JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 26 de abril de 2022

GRAM - INJUSTIÇA CONTRA MILITARES DO ESTADO DO ERJ E PENSIONISTAS PRECISA SER CORRIGIDA




 Transcrição:

"Jornal O Dia

Injustiça contra PMs e bombeiros veteranos e pensionistas ainda pode ser corrigida

A reivindicação de oficiais, praças e das pensionistas militares, além de justa e meritória, encontra total respaldo no arcabouço jurídico

Marcelo Queroz

O governador Cláudio Castro tem nas mãos a grande oportunidade de reparar uma injustiça contra veteranos e pensionistas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. A Lei 9537/2021, que instituiu a versão fluminense do Sistema de Proteção Social dos militares, elaborada e sancionada nos últimos momentos do prazo para a adequação à regra das Forças Armadas, criou a Gratificação de Risco de Atividade Militar (GRAM), mas concedeu este adicional somente para os ativos, apesar de a legislação estabelecer que ela é devida a todo militar do estado e, consequentemente, às pensionistas destes militares. A segregação indignou e frustrou aqueles que dedicaram a maior parte da vida a defender a segurança e garantir o bem-estar da sociedade.

A reivindicação de oficiais, praças e das pensionistas militares, além de justa e meritória, encontra total respaldo no arcabouço jurídico. Um dos argumentos fundamentais é que o pagamento da GRAM será mantido para os atuais PMs e bombeiros da ativa quando estes se inativarem, quebrando assim a paridade, que consiste no militar inativo ter a mesma remuneração que o seu correspondente na ativa. Da forma feita pelo governador, um soldado inativo nunca ganhará igual a um soldado ativo, e assim por diante.

Para evitar isso, necessário se faz pagar a GRAM a todos os militares veteranos e pensionistas militares. É um direito garantido, uma vez que a natureza da gratificação é genérica e não está vinculada ao exercício de uma atribuição ou destinação específica, como acontece com os auxílios transporte, alimentação e outras. Nesses casos, já há um entendimento do Supremo Tribunal Federal que restringe o pagamento aos ativos (Leia mais)".
Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.