JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

ROCINHA - GOVERNADOR PEZÃO ERRA AO JUSTIFICAR O NÃO EMPREGO DA PM PARA EVITAR INVASÃO



Prezados leitores, a situação que estamos assistindo na Rocinha é injustificável.
Isso sem falar nas cenas que a maioria não está assistindo, como as cenas que circulam em redes sociais de corpos sendo queimados.
Primeiro, a tentativa de explicação do exmo governo Pezão para ter determinado às forças de segurança que não atuassem para evitar a invasão por ser domingo carece de qualquer sentido.
Lembro das reuniões que aconteciam na sala do Chefe do Estado Maior da PMERJ nos idos de 2005, envolvendo o Chefe, o Subchefe e o PM-2 (Inteligência), as quais eram realizadas após o expediente, quando dados sobre esse tipo de invasão em comunidades eram constantes e eles três estabeleciam o planejamento para evitar, isso com o deslocamento de tropas para locais determinados com o intuito de impedir o deslocamento dos grupos invasores.
A ideia não era confrontar, mas evitar a invasão, impedindo a circulação do grupo invasor.
O índice de acerto era muito grande e incontáveis invasões foram evitadas, não importando o dia da semana (o planejamento dos finais de semana era feito nas sextas-feiras e alterado em caso de novos dados).
Eu participava basicamente como ouvinte, não fiz parte dessas ações de sucesso, apenas participava das reuniões para tratar dos temas da Corregedoria Interna.
Portanto, a explicação governamental é sem fundamentação.
Outro aspecto importante a ser destacado é a presença de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na comunidade, totalmente incapaz de oferecer resistência aos traficantes, onde os Policiais Militares apenas servem de alvo e contribuem para a desmoralização institucional, não por sua culpa, vale destacar.
Finalmente, para não escrever um artigo gigante, trato do fato noticiado dando conta que traficantes estão fugindo da comunidade com medo de serem presos e mortos dentro do presídio por membros da facção, o que revela a precariedade do sistema penitenciário do estado do Rio de Janeiro, alvo de tantas denúncias nos últimos anos.
Sofre a população fluminense com a incapacidade dos gestores da segurança pública, tanto no governo federal, quanto no governo estadual.
A esperança de melhoria só existirá quando "o mando couber ao mais digno e competente", mas isso parece não interessar a ninguém.

"Jornal Extra
Publicado em 21/09/17 06:00 Atualizado em 21/09/17 08:54 
Traficantes começam a fugir da Rocinha com medo de serem mortos por facção 
Rafael Soares 
Acuado e sem apoio da facção, o bando de Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, alvo dos traficantes que invadiram a Rocinha no último domingo, começou a se desmantelar. Temendo serem presos e mortos na Penitenciária Jonas Lopes de Carvalho, Bangu 4 — dominada pela Amigos dos Amigos (ADA), facção a qual Rogério pertencia —, alguns bandidos já saíram da parte alta da favela e buscaram refúgio em outras localidades dominadas pela ADA, como o Morro de São Carlos, na Região Central do Rio. Uma gravação obtida pela polícia mostra a apreensão de bandidos ligados a Rogério. “Os caras do Bangu 4 falaram que, quem rodar, vão passar o cerol”, diz um homem pelo rádio (Leiam mais)".

Juntos Somos Fortes!

Um comentário:

  1. CARO COMPANHEIRO CORONEL PMERJ PAUL,
    O SENHOR PEZÃO NÃO TEM COMPETÊNCIA LEGAL PARA AUTORIZAR OU DESAUTORIZAR COISA ALGUMA QUANDO A QUESTÃO SE TRATA DE CRIME DE AÇÃO PÚBLICA EM FLAGRANTE.SE ISTO DE FATO ACONTECEU O MPE DEVE INSTAURAR PROCEDIMENTO PARA APURAR AS RESPONSABILIDADES DO GOVERNADOR, O MESMO QUE FOI VICE GOVERNADOR POR 8 ANOS DO TERA BANDIDO CONDENADO À 45 ANOS SERGIO CABRAL E DISSE QUE NÃO VIU, NÃO SABIA E NÃO TOMOU CONHECIMENTO DOS CRIMES PRATICADOS PELO SEU "SOBA".

    PAULO FONTES

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.