JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sábado, 8 de fevereiro de 2014

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO: AS PERGUNTAS E AS RESPOSTAS CERTAS



Prezados leitores, investigar é a arte de encontrar respostas, mas para isso primeiro é necessário saber formular as perguntas, caso contrário jamais se encontrará as respostas corretas.
Na fase atual da nossa mobilização podemos formular adequadamente as perguntas e apresentar as respostas.
Perguntas:
1) Por que a CBF apresentou a tabela da Série A do Brasileirão 2014 incluindo o Fluminense?
2) Por que a CBF apresentou a tabela da Série A do Brasileirão 2014 e não incluiu a Portuguesa?
3) Por que a CBF apresentou a tabela da Série A do Brasileirão 2014 incluindo o Flamengo?
Os nossos leitores sabem todas as respostas, mas como o nosso blog recebe novos visitantes continuamente, apresentaremos aos leitores de primeira hora as respostas, todas baseadas em fatos.

1) Por que a CBF apresentou a tabela da Série A do Brasileirão 2014 incluindo o Fluminense?
O Fluminense era o clube em pior situação para escapar do rebaixamento após a conclusão da 37a rodada.
Ele tinha que ultrapassar dois clubes para escapar, considerando que tinha 43 pontos e ocupava a 18a posição. O Fluminense tinha que vencer o Bahia fora de casa, isso no domingo (dia 8 de dezembro de 2013) e torcer por resultados negativos de Coritiba e Vasco também no domingo. Detalhe, o Flumiense tinha que ultrapassar dois clubes e só podia ultrapassar exatamente dois: o Vasco (44 pontos) e o Coritiba (45 pontos). Situação dramática.
A missão quase impossível do Fluminense começou a ser facilitada no sábado (dia 7 de dezembro de 2013) quando o Flamengo por erro escalou o jogador André Santos que estava suspenso. Em consequência, o Flamengo estava condenado a perder 4 pontos (49 - 4 = 45) e passou a ser o terceiro clube que o Fluminense poderia ultrapassar, uma melhora considerável, sobretudo em razão do Flamengo não jogar mais, ou seja, vencendo o Fluminense alcançaria 46 pontos e ultrapassaria o Flamengo.
A CBF incluiu o Fluminense na Série A em razão do Fluminense ter vencido, ultrapassando o Flamengo que escalou André Santos irregularmente e o Vasco ter perdido, sendo também ultrapassado pelo Fluminense.
Na verdade o Fluminense também ultrapassou a Portuguesa que no domingo escalou Héverton, um jogador irregular, o que fez com que perdesse 4 pontos (48 - 4 = 44), mas não precisava ultrapassar a Portuguesa, pois bastava ultrapassar dois clubes.
Se a Portuguesa não escalasse Héverton, o Fluminense estaria na Série A.

2) Por que a CBF apresentou a tabela da Série A do Brasileirão 2014 e não incluiu a Portuguesa?
A Portuguesa praticamente já tinha escapado do rebaixamento após a 37a rodada com os seus 47 pontos, mas na 38a rodada (domingo) escalou irregularmente o jogador Héverton e perdeu 4 pontos, ficando de imediato atrás do Flamengo (45 pontos) e com a vitória do Fluminense acabou sendo rebaixada.
Ainda não foi apurado o que fez a Portuguesa escalar Héverton, mas um Promotor que investiga o caso em São Paulo, informou que existem indícios de que alguém da Portuguesa teria levado vantagem para escalar Héverton.
A CBF não incluiu a Portuguesa na Série A em razão do clube ter escalado Héverton e o Fluminense ter vencido o Bahia.
Se não escalasse Héverton a Portuguesa estaria na Série A com 48 pontos, após seu empate com o Grêmio.

3) Por que a CBF apresentou a tabela da Série A do Brasileirão 2014 incluindo o Flamengo?
O Flamengo tinha escapado matematicamente do rebaixamento ao final da 37a rodada ao alcançar 48 pontos, entretanto, cometeu um erro na 38a rodada (sábado) escalando André Santos irregularmente e perdeu 4 pontos, ficando com 45 pontos e com 40% de chance de ser rebaixado no domingo, bastando que Vasco ou Fluminense vencessem seus jogos.
Diferentemente do caso do jogador Héverton, não existe dúvida de que André Santos foi escalado por erro.
No domingo, o Fluminense venceu o Bahia, alcançando 46 pontos, resultado que provocaria o rebaixamento do Flamengo, o qual se juntaria ao Vasco. Se isso ocorresse seria a primeira vez na história dos Brasileirões que dois clubes grandes do mesmo estado cairiam para a segundona no mesmo campeonato.
Por que isso não aconteceu?
Simples, o Vasco perdeu, ficando com 44 pontos e a Portuguesa escalou Héverton irregularmente, perdendo 4 pontos e terminando com 44 pontos. Ambos ficaram atrás do Flamengo.
Ao escalar Héverton a Portuguesa diminuiu as chances de rebaixamento do Flamengo do 40% para apenas 7%.
A CBF incluiu o Flamengo na Série A em razão da Portuguesa ter escalado Héverton irregularmente e o Vasco não ter vencido.

Prezados leitores, simples assim.
Só fatos.
Os fatos, esses chatos.

#flalusagate

Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. Muito simples, mas "Forças Poderosas" não querem aceitar os fatos, daí esse imbróglio que se arrasta desde 10 de dezembro, se fosse um tribunal de penas nada disso aconteceria, mas seria inconstitucional. Fico me perguntando como era o futebol antes da invenção dos cartões, foram criados para disciplinar o jogo, agora me pergunto, eles não deveriam se restringir ao jogo ? Qual o motivo dos julgamentos?

    ResponderExcluir
  2. "Forças Poderosas" , Pequeno Príncipe, teorias marcianas...
    eu heim !!!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.