JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 4 de julho de 2014

RIO - ELEIÇÕES 2014 - VOCÊ VAI VOTAR EM... (01)



Prezados leitores, as eleições 2014 se aproximam, a campanha eleitoral será iniciada oficialmente e no dia 5 de outubro a população poderá votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
O nosso espaço sempre se manifestou politicamente e não será dessa vez que deixaremos de fazê-lo.
Publicaremos alguns artigos com o título "RIO - ELEIÇÕES 2014 - VOCÊ VAI VOTAR EM..."
Fiéis aos nossos princípios forneceremos subsídios aos nossos leitores para que cada um possa usá-los como considerar mais conveniente na sua formação de opinião, mas não deixaremos de declarar o nosso apoio aos candidatos que consideramos os melhores para mudar o caos que vivemos no Brasil e , em especial, no Rio de Janeiro.
Nesse primeiro artigo vamos voltar no tempo e traremos números da última eleição para os cargos de governador e vice-governador, portanto, trataremos de números das eleições de 2010, quando Sérgio Cabral (PMDB) foi reeleito.
Na época o estado do Rio de Janeiro tinha 11.584.083 eleitores (100%).
O primeiro ponto que devemos destacar é o elevadíssimo número de eleitores que NÃO VOTARAM em nenhum candidato:
- Abstenção (não compareceram) = 2.011.597.
- Anularam o voto = 1.090.176.
- Votaram em branco = 585.375.
Total de eleitores que NÃO VOTARAM em nenhum candidato ao governo do Rio de Janeiro:
- 3.687.148 (31,84%).
Prezados leitores, UM TERÇO dos eleitores NÃO VOTOU em nenhum candidato.
Isso é um completo absurdo e demonstra claramente o descaso com a política.
Não vamos discutir esse descaso, mas não podemos deixar de lembrar pelo menos que são os políticos que regem a nossa vida em sociedade.
Para ocultar essa tragédia cívica, parte da imprensa costuma anunciar os resultados apenas considerando os votos válidos, tanto que anunciaram que Cabral foi reeleito com mais de 60% de aprovação, quando na verdade ele foi reeleito com mais de 60% dos VOTOS VÁLIDOS.
Sérgio Cabral não recebeu nem a metade do voto dos eleitores fluminenses.
Diminuindo os que NÃO VOTARAM em nenhum candidato, eis o resultado dos três primeiros:
- Sérgio Cabral = 5.217.972 (45,04%).
- Gabeira = 1.632.671 (14,09).
- Fernando Peregrino = 853.220 (7,36%).
A importância de escolher com critério seus candidatos e de comparecer para votar é tão grande no Rio de Janeiro que se os que NÃO VOTARAM em ninguém representassem um candidato, ele seria o segundo colocado.
Se os que NÃO VOTARAM em ninguém votassem no segundo colocado, Gabeira (5.319.819 votos) seria eleito e não Cabral (5.217.972 votos).
O nosso objetivo nesse primeiro artigo é demonstrar como é fundamental escolher um candidato e votar.
Os funcionários públicos, esses tem o dever de escolher bem e de votar, pois os seus salários estão diretamente atrelados às decisões do políticos, ou seja, o padrão de vida de suas famílias depende da forma como os políticos tratam o funcionalismo.
Deixamos a reflexão: escolher bem e votar é preciso!
O próximo artigo será publicado após a divulgação de todos os candidatos ao governo do Rio de Janeiro (governador e vice).
Foto: Marcha dos Policiais e Bombeiros Militares (Janeiro de 2008).

Juntos Somos Fortes!

7 comentários:

  1. CB SILVA, SE APRESENTANDO PARA ELEGER A DUPLA GAROTINHO E MARCIO GARCÍA, O ÚNICO INTERESSE EXPULSAR DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DUPLA DO MAL PMDB E PT MAIS COLIGAÇÃO, E COM INTUITO DE FORTALECER AS INSTITUIÇÕES E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO. E SÓ FAZER CONTATO, SOU MORADOR DE MESQUITA, E JÁ ESTOU COMEÇANDO FAZER UM POLO AQUI PRA FORTALECER A CAMPANHA DA DUPLA GAROTINHO E MÁRCIO GARCIA. JUNTOS SOMOS FORTES!

    ResponderExcluir
  2. CB SILVA, SE APRESENTANDO PARA ELEGER A DUPLA GAROTINHO E MARCIO GARCÍA, O ÚNICO INTERESSE EXPULSAR DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DUPLA DO MAL PMDB E PT MAIS COLIGAÇÃO, E COM INTUITO DE FORTALECER AS INSTITUIÇÕES E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO. E SÓ FAZER CONTATO, SOU MORADOR DE MESQUITA, E JÁ ESTOU COMEÇANDO FAZER UM POLO AQUI PRA FORTALECER A CAMPANHA DA DUPLA GAROTINHO E MÁRCIO GARCIA. JUNTOS SOMOS FORTES!

    ResponderExcluir
  3. Coronel Paúl vou votar no seu candidato, conte com meu aopio, meu sim. abs

    Flávio José

    ResponderExcluir
  4. Povo brasileiro não seja bobo e nem mamulengo manipulado pela mídia de acreditar nos personagens políticos do Brasil; portanto voto em Dilma porque não é político. Vamos fazer de bobo os políticos e não nós, Dilma neles! , povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. O povo de São Paulo sabe votar? Esta resposta está no tempo passado com o candidato Maluf, quanto mais roubava mais o povo de São Paulo votava nele,aí está a resposta; portanto voto contra os políticos e contra a mídia, voto em Dilma.

    ResponderExcluir
  6. Quem não se deixa iludir pelos políticos e a mídia vota em Dilma.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.