JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

COMUNIDADES OU FAVELAS - QUEM ESTÁ NO LUGAR ERRADO, OS MORADORES, OS POLICIAIS OU OS TRAFICANTES?



Prezados leitores, os confrontos armados que ocorrem diariamente nas "comunidades carentes" ou "favelas" com frequência resultam em feridos e/ou mortos.
Vale destacar que os confrontos são provocados pelos criminosos que começam a atirar contra os Policiais Militares ou Policiais Civis, ao invés de fugirem (os traficantes optam pelo enfrentamento), logo que esses ingressam nas comunidades. Sem alternativa, os policiais revidam, nascendo os "tiroteios" e as "balas perdidas".
As vítimas são policiais, criminosos e moradores.
É uma rotina macabra que se repete há décadas no estado do Rio de Janeiro, sem que uma solução apareça.
A expressão "bala perdida" é empregada pela imprensa quando a vítima é um morador.
Diante desse cenário emerge uma pergunta:
- Quem está no lugar errado, os moradores ou os criminosos ou os policiais?
Tenho certeza que a resposta imediata da maioria dos leitores será que os criminosos estão no lugar errado.
Isso parece óbvio.
Como sempre ouvimos os moradores só residem nestas comunidades por não terem condições de morar em outros lugares.
Os policiais estão atuando fora das suas funções constitucionais, portanto, estão no lugar errado, isso é evidente.
Por sua vez, os criminosos se aproveitam da topografia e das construções desordenadas que produziram vielas e becos que impedem a adequada movimentação das forças policiais.
Nesse ponto faço um convite para reflexão:
- Onde os criminosos se homiziariam caso não ocupassem essas "favelas" ou "comunidades"?
Deixarem o crime, está fora de cogitação, claro.
Basta pensar um pouco para concluir que os criminosos não tem alternativa que não seja agir como fazem atualmente dominando essas "partes do território nacional".
Então, conclui-se que os policiais deveriam estar nas ruas realizando o policiamento ostensivo e não combatendo nestes locais, que os moradores são "obrigados" a residirem nestes locais e que os criminosos têm nesses territórios os locais ideais para se encastelarem.
Qual a solução?
Eu arrisco uma sequência que me parece lógica de ações, em apertada síntese:
- As Forças Armadas entrariam nesses territórios, um por vez, após exaustivo planejamento, enquanto o projeto da Força Nacional de Segurança apoiaria e faria o cerco para evitar a fuga de criminosos (algo que não ocorreu na implantação das UPPs), enquanto isso a inteligência monitoria a movimentação de criminosos da mesma facção que ocupam outros territórios para minimizar possíveis protestos.
- A Polícia Militar realizaria o policiamento ostensivo nas ruas garantindo a segurança da população.
- Ocupado o território e presos os criminosos, os governos federal, estadual e municipal urbanizariam o território, acabando com os locais que facilitam o esconderijo de criminosos e criariam vias para permitir a execução futura do policiamento ostensivo por parte da Polícia Militar.
- Saem os militares federais e entram os militares estaduais.
Sem dúvida, o governo demorará anos (décadas) para reurbanizar as "favelas" e "comunidades carentes" dominadas pelos criminosos, mas pelo menos teremos um norte para solucionar o problema, o que não existe hoje. Hoje os governantes estão perdidos como "cegos em um tiroteio"
O que ninguém gosta de escrever ou de dizer, isso por ser politicamente incorreto, é que as denominadas "favelas" ou "comunidades carentes" não podem existir, elas facilitam o comércio de drogas ilícitas, todas devem ser transformadas em "bairros populares", onde a Polícia Militar possa cumprir suas missões preventivas de servir e proteger as pessoas de bem que residem nestas localidades.

Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. Muito bom! Só nâo sei se estamos com um governo que quer acabar com o "colapso" da Segurança.! com o crime e a cultura do crime. Tudo está mostrando que estamos com uma manipulação perversa do crime como instrumento de deixar o povo confuso e acuado e assim continuarem a corrupção e a impunidade enquanto vão criminalizando a Justiça com criação de novas leis e emendas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd. A intenção dos políticos é exatamente o que você disse. Quanto mais acuado o povo estiver, menos tempo terá para fiscalizar a roubalheira deles. Só uma revolução sangrenta, com direito a muitas cabeças penduradas pelos postes da companhia de energia para arrumar o Brasil.
      Qual foi o placar do futebol ontem?
      O Rock in Rio já começou?

      Excluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.