JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 23 de abril de 2012

RIO: POLICIAIS MILITARES CONTINUAM PRESOS ILEGALMENTE EM BANGU I.


Prezados leitores, bom dia!
No dia 10 FEV 2012, o governo estadual encarcerou Policiais Militares e Bombeiros Militares que lutavam por salários dignos, na penitenciaria conhecida por Bangu I, uma flagrante ilegalidade, um abuso, um constrangimento, uma verdadeira tortura física e psicológica.
Eu fui um desses prisioneiros da ilegalidade, fiquei cinco dias trancafiado, três deles incomunicável e posso afirmar por experiência própria, aquilo é um inferno, até  para os piores criminosos do Rio de Janeiro.
Hoje é hora de responsabilizar quem nos colocou ilegalmente em Bangu I, mas também é tempo de gritar a plenos pulmões que Policiais Militares ainda continuam presos ilegalmente em Bangu I, foram atirados naqueles “porões” há sete meses, acusados de envolvimento no assassinato da juíza Patrícia Acioly. Aliás, lá estão os Praças acusados, pois os dois Oficiais acusados foram transferidos para presídio de segurança máxima em outro estado.
Sinceramente, não consigo entender o que está acontecendo no Rio de Janeiro, pois tal situação viola a legislação, as prerrogativas e os direitos dos Policiais Militares, portanto, não poderia ter como autor o próprio governo.
O governo não pode agir na direção contrária ao ordenamento jurídico, isso desestrutura todo sistema legal, como está ocorrendo com o encarceramento de Policiais Militares em local diverso do legal. A legislação determina que os Policiais Militares sejam acautelados em Organizações Policiais Militares, ponto final. Não existe o que interpretar, não existe exceção, a legislação é de uma "clareza solar", pegando uma expressão emprestada de uma famosa representante do poder judiciário.
Pior, o governo alega para não cumprir a lei que a Unidade Prisional da PMERJ, o antigo Batalhão Especial Prisional (BEP), não é confiável, o que poderia permitir a concessão de regalias ou a fuga dos acusados. Se isso é verdade, a culpa é do próprio governo, que tem tudo para reverter essa situação, o que não pode é usá-la como desculpa para descumprir a legislação.
Além disso, os Policiais Militares podem ficar acautelados em qualquer outra  Organização Policial Militar, um em cada uma, se o governo quiser e sob forte esquema de vigilância, basta querer. O que não pode continuar acontecendo é o descumprimento da lei por parte do governo.
Eu tenho feito essa denúncia desde o dia que soube do acautelamento ilegal deles em Bangu I, mas parece que os órgãos de controle e os órgãos de defesa dos direitos humanos estão surdos.
Juntos Somos Fortes!

3 comentários:

  1. Concordo plenamente, mas se for possível voi gritar nos ouvidos deles... Ah eles vão me ouvir, se vão!!! Principalemte sob suspeita de inocentes no caso!!!!

    ResponderExcluir
  2. são policiais militares ou bandidos????

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão esta a 7 meses nesta situação e não temos a quem recorrer, temos certeza de que ele e inocente, porém isso não e o suficiente para tira-ló daquele lugar. Confio em Deus acima de tudo e de todos e rezo a ele para que de paz a familia que perdeu um de seus membro, já perdi alguém e sei o quanto doi e que isso não tem cura e uma dor eterna, porém isso não pode continuar desta forma. a Justiça não ouve ninguém em nenhum momento os familiares dos PMS presos forma procurados, por que? não somos ninguém perante a justiça do nosso país? Somos parte de uma sociedade esquecida... Nossa familia sofre todos os dias, os dias que me irmão perde de sua vida dentro daquele lugar nos os familiares também perdemos aqui fora... Meus irmão tem uma filha que acabou de completar dois anos e não esta presente na criação dela... isso tudo sendo inocente... Os culpados por isso vão continuar calados enquanto muitos inocentes sofrem todos os dias. Não acredito que aqueles que podem mudar esse quadro leiam ou se importam com o que estamos sentindo... porém Deus é maravilhoso e sei que meu irmão vai sai dessa com força para lutar e recomeçar.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.