JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sábado, 6 de setembro de 2014

COMENTÁRIOS - A DIFÍCIL MISSÃO DE DEFENDER A POLÍCIA MILITAR E OS POLICIAIS MILITARES



Prezados leitores, a seguir transcrevemos comentários postados sobre o artigo escrito pelo Coronel PM Ref Paúl:

1) Anônimo
5 de setembro de 2014 15:00 
Cel, eu sou testemunha da luta do senhor desde 2007. 
Marcos. 

2) Anônimo
5 de setembro de 2014 19:45 
Belas colocações! 

3) Anônimo
5 de setembro de 2014 21:20 
(I) 
Oficiais da ativa deveriam se ocupar com o assunto proposto em seu artigo. Coronel, o senhor mais uma vez acertou em cada uma das letras que escreveu. Um conjunto de fatores iniciado na década de 1980 formatou o perfil da PM: corrupção, alianças políticas e midiáticas, simpatia da mídia e ONGs pela criminalidade e os improvisos durante as ações policiais que resultam em erros que os abutres adoram (cada guarnição faz como acredita ser melhor, as NIs só são comentadas na publicação de punições). Sempre ouço reclamações sobre salário, mas, sinceramente, primeiro precisamos de identidade. Quem somos nós? Servimos para quê? Acreditamos em quê? Servimos a quem? Até o fardamento não é padronizado, cada um usa um tipo: manga curta, manga loga; acolchoado, liso (agora virou moda usar divisas pretas que não são regulamentadas). 
(II) 
Lembra de Nova Iorque (não lembro em que ano)? Pois é, em tal ocasião NY reduziu o crime combatendo as pequenas coisas... Nós não combatemos os pequenos desvios e eles se tornam degraus para desvios maiores. As fardas e acessórios são apenas exemplo de que não existe padrão. Na PM de SP, todos se vestem impecavelmente iguais e as ações são padronizadas. O RJ não fornece nem as fardas, quiçá padrão de conduta; como vai cobrar farda padrão? Oficiais e Praças do RJ precisam saber sem hesitar qual é o seu papel, assim como precisam entender que Polícia Militar não é espetáculo nem braço político de siglas políticas. Concordo que os profissionais honrados da PM devem formar uma aliança contra oficiais e praças que maculam a instituição e a todos nós... Isso só será possível quando os pequenos detalhes forem padronizados e permitir a criação do pensamento corporativo (não é corporativista). Então começam os problemas, pois, há muito, sabemos que a maior parte dos integrantes têm algum tipo de vantagem com as coisas erradas. O pior é que "a banda boa" (banda não seria metade? deixa para lá) não tem vez nem voz, não tem força para "aniquilar" "a banda podre", pois esta sempre tem a proteção de gente grande. Um exemplo é encontrado facilmente nos batalhões, onde o verdadeiro profissional sempre é colocado em serviços menos expressivos e os "bons' assumem "o combate'... Sabemos bem o porquê. 
(III) 
Os comandantes de guarnição montam suas equipes? Claro que não. A solução, Coronel Paúl, é o exemplo vir de cima. Ninguém pode ter imunidade. Onde estão as supervisões idôneas (aquelas que cobram o certo?); precisamos de corregedoria (agentes) com carreira independente, que não tem medo de cobrar de superior que futuramente poderá assumir cargos importantes como EMG ou CG e estagnar a carreira de quem lhe cobrava o certo; precisamos de Oficiais com carreira independente de veterano "fuçando" a vida administrativa e operacional dos batalhões (mas aí tem a história de contemporâneo, bicho e veterano); não adianta secar gelo apontando para o soldado, cabo e sargento sem apertar a parte de cima da tabela, pois amanhã teremos outros soldados cabos e sargentos fazendo a mesma coisa que os antecessores faziam (a convite de oficial). Precisamos dar um basta na interferência política sobre policiamento, quem entende de policiamento são oficiais e praças da corporação, e não caçadores de votos. Área bem policiada não é aquela que o comando prende muito bandido, apreende bastante material ilícito e vive fazendo continhas de estatística que serão usadas para pauta dos telejornais e em campanhas políticas (lembrei da época que guarnição não podia regressar sem o registro de um flagrante, vergonhoso). Do que adianta mancha criminal, se não tem efetivo para patrulhar as ruas? Área bem policiada é aquela que podemos encontrar policiais patrulhando a todo instante e o bandido acaba não tendo chance para agir. Hoje, andamos quilômetros sem encontrar um policial militar. Onde estão os PMs? 
(IV) 
Alguém precisa acabar com esse negócio de PM à disposição de outros órgãos. Alguém precisa elaborar uma norma para estabelecer quais oficiais ocuparão os comandos (inclusive comando geral) e por qual período de tempo. Precisamos criar a cultura de que o errado é o errado e o certo será sempre blindado. Precisamos ver alguém botar ordem na casa, não para os políticos e para as televisões, sim para o nosso cliente que é o cidadão e para a nossa missão que é o policiamento ostensivo e preventivo. Mas nada poderá ser feito enquanto o objetivo for as vantagens pessoais (lícitas ou não). A PM é o órgão da administração pública que mais "demite" funcionários, mas isto já virou lugar comum porque é feito para a televisão e não para a PM. Colocam na rua na mesma velocidade que se serve café expresso, para fazer média com a mídia; depois reinclui o excluído como se nada tivesse acontecido porque não serão processados como pessoa física e condenados a pagar do próprio bolso a reparação. É triste, sim, mas o filtro jamais conseguirá pegar as impurezas de uma instituição que a cada dois minutos contrata 2, 3, 4, 5 mil novos funcionários e os abandonam a própria sorte em uma arena com dois leões, uma lança quebrada e milhões de críticos observando. Um ciclo vicioso: bota mil imundícies para fora, reinclui novecentas e contrata mais duas mil. Entra, sai, sai, entra, exclui e reinclui. Apenas aspirina a um doente em estágio terminal. Fica ou não fica difícil cuidar da imagem de uma empresa assim? 
Sgt Foxtrot 

4) Anônimo
6 de setembro de 2014 09:58 
Cel Paúl. Sou ex-PM e por motivos óbvios prefiro ficar no anonimato e posso afirmar que tudo que o sr relata nesse texto é verdade. Gostaria de dizer que após a minha exclusão, fui trabalhar honestamente de carteira assinada e concluí um bom curso técnico onde desenvolvi minha atividade profissional, por sinal ganhando um salário melhor que ganhava na PM. Hoje estou aposentado e fico acompanhando pela imprensa as mazelas do nosso cotidiano, inclusive as da PM que parece não vai aprender a lição. 
Saudações!

Juntos Somos Fortes!

4 comentários:

  1. Caraca foxtrot, mandou muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Me vi representado em suas palavras "Foxtrot",diagnóstico preciso das nossas dificuldades.

    ResponderExcluir
  3. fox troit! vc. vive em qual pais? até eu que sou analfa queria saber onde se encontra esta policia que tanto procurei durante 31 anos que ai passei. talvez +210anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivo no país onde a maior parte dos policiais gostam de fazer parte de uma polícia amadora, suja, ineficiente, cheia de ligações perigosas, porque assim conseguem usá-la inescrupulosamente para aferir lucros. Esta polícia, suja, está aí, bem pertinho de você, mas poderia ser diferente se todos nós PM fizéssemos a nossa parte como profissionais.
      Sgt Foxtrot.

      Excluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.