JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 26 de março de 2019

OS HOMO SAPIENS CAÇADORES-COLETORES SE FIXARAM NO BRASIL


Extraí do livro, best-seller internacional, "SAPIENS - Uma breve história da humanidade" (38a edição) do autor Yuval Noah Harari, a expressão "caçadores-coletores", utilizada por ele para explicar um período da evolução humana no planeta.
Em apertada síntese, os grupos de sapiens caçadores-coletores eram essencialmente nômades e buscavam alimentos através da coleta de vegetais e da caça de animais. Viviam do que podiam pegar e/ou subjugar. Esgotados os recursos, seguiam adiante.
Lendo o livro e olhando para o Brasil atual, formulei uma "teoria", apesar da evolução da espécie ter avançando além dos caçadores-coletores. Penso que de alguma forma caçadores-coletores chegaram ao Brasil no passado remoto. Aqui encontraram uma fartura muito grande e se estabeleceram, permanecendo geração após geração, isso até os nossos tristes dias.
No começo recolhiam vegetais e matavam animais para comer, mas com o passar do tempo descobriram algo muito melhor para seu sustento: o dinheiro privado e público.
Passaram a "recolher" e a "caçar" dinheiro, criando inclusive grupos especializados (quadrilhas).
O menor infrator que pratica furtos e roubos, "caça" para viver.
Os poderosos que estão no topo das inúmeras pirâmides públicas e privadas "recolhem" o dinheiro público e privado.
Os "caçadores-coletores" prosperam e continuam se multiplicando nas comunidades carentes e nos luxuosos condomínios.
A imprensa diariamente reporta ações desses "caçadores-coletores" por todo o país, assim como, as primeiras reações daqueles brasileiros que não se enquadram nesse "grupo evolutivo".
Eles são uma praga espalhada por todo território brasileiro.
Urge que eles sejam "caçados" e "aprisionados" até a "extinção".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.