JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sábado, 14 de outubro de 2017

A RELIGIOSIDADE CONTRIBUI PARA A INÉRCIA DO POVO BRASILEIRO ?



Prezados leitores, ontem anunciei no Face que hoje publicaria o presente artigo e percebi em alguns comentários que ignoraram o fato do título ser uma pergunta e não uma afirmação, o que demonstra como o tema é polêmico e que pode provocar inclusive um tipo de cegueira.
Na verdade o cerne da reflexão que proponho é a inércia do povo brasileiro diante da gravidade da situação nacional.
Eu considero tal imobilidade estarrecedora e tenho procurado enfrentá-la e entendê-la, não aceitando a resposta fácil de que o povo brasileiro é covarde, sendo essa a razão de não lutar pelos seus direitos e permitir a implantação do regime cleptocrático que vivenciamos no Brasil.
Tenho buscado as causas da inércia, considerando ser indispensável para a solução de qualquer problema o seu pleno conhecimento.
Minha primeira conclusão sobre causa desse terrível mal, exposta em incontáveis artigos e vídeos, é a falta de cidadania da população.
É certo que quem não se reconhece como cidadão, não tem o entendimento necessário para identificar as relações entre o Estado (governo) e o povo no tocante aos direitos e deveres.
Também não tenho dúvida de que a falta de cidadania é a decorrência natural da péssima educação pública oferecida ao povo, o que produziu (e continua em franca produção) mais de cinquenta milhões de analfabetos completos e analfabetos funcionais.
Até aqui nenhuma novidade para os nossos leitores habituais.
A reflexão que proponho se resume a tentar identificar outros fatores que possam contribuir para essa inércia e aproveito para solicitar o encaminhamento de opiniões sobre o tema (pauloricardopaul@gmail.com).
Nesta busca tenho que considerar temas que alcancem a maioria da população, caso contrário não servirão como parâmetro.
Seguindo esse raciocínio propus o questionamento que serve de título para o artigo, tendo em vista que um aspecto positivo do nosso povo é a enorme religiosidade, inclusive uma religiosidade plural cujo culto de cada uma é assegurado por mandamento constitucional.
Neste ponto, creio que os leitores atentos já tenham percebido que nada tenho contra a religiosidade, faltando apenas deixar claro que o que se segue não tem por objetivo promover uma discussão teológica.
Todos devem concordar comigo que a maioria das religiões praticadas no Brasil é de origem criacionista, onde a base é a existência de um Deus criador de todos e de tudo.
Apenas para facilitar a exposição de uma forma didática e sendo prático, lembro que a maioria dos criacionistas brasileiros aceita Deus como criador e como gestor universal.
Tal crença fez surgir ao longo dos séculos expressões como "a vontade de Deus", "os mistérios de Deus" e "o tempo de Deus".
Longe de criticar tais ideias, confesso acreditar que elas possam levar ao conformismo, quando aliadas à falta de cidadania.
Sim, existem povos tão ou mais religiosos que o brasileiro, mas que lutam por seus direitos, mas nestes povos o valor da cidadania existe, o que constitui a grande diferença.
Salvo engano, o que vivemos na maioria da população brasileira pode ser assim resumido:
O povo não tem educação, não possui os valores da cidadania, mas crê que Deus proverá a solução, isso segundo a sua vontade e ao seu tempo", por isso não luta por meus direitos.
Em outras palavras:
Será que a inércia da quase totalidade do povo brasileiro no tocante à luta por seus direitos, provém da falta de cidadania e também da esperança de que Deus solucionará a questão, quando tiver vontade e considerar ser o tempo certo?
Será que no Brasil a religiosidade contribui para a inércia?
Prezados leitores, sejam quais forem as suas conclusões, penso que concordarão comigo pelo menos no tocante ao fato de que não podemos mais aceitar passivamente o Brasil atual, onde centenas de milhares de pessoas morrem por ano em razão da violência e da falta de atendimento médico.
Como não reverteremos a falta de cidadania tão cedo, só me resta torcer para que eu esteja errado e que a fé (religiosidade), ao invés de contribuir para a inércia, dê forças a todos para lutarmos por um Brasil digno e justo para nossa descendência.

Juntos Somos Fortes!

4 comentários:

  1. Sobre a pergunta título penso que não. A inércia pode ser por falta de conhecimento (ignorância) ou de liderança, haja vista as manifestações sempre partirem de algum grupo com alguma liderança sobre determinada camada da população e neste caso o "efeito manada" se incumbe do resto. Na falta de qualquer um ou dos dois (como é o caso), apenas a religiosidade não seria suficiente para mobilizar protestos políticos pois são esferas distintas do comportamento humano. Penso que informação + liderança sejam catalizadores dos movimentos sociais.

    ResponderExcluir
  2. Sgt BM RENILTON LOPES15 de outubro de 2017 às 12:21

    Boa tarde,Coronel.eu ainda fico com a Palavra de Deus...tudo que tens acontecido são cumprimentos da Bíblia.em breve o mundo terá 1000 anos de paz aí sim não haverá tribulações,aflições,roubos etc....enquanto isso ainda que todos nós aqui na terra venha se manifestar contra sentando fazer alguma coisa porém a tendência é só piorar...

    ResponderExcluir
  3. O problema do brasileiro é desconhecimento do Cristianismo. 90% alega ser cristão, mas uns 5% conhece de fato e pratica o Cristianismo.

    Hoje a gente costuma ouvir que o plano globalista e esquerdista é destruir a família com a homosexualidade, divórcio, pedofilia, sexualização precoce de crianças e sexualização, bebedeira exacerbada e drogas para jovens e adolescentes com o objetivo de enfraquecer a sociedade, tornando-a dividida, que briga entre si, frágil, presa fácil de manipulação de massas divididas por ideologias.

    MAS no Brasil a maioria das famílias hoje são destruídas e desestruturadas. Não há força para controlar um governo, quando não tem estrutura familiar. E o Brasil já tem este problema hoje, a massa está dividida e as famílias desestruturadas. Estou falando de família como pai, mãe e filhos e educação dentro de casa de maneira estruturada.

    De acordo com o Cristianismo, Deus instituiu a família, o projeto de Deus é a família, e a família é uma unidade que tem muita força, MAS hoje as pessoas casam e se separam e os filhos são criados e educados por terceiros ou até mesmo esquecidos. É muita desestrutura.

    Na verdade, o Cristianismo não é motivo da inércia, o real motivo é que somos um povo desestruturado que não tem força. É um povo enfraquecido, manipulável, vai na onda que qualquer ideologia barata.

    Se a cultura brasileira fosse de fato 90% cristã, as famílias seriam estruturadas e a nossa realidade seria completamente outra. A cultura cristã representa uma força, a força da família, por isso que quem tem interesse de manipular uma massa desintegrada, tem interesse de destruir a família e fazer desacreditar no Cristianismo.

    Feliz a nação cujo Deus é o Senhor. Infelizmente esta não é a realidade do Brasil. Todo mundo fala em Deus, mas pouca gente de verdade caminha nas leis do Senhor. As leis humanas não transformam um ser humano, as leis de Deus transforma, estrutura, vivifica e fortalece o ser humano.

    ResponderExcluir
  4. Inicialmente, gostaria de frisarou que sou cristão protestante.
    Agora, semanas atrás, comemoramos os 500 anos da reforma. Estudando a história do cristianismo, bem como, a bíblia e a igreja católica romana, a qual respeito muito, dentre outros segmentos religiosos cristãos, obviamente sem desmerecer as demais religiões, não me recordo de ter lido que Deus veio a terra fazer o que os homens, coroa da criação, deveriam fazer.
    Cabe ressaltar, que nenhuma civilização iniciou sem uma base religiosa que desse sustentabilidade espiritual a ela.
    Observamos no Brasil evangélico, é que por ignorância, falta de conhecimento, as pessoas ficam naquele exemplo: uma pessoa está desempregada, e espera alguém enviado por Deus bater à sua porta oferecendo emprego...claro que se não for procurar qualificação e gastar sola de sapatos, vai continuar sem serviço! Deus não faz o que cabe a nós fazermos!
    Finalizando, estamos vendo nossas famílias e por consequência, nossa nação sendo ultrajado por bandidos que se chamam de políticos, e de braços cruzados, esperando uma intervenção divina sobrenatural, que pode acontecer, porque Deus é Deus, contudo, não costuma agir assim através da história, inclusive a própria bíblia foi escrita por homens usados por Deus para falar a estes. Em homenagem a Lutero, precisamos é de enquanto evangélicos protestantes ou não, se levarmos em conta que Lutero queria reformar a igreja romana, e não ser excomungado dela, é de sairmos da inércia e mostrarmos à que estamos.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.