JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

"DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS" - CORONEL DE POLÍCIA REF NELSON HERRERA RIBEIRO

Prezados leitores, transcrevo novo artigo da lavra do Coronel de Polícia Reformado Nelson HERRERA Ribeiro:



"DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS

A coluna de ANCELMO GOIS, no jornal O Globo (de 28/10/2017), publicou a seguinte nota:

“Castigo medieval
Marcelo Cerqueira, que foi advogado de presos políticos, acha que Sérgio Cabral agiu errado com Marcelo Bretas, mas condena a decisão do juiz de mandar o ex-governador para Campo Grande:
–  Isso não é uma pena. É um castigo medieval.
Há controvérsias.”

Acrescento eu, modestamente, a minha controvérsia.
Em primeiro, o Juiz Marcelo Bretas determinou a custódia em presídio federal de segurança máxima não do “ex-governador”, mas de um petulante criminoso, que, embora de formação superior e já condenado a mais de 72 anos de prisão, nem sequer demonstra o mínimo respeito exigido a todo tribunal. Aduza-se que de forma legal, tanto que negado o recurso pelo STJ.
Em segundo, seria importante esclarecer quem é Marcelo Cerqueira, tido como pessoa elogiavelmente corajosa, pela forma subliminar da oração relativa apositiva incluído no texto: “que foi advogado de presos políticos”. Não é bem assim. A bem da verdade.
Em 1959, aos 21 anos, já nos quadros do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Cerqueira ingressa no curso de Ciências Jurídicas e Sociais da antiga Faculdade Nacional de Direito (atual UFRJ), logrando ser eleito vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), até hoje célula ativista travestida de sociedade estudantil, então sob a presidência do atual senador José Serra. Embora homens decididos “do mato ou morro”, guerreiros do povo brasileiro (como José Dirceu), sumiram de cena logo no primeiro dia do movimento de 1964, não sei se ficaram escondidos no mato ou no morro. Quando puderam, ambos fugiram do país para o autoexílio.
Depois voltaram, em 1979, já com a segurança da Lei da Anistia. E Cerqueira tratou de concluir seu bacharelato em Direito, atuando como advogado, mas sem relegar seus matizes políticos de ativista vermelho. Muitos dos chamados “presos políticos” foram de fato condenados por atos de terrorismo, fatos que nunca se comentam, haja vista a  infiltração de “esquerdopatas” na mídia.
Mas essa seria outra profunda discussão temática que não cabe neste simples comentário.
Apenas a notícia fez surgir minha dúvida cruel, que até sugiro ao jornalista Ancelmo Gois complementar em seu comentário:
Onde estava o eminente advogado Marcelo Cerqueira, em 2012, quando Sérgio Cabral, para conter uma suposta “greve”, mandou esvaziar a chamada Bangu 1, para lá jogar, de forma arbitrária e ilegal, duas dezenas de bombeiros e policiais militares da ativa e mais 3 oficiais superiores PM inativos –  que o tempo já provou serem todos mais dignos e corajosos do que esse reles criminoso “ex-governador” Cabral –, para, externando sua tamanha indignação, rememorar suas atitudes como defensor de “presos políticos” ou, ao menos, para contrapor-se à afronta ao ordenamento jurídico ?
Aduza-se que Márcio dos Santos Nepomuceno, vulgo Marcinho VP, notório narcotraficante, atualmente preso na penitenciária federal de Mossoró/RN, declarou recentemente: “Bangu 1 é o pior lugar que já passei no mundo”. Haveria castigo medieval pior?
Perguntas simples, mas cumpre acrescentar que a premeditada e vingativa atitude do então governador Cabral (mas já criminoso) foi tão imoral e tão arbitrária que não prosperou, dando azo à subsequente anistia. Aliás, também em indecoroso processo, pois anistiou militares estaduais que nem sequer haviam sido condenados, para beneficiar de fato os arbitrários delinquentes no poder.
O eminente advogado Marcelo Cerqueira também poderia comentar a respeito. Se puder.


Nelson HERRERA Ribeiro, Cel PM Ref, advogado e professor


Juntos Somos Fortes!

18 comentários:

  1. FAVOR NÃO CENSURAR MEU COMENTÁRIO.
    ESSE MARCELO CERQUEIRA E UM BOSTA,ISSO É UM MERDA.

    ResponderExcluir
  2. O JUDICIÁRIO,ESTÁ TODO CAGADO DE MEDO DO CABRAL.
    POR ISSO,A LIMINAR VAI SER CONCEDIDA E RÁPIDO.
    QUEM TEM,TEM MEDO.

    ResponderExcluir
  3. Sou seu fã, caríssimo Coronel Herrera!

    Excelente resenha crítica, pois, além de impecavelmente redigida, desmascara o "humanístico" doutor e o cínico bandido ex-governador arbitrário em única tacada.

    Não bastassem seus atos criminosos contra os cofres do Estado e contra os referidos militares estaduais que apenas exerciam cidadania, o criminoso Sérgio Cabral sempre foi de uma crueldade desmedida contra o funcionalismo público estadual em geral. Arrogante, prepotente, mentiroso e cínico, também era chamado de ditador pelo funcionalismo público. Somente a imprensa remunerada e o MPE jamais ouviram ou viram o quão medievais foram as prisões daqueles que o governador Cabral, hoje um criminoso condenado a mais de 70 anos de cadeia - graças ao MPF e à Justiça Federal - o que eu sempre disse que só aconteceria quando a Lava Jato voltasse atenção ao RJ -,
    mandou encarcerar policiais e bombeiros militares ao arrepio dos estatutos militares (leis estaduais). Sempre chamou professores e médicos de vagabundos e sempre reuniu esforços para submeter a "castigos medievsis" a todos que ousassem desmascará-lo.

    Um causídico medíocre qualquer também gastaria todo o seu latim em prol do mais desprezível cliente, tal qual esse que se desentoca sem procuração em defesa do pior bandido que já vitimou o Estado do Rio de Janeiro, seus servidores e população.

    Deus lhe dê muita luz e paz, Coronel Herrera, para que o senhor possa nos brindar muitas outras vezes com os seus textos!

    Sgt Foxtrot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a justiça decretou a condenação à morte do coronel Claudio, mandando-o à prisão federal por vingança à morte daquela juíza que dava pra um cabo PM, ninguém achou que era uma medida medieval. O homem sendo culpado ou não, ele é um militar estadual e deveria ficar preso em unidade militar. Engraçado, né?

      Excluir
  4. Castigo medieval foi a devassa que esse devasso psicopata-sociopato fez com o Estado do RJ , onde todos os hospitais públicos estão entrando em colapso. Exames inacessiveis(antes acessíveis)! e morte anunciada de gerações inteiras de velhinhos ou doentes de várias áreas da medicina! ASegurança públuca e a Segurança Nacional estão em colapso , e o cidadão sair na rua e voltar vivo virou um jogo de sorte. Esse canalha deve ser reservado para julgamento de corte milutar após intervenção, que será forçosamente necessaria para arrancar o país desse lamaçal

    ResponderExcluir
  5. "A prisão de milionários é inconstitucional e lugar de rico é na mansão, não na prisão".
    Ass: Gilmar M.
    Cabral vai para o Leblon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No dia que o povo se desamarrar, esse Gilmar tá lascado.

      Excluir
    2. Concordo.
      Votar é escolher o ladrão que vai te roubar.

      Excluir
  6. http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2017/10/31/comando-da-pm-no-rio-e-acertado-com-deputado-estadual-e-crime-diz-ministro/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ministro da justiça teceu comentários a respeito do coronel extinto de forma leviana e com detalhes errados.
      Quanto aos comandantes da PM não tem 100%de razão porém sabemos que sem uma vizinhança meio pacífica não teria como.
      Os oficiais tem que aprender que o trabalho é técnico não se faz no calor da emoção e seus subordinados são seres humanos têm que regulamentar a escala do policial respeitando sua folga humanizando a classe senão vocês vão acabar com a PM. Não é atoa que esse ataque foi feito há um plano maquiavélico por trás. Alguém faz algo com judiciário quando eles julgam os processos todos fora de prazo alegando falta de efetivo??? Não dá não dá. Coronéis quanto mais se abaixam mais aparecem. O comando é dos senhores e não de governo, a união quer jogar a culpa em vocês pois não tem jeito essas favelas, eles tem que trabalhar e educar o povo para que não haja receptação e compra de drogas essa bola não é da PMERJ.

      Excluir
    2. Pq o ministro da justiça não toma providências para intervir na segurança do RJ???? Integração é pura hipocrisia, se ele acha que só tem bandido, solicite o controle e encontre mecanismo da PMERJ submeter se aos planos da união.

      Excluir
  7. Já está na hora do senhor secretário de segurança voltar para a polícia Federal, consequentemente mudar toda a cúpula da PMERJ. De nada adianta tirar o comandante geral e ficar o Emg

    ResponderExcluir
  8. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL,SÓ TEM MINISTROS BANDIDOS VENDEDORES DE SENTENÇA.
    PERDERAM A MORAL E RESPEITO DE TODA A NAÇÃO.
    BANDIDOS,SAFADOS E CANALHAS,COMANDADOS POR CARMINHA BLÁ,BLÁ,BLÁ,QUE FINGE QUE MANDA.

    ResponderExcluir
  9. O GOVERNO DO ESTADO,NEGOCIA SIM COM CRIMINOSOS.
    BASTA VER,QUE CABRAL MADA NO SISTEMA PRISIONAL,QUE AGORA ESTÁ ATÉ MAIS HUMANIZADO,CONTANDO AGORA ATÉ COM SALA DE CINEMA.CABRAL MANDA NO RIO,POR QUE A JUSTIÇA TEM RABO PRESO COM ELE E,O QUE MAIS SE TEME,É UMA POSSÍVEL DELAÇÃO PREMIADA DO MESMO.
    MAS JÁ QUE O MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDORENTO,POR DETERMINAÇÃO DE JACOB BARATA,CONCEDEU A LIMINAR,O JUSTO SERIA UMA PROPOSIÇÃO AO Dr BETAS,PARA MANDAR CARAL PARA BANGU 1.
    QUE TAL A CAMPANHA #CABRALEMBANGU1.

    ResponderExcluir
  10. #CABRALEMBANGU1,#cabralembangu,#CABRALEMBANGU1

    ResponderExcluir
  11. Bom, Jorge. Grande idéia. Compartilhemos.

    ResponderExcluir

  12. Jorge Luiz Paixão · Ensino Médio
    #cabralembangu1,#cabralembangu1,#cabralembangu1
    #cabralembangu1,#cabralembangu1,#cabralembangu1
    #cabralembangu1,#cabralembangu1,#cabralembangu1
    #cabralembangu1,#cabralembangu1,#cabralembangu1
    #cabralembangu1,#cabralembangu1,#cabralembangu1
    #cabralembangu1,#cabralembangu1,#cabralembangu1
    #cabralembangu1,#cabralembangu1,#cabralembangu1
    #cabralembangu1,#cabralembangu1,#cabralembangu1
    #cabralembangu1,#cabralembangu1,#cabralembangu1
    #cabralembangu1,#cabralembangu1,#cabralembangu1
    #cabralembangu1,#cabralembangu1,#cabralembangu1
    #cabralembangu1,#cabralembangu1,#cabralembangu1

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.