JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 28 de junho de 2022

FUTEBOL - POR QUE ABAFARAM O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013?

 


Ontem, dia 27 de junho de 2022, durante a live do programa Cantinho do Laranjal comentamos sobre a estranheza que causa o fato de ninguém tocar mais nos fatos estranhos que ocorreram na última rodada do Brasileirão 2013, apesar de toda a sua gravidade, de envolver a imprensa e grandes clubes do futebol brasileiro.

O Brasileirão 2013 praticamente deixou de existir no noticiário esportivo.

Não faz sentido que o país do futebol tenha engavetado fatos tão relevantes, como se nunca tivessem ocorrido.

Eu levantei uma hipótese, ou seja, no final dos julgamentos atingiu-se um tipo de equilíbrio, como se todos os envolvidos estivessem satisfeitos e por isso decidiram nunca mais não voltar no tempo, provocando esse silêncio coletivo.

Fundamentei minha opinião com a impressão, nada além disso, sobre como cada um envolvido deve ter o interesse de se calar.

- A imprensa não tem qualquer interesse em voltar ao tema porque foi a responsável pela denominada "operação abafa", não noticiando que o Flamengo tinha entrada na luta contra o rebaixamento após ter escalado André Santos contra o Cruzeiro, isso no sábado. Além disso, foi responsável por uma campanha difamatória em desfavor do Fluminense, acusando o clube de ser o responsável pelo rebaixamento da Portuguesa, alegando até um possível acordo financeiro, mentiras que foram logo derrubadas ao longo da mobilização que resultou na publicação da 1a edição do livro "O Escândalo do Brasileirão 2013". A imprensa quer isso sepultado.

- O Flamengo tem motivo de sobra para não querer tratar desses fatos, afinal a Presidência e a Diretoria da época cometeram um erro gravíssimo que poderia ter custado o rebaixamento do Flamengo, caso a Portuguesa não escalasse Heverton no dia seguinte, ou seja, no domingo. Se alguém ainda tiver dúvida sobre esse fato basta acessar a classificação final do BR 13 e devolver os pontos para a Lusa. Também não existe interesse porque quando alguns da imprensa alegaram a possível existência de um acordo entre Fluminense e Portuguesa, outros, em número muito menor, alegaram que o acordo poderia ser entre Flamengo e Portuguesa, algo mais palatável, como está explicado no livro.

- O Fluminense, por sua vez, parece que ficou muito satisfeito com o resultado da perda de pontos do Flamengo e da Portuguesa, considerando que se André Santos e Heverton não fossem escalados, o Fluminense seria o rebaixado. Logo quer deixar tudo quieto, o que acho um grande erro, pois até hoje ainda existem jornalistas que acusam o clube.

- O Vasco da Gama cometeu o grande erro de aceitar o reinício do jogo contra o Atlético Paranaense, o qual deveria ter sido adiado. Tal adiamento permitiria que o Vasco da Gama jogasse já sabedor dos erros do Flamengo e da Portuguesa, já que as escalações irregulares só conseguiram ser abafadas até a segunda-feira. O fato de ter sofrido uma goleada também deve ter esfriado as pretensões do rebaixado Vasco ficar remexendo nessas questões. Nenhum clube quer relembrar de rebaixamento.

- A Portuguesa cometeu um erro gravíssimo igual ao Flamengo, o que resultou no seu rebaixamento, salvando o Flamengo, logo ninguém na Lusa quer voltar ao tema, isso sem falar nas acusações de possível acordo, que nunca foram devidamente esclarecidas, nem no Inquérito Civil Público.

Em apertada síntese, a imprensa e os clubes parecem terem ficado satisfeitos com o arquivamento do Inquérito Civil Público sem comprovar nenhuma ilicitude.

Salvo melhor juízo, essas são as principais motivações para todos preferirem o silêncio.

Sendo também uma das razões para eu ter publicado a 2a edição do livro "O Escândalo do Brasileirão 2013", mais de oito anos após os fatos, incluindo e comentando a investigação do Ministério Público.

Eu não esqueci.

E, continuo querendo a verdade.

Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.