ressaltar, considerando que o governo Sérgio Cabral nunca teve um projeto para estabelecer uma política de estado para a área da segurança pública.
Quem quiser comprovar tal verdade basta localizar na internet as propostas de campanha do então candidato Sérgio Cabral, isso em 2006, para a área da segurança pública.
Se antes de cada eleição as propostas dos candidatos fossem avaliadas, Cabral seria reprovado e nem concorreria.
Preâmbulo feito, ninguém pode estar surpreso com o caos que se instalou na área da segurança, as causas são evidentes, após sete anos com o mesmo gestor dirigindo a Polícia Militar e a Polícia Civil.
Não podemos falar da situação da Polícia Civil, mas a Polícia Militar está em acelerado processo de retrocesso, a começar pela má qualidade do recrutamento, da seleção e da formação dos Soldados PM.
E, devemos destacar, que a culpa por isso não está interna corporis, valorosos e qualificados Oficiais e Praças trabalham e trabalharam nessa parte fundamental para a construção de uma nova PM, mas eles nada podem contra a pressão política que quer quantidade ao invés de qualidade.
O resultado do péssimo processo recrutamento-seleção-recrutamento está nas ruas e nas manchetes da imprensa, só não vê quem não quer ou tem interesse em ser cego.
Diante de tais verdades, nada surpreende o fato de três carros serem roubados por hora no Rio de Janeiro.
São 19.879 carros roubados de janeiro a setembro de 2013.
Na Capital, a terra das UPPs, foram roubados 8636 veículos (Fonte: jornal O Dia).
Engraçado, quase o mesmo número de PMs que trabalham nas UPPs.
Um pouco mais e poderíamos escrever que na Capital temos tantos carros roubados, quanto PMs trabalhando em UPPs.
A hora de mudar o gestor da segurança já passou há anos, mas o governador não quer dar o braço a torcer ou teme que alguém possa torcer seu braço, pois não troca o secretário. No período nomeou cinco Comandantes Gerais para a PM e três Chefes para a PC, mas não trocou o secretário.
A culpa deve ser mesmo dos Delegados e dos Coronéis.
Cidadão, o seguro do seu carro vai aumentar, é o efeito Beltrame, reclame na Polícia Federal.
A charge é do Aroeira.
Juntos Somos Fortes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.