JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

BRASILEIRÃO 2013 - CINCO ANOS DO MAIOR ESCÂNDALO DA IMPRENSA ESPORTIVA



Hoje completamos cinco anos do "escândalo do Brasileirão 2013", um conjunto de fatos, esses chatos, exaustivamente comprovados neste blog democrático e no livro publicado a respeito, o que me permite apresentar apenas um breve resumo nesta data comemorativa.

Eis os principais fatos:

- na última rodada do Brasileirão 2013, o Flamengo estava salvo matematicamente do rebaixamento; a Portuguesa estava praticamente salva; o Vasco e o Fluminense lutavam para não caírem, entre outros.
- a rodada começou no dia 7 de dezembro (sábado) e foi concluída no dia 8 (domingo).
- nos dias 6 e 7 alguns órgãos de imprensa noticiaram que o Flamengo não poderia escalar André Santos por estar suspenso.
- a direção do Flamengo interpreta errado a legislação e escala André Santos para o jogo e ele joga.
- a partir desse momento o Flamengo passou a correr risco de ser rebaixado em virtude da punição que seria imposta (como foi) ao clube. Uma punição ratificada em todos os julgamentos realizados, cabe destacar. O Flamengo perdeu todos os recursos.
- o que deveria ser feito pela imprensa esportiva diante de um dos maiores "furos" de reportagem da história do futebol brasileiro? Óbvio, noticiar no dia 7 (sábado) o ocorrido e informar que o Flamengo poderia ser rebaixado no domingo.
- nenhum órgão de imprensa esportiva noticiou. Nem os que publicaram sobre a suspensão de André Santos. 
- qual a explicação dada pela imprensa esportiva para essa "amnésia coletiva"? Até hoje nenhuma. Cinco anos se passaram e o fato da imprensa ter se "calado" continua sem qualquer esclarecimento.
- como ninguém noticiou, o assunto ficou abafado e aconteceu algo surreal. A Portuguesa, isso no domingo, também escalou um jogador irregular, o Héverton. 
- repare que tudo ocorreu dentro do campo, os erros aconteceram durante as partidas.
- isso fez com que após as punições ao Flamengo e a Portuguesa, o clube paulista tenha caído e evitado a queda do Flamengo, considerando os resultados dos jogos de domingo.
- basta consultar a classificação oficial final do Brasileirão 2013 para constatar que se a Portuguesa não escalasse o Héverton, o Flamengo teria sido rebaixado.
- todos são fatos indiscutíveis e plenamente comprovados.
- a imprensa fez algo a respeito de todos esses fatos? Fez, tentou jogar a culpa no Fluminense de todas as formas e até hoje ainda existe jornalista dizendo que a Portuguesa salvou o Fluminense.

Tenho certeza que no dia 7 de dezembro de 2013 estaremos comemorando o décimo aniversário do escândalo e a imprensa continuará abafando os fatos e algum jornalista ainda vai estar acusando o Fluminense.

Um comentário:

  1. http://www.panoramatricolor.com.br/cinco-anos-de-uma-farsa-por-paulo-roberto-andel/

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.