JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 16 de junho de 2015

"O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013" - EX-PRESIDENTE DA PORTUGUESA ACUSA UNIMED E FLUMINENSE

Prezados leitores, o site Yahoo Esporte publica nesta terça-feira uma entrevista com o senhor Ilídio Lico, ex-presidente da Portuguesa, onde ele faz acusações contra a UNIMED e o Fluminense.
O presidente da UNIMED contestou.
O link está no final desse artigo.
Optamos por reproduzir o trecho da matéria pertinente ao tema para que os leitores possam avaliar. A nossa opinião sera publicada amanhã.
Na matéria existe um áudio sobre a entrevista, ouçam.




"Yahoo Esportes 
Blog do Jorge Nicola
Ex-presidente da Lusa cita senador para acusar Unimed de participação na escalação de Héverton
Por Jorge Nicola
Foram quase três meses de silêncio absoluto desde 20 de março, data em que renunciou à presidência da Portuguesa. Mas a primeira entrevista de Ilídio Lico foi polêmica. Em três contatos telefônicos com o Blog, na última quinta-feira, o dirigente fez uma série de acusações, entre elas, a de que a Unimed, então patrocinadora do Fluminense, esteve por trás da escalação de Héverton na rodada final do Brasileirão de 2013 — o meia estava suspenso, o que causou a perda de quatro pontos da Lusa e culminou com seu rebaixamento. Em mais de uma hora de conversa, Ilídio isentou Héverton de culpa no escândalo, classificou a Série C como um “caos”, admitiu ter se arrependido de assumir o clube em janeiro do ano passado, reclamou da politicagem interna no Canindé e explicou os motivos que o levaram a renunciar à presidência. 
BLOG: Por que o senhor renunciou à presidência da Portuguesa apenas 14 meses depois de tomar posse?
ILÍDIO LICO: Porque percebi que não dava mais para administrar o clube. E quero deixar claro que eu que saí e não me tiraram, porque não fiz nada de errado em meu favor. A receita do clube não chegava a R$ 200 mil e as despesas passavam de R$ 1 milhão. Sem contar que penhoraram minhas propriedades, bloquearam minhas conta bancárias… 
BLOG: Desde a escalação irregular do Héverton, em 2013, a Portuguesa foi rebaixada três vezes, sofreu uma enxurrada de processos, corre o risco de ver o Canindé ir a leilão… Acha que a Lusa pode acabar?
ILÍDIO LICO: Não acredito que vá acabar, mas disputar a Série C sem cota de televisão torna a gestão do time de futebol profissional quase impossível. Ficar nessa série é um caos.  
BLOG: O “Caso Héverton” segue sem solução. O que o senhor acha que aconteceu? 
Com toda a certeza, isso foi premeditado. Um senador me falou que a Unimed pagou um dinheiro muito grosso. Mas sabe como é a Justiça no Brasil. E ninguém dá recibo. De qualquer forma, tenho esperança de que um dia isso vai dar em alguma coisa. 
BLOG: O senhor contou sobre essa conversa do senador ao Roberto Senise, que investiga o caso pelo Ministério Público? 
ILÍDIO LICO: Nunca falei disso com o Senise. Precisaria da autorização do senador para falar o nome dele. Nunca pedi autorização. 
BLOG: O senador é de São Paulo?
(A linha cai e, após nova ligação, Ilídio atende) 
ILÍDIO LICO: Não posso falar o nome dele. Meu filho está falando aqui para não falar o nome dele, porque pode o Ministério Público me chamar lá e chamar o senador. E começa a engrossar, viu? Fica ruim para mim. 
BLOG: O senhor acha que a Unimed tem participação ou o Fluminense?
ILÍDIO LICO: Segundo o… a Unimed que pagou.
BLOG: Coisa de milhão, presidente, ou coisa pouca?
ILÍDIO LICO: Pagamento em grandes quantias, né?
BLOG: E com participação do Fluminense ou não? 
Claro que os interessados estão nisso, naturalmente, agora te afirmar… 
BLOG: Quem está interessado? 
ILÍDIO LICO: O Fluminense estava entre os interessados, né? Agora afirmar, afirmar, naturalmente. Agora quem fez isso estava interessado, né? 
BLOG: Acredita que o Héverton possa ter algo a ver? 
ILÍDIO LICO: Não acredito muito nisso, não. Não estou muito preciso para cima do Héverton e do treinador (Guto Ferreira). O jogador, não. Colocaram no banco, ele é profissional e entrou. Vejo por aí (Héverton disputou os 15 minutos finais do jogo contra o Grêmio, na última rodada). 
BLOG: E o Manuel da Lupa (então presidente da Lusa)?
ILÍDIO LICO: Ele é o presidente, né? Pelo menos tem de saber o que está acontecendo com o clube.

Áudio com um trecho da entrevista concedida com exclusividade por Ilídio Lico (Assistam). 

BLOG: O senhor tem provas? Ou o senador?
Ele não tem provas. Mas a sujeira da Fifa está vindo à tona. A Portuguesa não está aguentando mais essa situação. 
BLOG: Tem realmente esperança de uma reviravolta? Como a Portuguesa poderia ser ressarcida em caso de comprovação? 
Quem sabe… Se vier a acontecer, vão ter de subir a Portuguesa ou ressarcir uma quantia muito grande. Eu preferia que a Portuguesa subisse para a Série A, até porque ela teria uma cota bem maior (de televisão) - (Link)". 

VEJA MAIS: Presidente da Unimed nega participação em escalação de Héverton e ameaça processar Ilídio (Link)". 

Juntos Somos Fortes!

31 comentários:

  1. O único interessado em desvendar o mistério é o Fluminense, que ainda possui inquérito aberto no STJD.

    Este senhor me parece desesperado... Será que o comprador prometeu algo à Lusa e não cumpriu? Reparem na entrevista que ele reclama das cotas de tv. Será que a Globo/Fla prometeu uma compensação e não cumpriu?

    Espero que esta acusação seja respondida à altura pelo Flu e pelo MP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. será mesmo?? olha o que disse o mario bittencourt...mário Bittencourt preferiu não se pronunciar sobre o assunto que considera superado, mas prometeu que o clube irá processar Ilídio.... vc acha que o flu quer saber mas o vice presidente acha que o assunto está superado, e agora quem tem razão vc ou ele?? resta esperar pra ver se o fluminense vai processar mesmo coisa que duvido muito pois se processar esse senador vai ter que aparecer e aí meu irmão se for verdade mesmo, o mario sabe que nao poderia processar nada pois corre o risco de tudo vir a tona, isso se caso o flu estiver envolvido, vamos aguardar e ver se tem processo mesmo e se caso tiver vamos ver se vai pra frente ou se será só um cala a boca pra torcida

      Excluir
    2. E por que o CR Flamengo não processou o Felipe Andreoli como havia prometido? Seria medo de a verdade vir a tona, seguindo esse seu mesmo raciocínio?

      Quanto à fala do M. Bittencourt, eu interpretei que o que estava superada era a falsa acusação de participação do Fluminense.

      Excluir
    3. Amiguinho o Felipe Andreoli deu uma opinião pessoal assim como o Coronel Paul ele não faz uma acusação ele faz uma suposição É diferente até caberia processo mas não daria em nada até pq o que ele poderia saber esse jornalista sério do cqc? Agora a acusação é direta com nome da Unimed em jogo e veio de uma das partes da confusão, essa é a questão. faz o seguinte cobre a sua diretoria, assim esses senador vai aparecer, mas acho que eles vão esperar a poeira baixar e não vão mexer em mais nada, ou seja não vai haver nada da parte tricolor.

      Excluir
    4. Que piada! O próprio CR Flamengo afirmou que iria processá-lo e não o fez. O CQC é conhecido por fazer piadas e também denúncias reais. O CQC não é o Pânico.

      Assista novamente ao vídeo. O Felipe Andreoli afirmou que possuía informações "de coxia" e que o CR Flamengo era o corruptor.

      Dê-se ao respeito, meu caro...

      Excluir
  2. quero só ouvir o silencio kkkk a proposito coronel, parabens pelo post mostra realmente que o senhor esta lutando para que seja descoberto seja quem for o culpado queimei minha lingua achando que o senhor estava colocando a paixao ao inves da razão, apesar de achar que o senhor estava com uma linha de raciocinio errada hoje o senhor mostrou que o importante é a elucidação dos fatos e parece que a poeira está saido de debaixo do tapete, cade os comentarios do fabio?, do que me chamava de pisonista? do aqipossa? fui chamado de louco por mostrar falhas nessa linha de interpretação de que o flamengo que é o culpado, nao vejo a hora de atualizar os comentarios e ver as desculpas esfarrapadas. teve um que nao teve capacidade de debater e vem falar de pontuação de texto,quero ver essa gente botar a cara e inventar historias mirabolantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui está a (muito boa) resposta do AQIPOSSA:

      http://aqipossa.blogspot.com.br/2015/06/rebaixamento-2013-mais-uma-vez-globo.html

      Excluir
    2. Companheiro, todos nós queremos os culpados, sejam ele quais forem! Pessoas físicas (bandidos) na cadeia e pessoas jurídicas exemplarmente punidas... Se provarem envolvimento do Flu, que ele vá para a última divisão. O mesmo vale para qualquer outro clube.
      E qual punição caberia, em sua opinião, à rede de comunicação e/ou empresa patrocinadora envolvida?

      Seu português continua péssimo... Mas mesmo com essa limitação você poderia perceber, juntando as peças desse simples quebra-cabeças, que não há possibilidade de o Flu ser o corruptor desse caso policial.

      Por fim informo que o Ilico já desmentiu na FOX o que afirmou. Disse que foi mal interpretado. Mas a gravação já é pública. Agora esperamos que apertem os ovos dele. Ou confirme o que disse e dê nomes aos bois, ajudando na investigação que aponte os responsáveis, ou que responda pela calúnia, injúria e difamação de sua fala.

      A ridícula declaração do Lobisomem do Canindé serviu apenas para reativar o caso na mídia. Muito bom! E para dar mais uma mostra da existência da Flapress.

      Excluir
    3. Sem argumentos. Somente ofensas. Sem conteúdo. Vai pagar a segunda fluminense?

      Excluir
    4. Se não me falha a memória, no final de 2014, alguém da Portuguesa havia inocentado o Flamengo no caso Héverton.

      Sugiro que solicitem ao autor do texto no "aQIpossa" (é necessário se identificar com contas de redes sociais para comentar lá, algo que não possuo) que pesquise por essa matéria e redija um parágrafo atualizando o seu artigo. Isso é de suma importância para compor esse quebra-cabeças e vai totalmente ao encontro dos argumentos apresentados.

      Excluir
    5. coitado do aqipossa ta perdidinho kkkkkk eu ate ia ler as asneiras que ele escreveu pra poder rebater mas parei qd ele disse que o ilidio esta diretamente envolvido, o cara ta confundindo ele com o da lupa, o ilidio foi o que assumiu essa bomba apos o ocorrido, nada mais natural do que soltar o verbo afinal a consequencia disso foi a queda pra serie c,e na gestão dele que acabou por herdar esse escandalo da adminstração anterior, ou seja se o texto do cara ja começa assim imagina o resto, provavelmente só tem coisas pra anestesiar a dor tricolor kkkkkkk só posso rir eu acho que é pouco pra esse time sem vergonha.

      Excluir
  3. Parece que vai ter que mudar a capa do livro não é Coronel?! Aliás, irá ficar muito bom, pois ambos os clubes possuem as mesmas cores, o que irá proporcionar um "tom "irônico à capa. Só irá faltar uma ambulância com o logo da Unimed! Que tal? Abraços!

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOM! TIDO QUE QUERÍAMOS ERA ALGUÉM LEVANTASSE ESSA BOLA. AGORA CABE ÀS AUTORIDADES CHEGAREM A ESSE TAL SENADOR. SE ELE EXISTIR MESMO E SE SOUBER DE ALGO QUE AJUDE A CHEGAR NOS CRIMINOSOS, QUE SEJAM PUNIDOS EXEMPLARMENTE (PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS ENVOLVIDAS).

    SE FOR APENAS CALÚNIA, QUE SE ESSE LOBISOMEM RESPONDA E PAGUE POR SUA IRRESPONSABILIDADE...

    Reparem aqui a FLAPRESS EM AÇÃO, agindo rápida e convenientemente... O link que segue é a publicação do globoesporte.com da mencionada entrevista com o lobisomem Ilico:
    http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/noticia/2015/06/flu-e-unimed-estao-por-tras-do-caso-heverton-diz-ex-presidente-da-lusa.html

    Aqui o áudio da entrevista:
    https://www.youtube.com/watch?t=11&v=SMacpaOwMYI

    Vejam como publicaram a reprodução, convenientemente distorcida, sobre questionamento sobre a participação do Fluminense.

    COMO FOI:
    ENTREVISTADOR: O senhor acha que a Unimed tem participação ou o Fluminense?
    ILÍDIO LICO: “Segundo o… a Unimed que pagou.” (entende-se que seria segundo o Senador)
    ENTREVISTADOR: Coisa de milhão, presidente, ou coisa pouca?
    ILÍDIO LICO: “Pagamento em grandes quantias, né?”
    ENTREVISTADOR: E com participação do Fluminense ou não?
    ILÍDIO LICO: “Claro que os interessados estão nisso, naturalmente, agora te afirmar…”
    ENTREVISTADOR: Quem está interessado?
    ILÍDIO LICO: “O Fluminense estava entre os interessados, né? Agora afirmar, afirmar, naturalmente. Agora quem fez isso estava interessado, né?”

    COMO O GLOBOESPORTE.COM PUBLICOU:
    – Segundo o (senador)... a Unimed que pagou. Pagamento em grandes quantias, né? E claro que o interessado é o Fluminense, naturalmente. Agora, te afirmar quem é que está interessado? O Fluminense que está interessado. É óbvio, né? – alegou.


    E há roubo-negros que ainda questionam e existência da FLAPRESS...

    ResponderExcluir
  5. Tá na cara de qualquer um. Já é hora de mudar o rumo do quebra cabeças. Coloca a figura do fluminense que o livro muda de título.

    ResponderExcluir
  6. https://scontent-mia1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xat1/v/t1.0-9/11237225_887059078045474_703634168180306550_n.jpg?oh=d8437b8b1d4a46ddf30182c767094b05&oe=5633C584

    Agora ele desmente, diz que fez confusão...

    Obrigado lobisomem Ilico!!! O assunto está novamente em pauta. Queremos os culpados punidos, sejam eles quem forem!...

    ResponderExcluir
  7. mas claro que vai desmentir se nao pode provar é melhor desmentir se nao vai sofrer processo

    ResponderExcluir
  8. Sou torcedor do Fluminense. Essa denuncia do ex presidente da Portuguesa é a melhor notícia que poderia acontecer. Pois o Fluminense já se pronunciou que irá processar-lo, para não ser condenado o Ilídio terá que apresentar provas e testemunhas, que pode ser o tal senador. Quem sabe a verdade aparece? Ou passará como palhaço.

    ResponderExcluir
  9. Com a refugada do Ilídio, segue o que vem pela frente: o lobisomem será processado, o assunto volta ao noticiário, o MP deverá ser ouvido e os flamenguistas voltam a ficar com a pulga atrás da orelha.
    Em tempo: ainda tem flamenguista achando que o Flu comprou a Lusa e outros times (Vasco, Bahia) e acabou salvando o Flamengo SEM QUERER! Tem que ser muito manipulável pela mídia pra acreditar em tal "coincidência".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá com vergonha de ser tricolor. Fala a verdade

      Excluir
  10. Na véspera da publicação do livro, aparece essa pérola...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai dizer que foi para abafar o livro. Que pretensioso.

      Excluir
  11. Que bomba coronel,
    Bem próximo a data de publicação do seu livro e sai uma matéria esclarecedora como está!!!!!!!
    Seráque a flapress fez isto de propósito, já que esta muito assustada com a publicação do seu livro?
    Melhor adiar a publicação do livro, esperar a poeira baixar.
    Fico curioso, será que está matéria sairá no apêndice do livro como o caso FIFA?
    Porque a sua linha de investigação sempre começou pelo culpado escolhido, o Flamengo?
    Isto é um indício muito claro e que deveria ser investigado, que pena que o sr nunca mudou a sua teoria e nunca quis acreditar na possibilidade de outra hipótese.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia tricolores,

    Mais uma bomba!!!
    Em matéria de vídeo publicada no youtube novas acusações do que ocorreu em 2013.
    O repórter fala claramente entre os minutos 28:39s e 29:22s a verdade do que ocorreu em 2013.
    https://www.youtube.com/watch?v=ouAApIuREvE

    Diante de novos indícios, outra matéria foi publicada dando nomes aos bois no escândalo que ocorreu em 2013.
    Entre os minutos 12:20s e 14:07s fica claro tudo oque ocorreu.
    https://www.youtube.com/watch?v=vbxvQjOV_5w

    Será que os envolvidos irão processa-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não posso processá-lo.
      Ele deve facilmente conseguir um laudo de inimputável.
      Tenho pena de quem dá ouvidos a tal cidadão.

      Excluir
    2. e aí coronel o senhor vai ficar em silencio ou vai se pronunciar diante dos novos fatos? tanto a nova acusação quanto o comportamento estranho do senhor celso barros e do senhor mario bittencourt.

      Excluir
    3. Tenho pena a quem da ouvidos a Paul.

      Excluir
    4. Processar quem fala a verdade. Como?

      Excluir
    5. Pobre mulambo... Basear suas convicções no paulinho do blog é sinal de desespero de paciente terminal. Nesse vídeo um mulambo pede a opinião daquela anta anencéfala como quem consulta um oráculo detentor da sabedoria suprema. Justo esse paulinho que se acha jornalista mas não deve passar de um zé ruela que não completou nem o ensino médio. Mas para quê? A lei(?) brasileira não exige mais graduação superior para o exercício dessa profissão que já foi mais honrada... Agora qualquer retardado mental ou mal-intencionado (ou ambos) podem exercer essa outrora nobre função. O saudoso Barbosa Lima Sobrinho deve estar se revirando no túmulo de desgosto ao saber que um indivíduo desse BAIXO nível se intitula jornalista e macula a profissão pela qual ele lutou tanto. É importante também se lembrar que há alguns anos atrás o Senhor Jorge Kajuru denunciou essa ameba estúpida como usuário indevido de seu nome em artigos veiculados, o que, segundo meus mínimos conhecimentos jurídicos, caracteriza o crime de FALSIDADE IDEOLÓGICA. E que o mesmo mentecapto ficava quieto dentro de seu apartamento, fingindo não estar presente para não receber notificações dos oficiais de justiça que iam ao seu encontro. É uma bela folha corrida para quem se intitula "jornalista com credibilidade", concordam?

      Excluir
    6. Não sou advogado do Paulinho e nem pretendo me alongar muito, mas a leitura é interessante e pode sanar as suas dúvidas e fazer um comparativo vom o blog do coronel.


      Estudo da Universidade Federal de Uberlândia/MG analisa o “Blog do Paulinho”

      https://blogdopaulinho.wordpress.com/2015/06/17/estudo-da-universidade-federal-de-uberlandiamg-analisa-o-blog-do-paulinho/


      “O formato coluna é nitidamente uma evolução do jornalismo. As pessoas ficaram mais críticas e queriam ver menos notícias “engessadas” que seguiam a diretriz de um jornal. Elas queriam a opinião de um especialista e, assim, surgiu à coluna. Para completar essa evolução do jornalismo, a coluna chegou à internet e por meio de blogs como o Blog do Paulinho coroa este gênero tão bem visto por toda a população.”


      “Paulinho em seu blog deixa bem claro que as informações ali divulgadas não são encontradas superficialmente, é necessária pesquisa aprofundada para consegui-la. E assim, após informar, ele, de forma sutil, porém muito crítica, opina sobre o tema e como em todo texto opinativo orienta os leitores na formação de opinião acerca do fato retratado.”


      “O Blog do Paulinho possui muitos acessos diários. Nele, seu autor divulga informações que a grande mídia não revela. Mostra o lado de interesses tanto do futebol, quanto do mundo político. Expõe bastidores que poucos ficam sabendo e que os grandes meios de comunicação do Brasil não difundem. Além de informar, o blog opina sobre os assuntos, sempre de forma irreverente e sarcástica, mas mesmo assim, de forma muito crítica.”

      Excluir
  13. Caro coronel.

    Eu não disse para o sr processá-lo e ao meu ver o sr não tem motivos para fazê-lo, mesmo porque ele não o relacionou ao fato ocorrido em 2013, Mas citou nomes pessoas e instituições.
    Quanto ao laudo de inimputável é apenas um suposição que o sr faz mesmo porque acredito que o sr não tenha qualificação para tal.
    Quanto a credibilidade dele posso dizer pelo que já li, pois acompanho o seu blog como o dele e tudo que ele publica sempre esta muito bem fundamentado e com documentos sólidos, inclusive o histórico de processos que ele sofre por ser jornalista é muito favorável a ele pois na maioria “como nosso amigo Fábio gosta de falar na grande maioria” das vezes ele sai vencedor nas causas.
    Quero saber se os citados de envolvimentos em ilícitos irão processá-lo?

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.