JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 6 de abril de 2022

PMERJ - A RAZÃO DOS NOSSOS PROBLEMAS, INCLUSIVE A QUEBRA DA PARIDADE

 


Comento que o maior problema da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) é a interferência política na gestão da Instituição.

Faço uma breve retrospectiva a partir da fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro ocorrida em 1975 e os seus reflexos na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Cito o avanço que alcançamos ao deixarmos de ser comandados por Oficiais do Exército Brasileiro e conquistarmos o comando próprio.

A partir daí tivemos uma alternância de Comandantes-Gerais formados na Guanabara e no Rio de Janeiro, eles com diferentes formas de comandar.

Só em 2007, um Comandante-Geral formado no Estado do Rio de Janeiro assumiu a função, o Coronel de Polícia RR Ubiratan Oliveira Ângelo.

Embora tenha sido escolhido politicamente, o novo comando começou a lutar contra a interferência política.

Nasceu daí o grupo dos Coronéis Barbonos com o objetivo de alcançar melhores salários para a tropa, assim como, adequadas condições de trabalho.

Luta também dos 40 da Evaristo.

Embutida nessa luta existia a resistência à interferência de políticos, que foram barrados inclusive na área correcional, onde nenhum "pedido político" prosperou.

Infelizmente, não ocorreu a adesão da Oficialidade no momento que mais do que nunca era necessário resistir contra essa interferência, no dia da exoneração do Comandante-Geral e dos Coronéis Barbonos.

Olharam para o que poderiam ganhar no futuro e até os que firmaram compromissos por escrito, abandonaram a luta.

A resistência durou um ano.

Não sei como a interferência política prosperou dentro da Instituição de 2007 até nossos dias.

Apenas ouço boatos, mas não tenho como confirmar ou não.

O que tenho certeza é que a quebra da paridade dos Veteranos e das Pensionistas é um dos frutos podres da interferência política na gestão da bicentenária e gloriosa PMERJ.

Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.