No Rio de Janeiro, o termo pacificação está perdendo inteiramente o sentido,
PORTAL I9
5/12/2013.
Imagens mostram guerra do tráfico na Rocinha
Mesmo com a presença da UPP, a venda de drogas na favela gera R$ 6 milhões por mês
Marden Barbosa - por R7 Rio
Dois anos após a instalação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na Rocinha, o clima na comunidade é de tensão. Duas facções rivais se enfrentam praticamente todos os dias. Uma delas, chefiada pelo traficante conhecido como Djalma, ocupa a parte alta da favela. Outra, guiada pelo criminoso Johny, domina a parte baixa. A Rede Record exibiu uma reportagem especial com detalhes sobre a guerra e com flagrantes de intensos tiroteios (assista abaixo).
Segundo um levantamento feito recentemente por policiais, o lucro com a venda de drogas na Rocinha é de cerca de R$ 6 milhões por mês, apesar da presença da UPP. O objetivo dos grupos rivais é dominar completamente a comunidade, que é a maior da América Latina.
Uma moradora, que não quis se identificar, contou que a polícia não costuma patrulhar todas as ruas da favela.
— É tiroteio todo dia. De dia, de noite, de manhã, não tem hora para ter. Só tem polícia na estrada da Gávea. Dentro dos becos não tem polícia, é só arma pesada.
Um policial da UPP da Rocinha revelou que o sentimento dos colegas de farda é de abandono. Segundo ele, os PMs não se sentem preparados para enfrentar os bandidos, que continuam em grande número e com forte poder bélico.
— A gente já chega perdendo, porque eles conhecem o território e a gente conhece superficialmente. A Rocinha hoje está largada. Alguns policiais perderam aquela vontade, perderam sua inspiração por falta de apoio (Leia mais e assista o vídeo).
Juntos Somos Fortes!
Isso é notícia falsa a manipulada. Eu moro na Rocinha, inclusive só vim pra cá desde que instalaram a UPP. Nada disso é verdade. Existem sim ainda problemas com o tráfico na favela, mas por causa do tamanho dela é impossível ainda a polícia cobrir todas as vielas. Mas que o tráfico rola solto é uma mentira. A UPP tá dando certo sim e a Rocinha tá passando por processo de transformação.
ResponderExcluirGrato pelo comentário.
ExcluirVocê é um felizardo (a).
O noticiário só dá conta da insegurança.
Juntos Somos Fortes!