JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 2 de setembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DA ALTERNÂNCIA POLÍTICA NOS PAÍSES COM CORRUPÇÃO INSTITUCIONALIZADA



Prezados leitores, a alternância do poder político é imprescindível nos países onde a corrupção se institucionalizou.
A corrupção tem a tendência de buscar a maior capilaridade possível no aparato estatal e quando ela atinge esse estágio, o alcance de todas as áreas, a corrupção está institucionalizada.
O estágio é praticamente irreversível.
Não existe remédio eficaz que possa deter essa doença.
A única saída que resta é tentar controlar a sua expansão, pois a tendência é a continuidade do avanço, investindo em estruturas de controle e alternando o poder político.
É óbvio que quando aumentamos o controle, nós diminuímos a oportunidade, portanto, não precisamos justificar essa opção, mas temos que acrescentar alguns aspectos no tocante à alternância do poder político.
A corrupção por mais que esteja enraizada ela sempre envolverá a interação entre pessoas e quanto mais essas pessoas se relacionarem, maior facilidade terão para praticar a corrupção e para expandir o processo de desvio de dinheiro público.
Diante dessa realidade, a troca do poder político é muito relevante como mecanismo de controle quando provoca a troca de pessoas.
O corrupto que busca o serviço público para desviar dinheiro não encontrará mais para recepcioná-lo o "conhecido", encontrará um novo responsável, alguém que ele não conhece, ou seja, alguém em quem ele não confia.
Como proporá a negociata?
O novo responsável pode estar ali exatamente para combater o desvio do erário púlico, portanto, pode ser um inimigo pronto a filmar (gravar) qualquer proposta que ele faça.
Caso o novo seja igual ao anterior, um interessado nas negociatas, a confiança demorará a se estabelecer e com isso o processo será pelo menos retardado.
Isso tudo é muito triste!
Em países onde a corrupção se institucionalizou o dinheiro público nunca é suficiente para atender as necessidades da população por maior que seja a carga tributária, pois o dinheiro público é desviado cada vez com maior frequência.
Nesses países, vez por outra, vale a pena pelo menos trocar os ladrões.

Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. Muito triste. Só Deus para nos ajudar.

    ResponderExcluir
  2. Muito triste. Os bons estão cada vez mais raros. Zero esperança de que meus filhos herdem um mundo melhor. Só Deus para nos ajudar.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.