JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

LUGAR DA PM É FORA DO ESTÁDIO DE FUTEBOL

Foxsport

A última rodada do Brasileirão nos reservou cenas de selvageria, mais uma vez, no interior de um estádio de futebol, com seres humanos se agredindo mutuamente como se eles fossem lutadores do violentíssimo MMA. Pessoas que deveriam estar preocupados em torcer por seus times de futebol, travaram um combate feroz, mostrando para o mundo como parte dos torcedores brasileiros está despreparado para assistir à Copa do Mundo ou às Olimpíadas.
O noticiário internacional destacou que o país não está preparado para organizar esses eventos, quando na verdade o país está despreparados é para educar o povo, considerando a péssima educação pública que proporciona para a população.
As cenas que assistimos são recorrentes nos estádios brasileiros, nenhuma novidade. 
Inclusive um dos alvos das críticas foi uma culpada também habitual: a Polícia Militar.
Como o jogo foi em Santa Catarina (Joinvile), a PM culpada da hora é a gloriosa PMSC, uma das PMs mais avançadas do Brasil, diga-se de passagem.
Apenas para ilustrar, na PMSC para se inscrever no concurso para ser Soldado PM o candidato tem que ter um curso superior completo e no concurso para o Curso de Formação de Oficiais tem que ser bacharel em direito.
A culpa da PMSC seria não estar presente no interior do estádio, o que teria permitido que os instintos animalescos mais primitivos aflorassem nos torcedores. Eis a culpa alegada.
No calor dos acontecimentos surgiu uma notícia de que a PMSC não estaria no interior do estádio por determinação do Ministério Público, algo que representantes do órgão não estão confirmando neste dia seguinte. Isso também é normal, verdade ou mentira, o filho é feio, logo não tem pai;
Prezados leitores, um hábito completamente errado gerou uma deformação, um comportamento que contraria os preceitos constitucionais, a nossa lei maior.
Por uma questão financeira, para obter maior lucro, os organizadores (patrocinadores) de grandes eventos privados no Brasil, dentre eles os jogos de futebol, querem que a segurança interna seja feita pelas Polícias Militares e o pior, eles têm conseguido isso ao longo dos anos. O erro foi consolidado como se fosse o certo.
Isso fez com que a população fosse levada a acreditar que cabe às PMs a segurança interna nos jogos de futebol, por exemplo.
Não cabe, as PMs cabem o policiamento ostensivo nas ruas e a preservação da ordem pública. 
Policiais Militares só devem entrar em estádios quando a situação exigir em termos de ação policial repressiva para restaurar a ordem, como ocorreu ontem.
O que falhou ontem foi responsabilidade dos organizadores do jogo que não tiveram o devido cuidado para contratar uma segurança privada que soubesse atuar em grandes eventos.
Quem sabe não tentaram economizar para aumentar o lucro?
A ganância gerou o costume errado, contrário aos mandamentos constitucionais.
A regra é clara, usando expressão de um comentarista de arbitragem:
Evento público, segurança da Polícia Militar.
Evento privado, segurança privada.
Nos estádios de futebol: segurança externa é com a PM, segurança interna com a empresa privada.
Rock in Rio: segurança externa é com a PM, segurança interna com a empresa privada.
Carnaval no Sambódromo: segurança externa é com a PM, segurança interna com a empresa privada. 
Facilitando um pouco mais, cobrou ingresso, a segurança interna deve ser feita por uma empresa privada.
Na Copa das Confederações foi assim que se desenvolveu, as Polícias Militares ficaram do lado de fora, nas ruas, desenvolvendo o policiamento ostensivo, enquanto no interior a segurança foi privada.
Cabe destacar que não é atribuição do Ministério Público mandar que a PM atue ou não no interior dos estádios, isso cabe aos Comandantes Gerais, eles devem impedir que esse erro antigo, resultado de interesses financeiros, continue ocorrendo no Brasil.
Lugar de PM é fora dos estádios.

Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. e pq qdo o sr era da ativa nunca fez nada a respeito? pq não abriu procedimento para apurar essa atuação errada? para dizer ao cmt geral q isso era errado. agora é mole criticar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário.
      Se quiser me criticar, fique à vontade.
      Apenas aconselho a não seguir pelo caminho de que "quando era da ativa não fez", isso em qualquer tema PM, pois eu sempre me posicionei na ativa e desde Aspirante.
      Eu vi o GEPE nascer e não era favorável.
      No caso específico não se trata de instaurar um PA, mas sim de eliminar a dominação política, que tira PM das ruas para jogos, prefeituras, MP, ALERJ, etc.
      Juntos Somos Fortes!

      Excluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.