JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 12 de junho de 2015

"O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013" E A FIFA

Prezados leitores, solicitamos especial atenção para o contido no comentário que recebemos.



"Fernando Nogueira 
11 de junho de 2015 16:30
Boa tarde, Coronel. 
Respondendo o leitor anônimo que escreveu que o “promotor já disse que não tem como aplicar nenhum tipo de pena”, é mesmo uma maravilha (pros bandidos) viver em um país que ninguém é punido pelos crimes que comete. Que tal todos os ameaçados de rebaixamento fazerem o mesmo este ano, já que “não tem como aplicar nenhum tipo de pena”? 
Mas isso é uma besteira. O Fluminense entrou com um pedido de novo julgamento no STJD, que depende do resultado da investigação do MP-SP. Se os criminosos forem identificados, eles e seus clubes serão punidos com certeza. 
Os primeiros com cadeia e os clubes com rebaixamento e até exclusão do futebol. No caso do flamengo, no mínimo para a série C, já que ele deveria ter jogado a série B em 2014. Só não o fez porque foi salvo pela Portuguesa. 
Apesar de desgastada com denúncias de corrupção, a FIFA continua trabalhando. 
Se comprovado o envolvimento de algum clube, mesmo que o STJD não rebaixe, a FIFA poderá fazer isso, já que prevê rebaixamento e até eliminação do futebol, em seu artigo 69 do FIFA Disciplinary Code. 
Caberá ao Fluminense abrir um processo na Suíça contra o clube de remo, usando o resultado das investigações como prova e até a punição do STJD às “pessoas físicas” responsáveis pelo clube do remo na ocasião. 
O código está no link abaixo: 

Você concorda com a opinião do leitor?
Nas matérias o Lance esqueceu de publicar a irregularidade do Flamengo e, ainda, esqueceu que a escalação de Héverton salvou o Flamengo e não o Fluminense. 

Juntos Somos Fortes!

5 comentários:

  1. Concordo e assino embaixo, Coronel.

    Cadeia e rebaixamento é pouco como castigo.

    Já que houve fraude e, consequentemente, manipulação da tabela final do campeonato brasileiro de 2013, eu, como consumidor, me sinto lesado no meu direito e vou pedir indenização financeira, tendo como prova o resultado do inquérito policial.

    Sugiram que todos façam o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Samuel contra o Bahia12 de junho de 2015 às 20:53

    Coronel, a tradução do Artigo 69 do Código Disciplinar da FIFA é a seguinte:

    1. Qualquer pessoa que conspira para influenciar o resultado de um jogo de forma contrária à ética desportiva será punida com suspensão de partidas ou proibição de participar de qualquer atividade relacionada com o futebol, bem como multa de pelo menos CHF 15.000. Em casos graves, será imposta uma proibição vitalícia para tomar parte em qualquer atividade relacionada com o futebol.

    2. No caso de um jogador ou funcionário influenciar ilegalmente o resultado de um jogo em conformidade com o parágrafo 1, o clube ou associação, para a qual o jogador ou funcionário pertence, pode ser punido. Os delitos graves podem ser sancionados com expulsão da competição, rebaixamento para uma divisão inferior, dedução de pontos e retorno de prêmios.

    Vai ficar feio pra quem estiver envolvido.

    Como bem escreveu o Fernando Nogueira, o Fluminense tem de pedir pra FIFA processar os culpados. Não pode deixar barato.

    ResponderExcluir
  3. O fluminense vai pedir a Fifa para punir ele mesmo. É verdade isso? Pura cena desses tricolores que sabem que a apuração vai dar em nada. Queria pagar pela delação premiada dos envolvidos para ver esses tricolores serem desmascarados. Queria ver qual seria o novo discurso desses fanfarroes.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.