JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

2014 - O ANO DOS PROTESTOS - O ANO QUE O BRASIL OCUPARÁ AS RUAS

Imagem: Folha de São Paulo


Ninguém tem dúvida, o ano de 2014 será o ano dos protestos populares. Atos maiores dos que aconteceram neste ano. A expectativa é que seja superado em algumas capitais de estados brasileiros o recorde em termos do número de participantes, atualmente em poder da Cidade Maravilhosa, que lotou toda a Avenida Presidente Vargas, um público estimado em mais de 500 mil pessoas.
Ninguém tem dúvida também que voltarão a usar a tática de infiltrar criminosos nos atos cívico-democráticos para obterem o efeito que conseguiram este ano, esvaziando os protestos através dos atos de vandalismo e de enfrentamento com a Polícia Militar.
É preciso organizar os atos com antecedência, adotando todas as medidas para que sejam ordeiros, pacíficos e contínuos, pois só a presença constante nas ruas fará com que se conquiste vitórias.
A pauta mínima, composta por itens mensuráveis, é imprescindível.
O objetivo pretendido deve ser concreto e alcançável de imediato.
O povo foi para as ruas contra o aumento das passagens, ele foi revogado.
O povo pediu a não aprovação da PEC 37, ela não foi aprovada.
O povo pediu o fim da corrupção e não mudou nada.
O fim da corrupção é uma necessidade, uma utopia que parte da população espera ver se transformar em realidade (a parte que usufrui da corrupção quer mais que aumente), mas é preciso propor medidas pontuais e de efeito imediato.
Um exemplo de problema: a relação entre a imprensa e os governos, em face dos governos serem os principais anunciantes da grande mídia.
Isso tem gerado problemas gravíssimos, pois os bilhões governamentais são importantíssimos nos caixas da imprensa. E a imprensa é a formadora da opinião pública.
Será que a imprensa pode ser livre, tendo o governante como anunciante?
Penso que não.
O que fazer?
Uma ideia: aprovar lei impedindo propaganda governamental em qualquer órgão de imprensa. 
Resolverá a possibilidade da imprensa ser manipulada pelos governantes?
Não, vivemos no país do "por fora", no país dos "mãos de macaco". Entretanto, tal proibição pelo menos impedirá oficialmente a relação comercial entre governo e imprensa. Isso será um avanço.
É hora de pensar.
É hora de agir organizada, ordeira e pacificamente.
O povo ordeiro precisa se preparar. 
A Copa 2014 já começou e o governo teve o cuidado de esconder o sorteio dos grupos. Se fosse feito em São Paulo ou no Rio de Janeiro, os protestos de rua eram dados como certos.
Os governantes estão se preparando, a Polícia Militar de São Paulo quer comprar 14 blindados antimanifestantes com as características do veículo da imagem (Fonte: Folha de São Paulo).

Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.