JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

domingo, 14 de setembro de 2025

GRAM - RECOMPOSIÇÕES - VETERANOS E PENSIONISTAS NÃO SÃO PLATEIA POLÍTICA


 

Juntos Somos Fortes!

DEPUTADOS AFIRMAM QUE COMANDANTE DA PMERJ SÓ FOCA NA SUA VIDA POLÍTICA




TRANSCRIÇÃO:
"O GLOBO
Por  — Rio de Janeiro

 

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

GRAM - O ADICIONAL DE COMPENSAÇÃO, A MELHOR OPÇÃO





TRANSCRIÇÃO:

"Senhor Comandante Paúl:

Politicamente, ao meu ver, parece que tá muito complicado de resolver a situação da GRAM. Porque a maioria dos Antigos Veteranos foram levados a acreditar que têm o direito de *ganhar tudo*: Receber o valor total do percentual da GRAM (62,50%) e permanecer recebendo o Adicional de Inatividade e o Soldo ao Grau Hierárquico Superior; ou ficar com a GRAM trocando apenas pelo Adicional de Inatividade. Tanto pelo Executivo ou Judiciário, dificilmente consegue, porque causaria outra Disparidade com os Novos Veteranos a partir de 01.01.2022...

Mesmo se trocasse a GRAM pelo Adicional de Inatividade e o Soldo ao Grau Hierárquico Superior, como está sendo feito com os Novos Veteranos a partir de 01.01.2022, de acordo com o parágrafo 4° do artigo 41 da Lei RJ 9.537/2021, como também estava previsto em seu artigo 42, que foi Vetado, tal situação, não contemplaria os Antigos Capitães Veteranos da PMERJ e do CBMERJ que se encontravam nessa condição até 31.12.2021 e seus Pensionistas, porque teriam os seus percentuais de GTETPM/BM diminuídos de 192,50% para 150%, assim também, como não contemplaria de forma justa os Graduados Reformados por Ato de Serviço até 31.12.2021 e seus Pensionistas, os quais perderiam 1, 2 ou 3 Graus Hierárquicos Superiores, porque o parágrafo único, do artigo 19, da Lei RJ 9.537/2021, com vigência a partir de 01.01.2022, determina que Oficiais e Graduados Reformados por Ato de Serviço têm direito à percepção de apenas 1 Soldo ao Grau Hierárquico Superior.

Ou seja, como tem um número expressivo de Antigos Veteranos e Pensionistas Previdenciários da PMERJ e do CBMERJ que querem algo que as Legislações Estadual e Federais não contemplam; os Políticos tendem a querer fazer algo que atenda a vontade da maioria, porém, quando verificam a inviabilidade, deixam o tempo passar e nada resolvem.

O Adicional de Compensação com retroatividade à 01.01.2022, por exemplo, ao meu ver, é uma solução viável e foi através de estudos rebuscados que cheguei nesse Regramento Legal que está sendo seguido pelas Forças Armadas, sendo conferido por mim, quando estive pessoalmente em contato com o Diretor e Subdiretor da DVP/CML do Exército Brasileiro, em novembro/2024. Porém, se o Governo fosse implementar o Adicional de Compensação, dificilmente pagaria a retroatividade à 01.01.2022, como também, a Maioria dos Antigos Veteranos foram levados a acreditar que *27%* de aumento para igualar os Proventos e Pensões em cada Posto e Graduação, entre os Novos e Antigos Veteranos e Pensionistas Previdenciários da PMERJ e do CBMERJ, *é um percentual muito pequeno*. Como também, se o Governo do RJ tivesse a iniciativa de implementar o Adicional de Compensação, a Maioria dos Veteranos continuariam se mostrando contrariados, e, talvez, por isso que, existe a inércia e desprezo do Governo do RJ em relação aos Antigos Veteranos e os Pensionistas Previdenciários da PMERJ e do CBMERJ, sobre o Tema da GRAM. 

A versão apresentada pelos pré-candidatos a cargo eletivo está sempre no sentido de conseguir a PARIDADE, jamais mencionando que tanto a Lei RJ 9.537/2021 e as Legislações Federais que regem o Sistema de Proteção Social dos Militares dos Estados e do Distrito Federal, também determinam o cumprimento da SIMETRIA. Falam o que todos querem ouvir. Analisando pelo campo da política, estão fazendo o "certo" para serem eleitos. Sobre o adicional de compensação, procuram apequenar e desrespeitar esse Instituto, numa tentativa de frear o avanço dessa possibilidade por parte do Governo do RJ e a real compreensão dos Antigos Veteranos e Pensionistas Previdenciários, simplesmente pelo fato da proposta não ter sido feita por eles. Precisam demonstrar a todo o momento que são os "Salvadores da Pátria". Mentem descaradamente para os Heróis Antigos Veteranos e Pensionistas Previdenciários da PMERJ e do CBMERJ, com desinformações e contra-informações, objetivando confundir as pessoas, tendo
como único objetivo  tragar-lhes os votos para conseguirem almejar uma cadeira no parlamento federal ou estadual, seguindo a cartilha de inúmeros que usaram esse método para serem eleitos deputados.

Deus está acima de tudo e no momento dele Todos os Antigos Veteranos da PMERJ e do CBMERJ e seus Pensionistas Previdenciários serão Exaltados em relação a EQUIPARAÇÃO/PARIDADE/SIMETRIA da GRAM com os mesmos valores dos Proventos e Pensões dos Novos Veteranos e Pensionistas a partir de 01.01.2022.

MAJOR DE POLÍCIA RR HENRIQUE"

JUNTOS SOMOS FORTES!

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

GOVERNADOR CLÁUDIO CASTRO, O BOPE TEM VETERANOS, SABIA?





Penso ter sido um dos primeiros a comentar publicamente que não poderia ser descartada a possibilidade do Exmo Governador do Estado do Rio de Janeiro, senhor Cláudio Castro do PL, ter sido ludibriado por Militares Estaduais quando foi criada a Gratificação de Risco de Atividade Militar (GRAM). 

Tal hipótese só foi reforçada nesses quase quadro anos de reinado da ilegalidade em prejuízo de milhares de Veteranos, Pensionistas e suas famílias. 

Inclusive o próprio governador reforçou recentemente essa possibilidade quando jogou no colo do Coronel de Polícia HENRIQUE e do Coronel Bombeiro Militar LEANDRO a responsabilidade pela criação da GRAM e como eles se calaram, não se defenderam publicamente, arcam com o ônus da culpa ou do dolo. 

Certo é que se o Governador Cláudio Castro não foi enganado propositalmente, ele foi pessimamente assessorado na época da elaboração 9.537/21 (a tempestade perfeita).

Aliás, esse mal assessoramento parece ser uma marca do governo, como se repetiu na sede do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

Em clima político e festivo compareceram no honrado pátio do BOPE, políticos, militares que almejam ser políticos e Militares de Polícia. A solenidade teve por objetivo anunciar investimentos no Batalhão e aumento da gratificação mensal para R$ 2.500,00. 

A PMERJ fez um vídeo institucional sobre o evento que está circulando nas redes sociais.

Uma festa política perfeita? 

Claro que não. 

Imagine como estão se sentido os honrados integrantes do BOPE que arriscaram a vida em operações de alto risco durante a carreira e que passaram para a inatividade até 31 de dezembro de 2.021? 

Eles são os Veteranos do BOPE. 

Eles perderam a gratificação logo que passaram para a inatividade, pois ela é de natureza pro labore faciendo. 

Nem suas futuras pensionistas receberão.

Eles não recebem a GRAM. 

Nem suas futuras pensionistas receberão.

Governador Cláudio Castro, o senhor sabia esses detalhes? 

Alguém lhe avisou que um Subtenente Veterano do BOPE, que recebe a diferença de soldo e IAI, está recebendo um provento muito menor do que os vencimentos de Praças da Ativa do BOPE de graduações inferiores? 

Governador, enganado ou não, o senhor destruiu o sistema remuneratório da PMERJ e do CBMERJ. 

Acabou com a paridade que existe até na lei 9.537/21 de sua autoria.

E, paralelamente, feriu de morte a hierarquia. 

Nós, Militares Estaduais, teremos que lutar por anos para consertar tudo que o senhor é seus assessores estão destruindo, dia após dia. 

Deus proteja a PMERJ, o CBMERJ e os seus honrados integrantes.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

sábado, 23 de agosto de 2025

PMERJ - GRAM - 72 ATIVOS - NOTÍCIA DESMOLARIZANTE - ÁUDIO DE CORONEL PM REF


(Imagem da marcha em defesa da PMERJ realizada em janeiro de 2.008 liderada pelos Coronéis Barbonos e pelos 40 da Evaristo, no governo Sérgio Cabral)


As redes sociais dos Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro estão em efervescência diante de uma matéria jornalística devastadora para a  já muito corroída imagem da PMERJ.

No dia 19 de agosto, o jornal O Globo publicou matéria assinada pela jornalista Vera Araújo com o seguinte título:

"AO MENOS 72 POLICIAIS MILITARES TRABALHAM PARA A NOVA CÚPULA DO JOGO DO BICHO".

Em determinado trecho da matéria a jornalista esclarece que são 72 Policiais Militares do serviço ativo, entre outros envolvidos.

Por si só a matéria fere a alma de todos aqueles que ainda possuem amor corporativo, um atribuído que parece cada vez mais raro.

É óbvio que devemos usar em defesa da PMERJ e dos citados Policais Militares da Ativa que se trata de uma INVESTIGAÇÃO do Ministério Público, não existindo julgamento e condenação,  além de arguir também o direito ao contraditório e à ampla defesa, embora o mal em termos de imagem institucional seja irreversível. 

A matéria em si trouxe uma agitação nas redes que foi catalisada por um áudio atribuído a um Coronel PM Reformado (Inativo) que está circulando nos grupos. O Coronel referido é muito antigo e respeitado pela tropa. Ele saiu em defesa da PMERJ e na sua fala fez severas críticas ao atual Secretário Estadual da Polícia Militar, Coronel de Polícia MENEZES, citado por ele algumas vezes, além de criticar Comandantes de um modo geral, a Corregedoria e um Deputado, sem citar os nomes.

É muito triste a atual situação da PMERJ, ainda bem que vozes ainda se levantam em sua defesa, poucas, não podemos negar. 

A matéria pode ser encontrada no jornal O Globo impresso ou através de pesquisas no Google. 

O áudio opto por não reproduzir por não ter autorização do autor (afinal antiguidade é posto), mas ele está se espalhando nas redes dos Policiais Militares através do ZAP.

Deus salve a bicentenária, heróica e gloriosa Polícia Militar do Estado do Rio de Janeito e proteja todos os seus integrantes.

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

PMERJ - CBMERJ - UMA IDEIA PARA OS INATIVOS ATÉ 2.021



A completa dominação política das gloriosas e heróicas Instituições Militares do Estado do Rio de Janeiro, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, implantou o caos completo causando a dissolução de todos os valores institucionais, sobretudo o amor corporativo.

Tal tragédia era previsível considerando que onde os maus políticos colocam suas ávidas mãos tudo é destruído.

Recentemente, acabaram com a paridade entre ativos e inativos e não tardará para que acabem com a integralidade dos ativos, as duas bases do sistema remuneratório militar.

Dividiram o efetivo de diferentes maneiras.

Quebrando a paridade dividiram ativos e inativos a tal ponto que um Segundo Sargento do serviço ativo ganha mais que um Subtenente na inatividade que ganha a diferença de soldo (ganha como Segundo Tenente).

Os próprios ativos já estão divididos entre os que recebem triênios e os que não receberão triênio, o que também causará uma enorme diferença nos vencimentos ao longo da carreira.

No início de 2.022 criaram um segundo grupo de inativos.

Os inativos até 2.021 recebem a diferença do soldo do posto acima e a indenização do adicional de inatividade.

A partir de 2.002, os novos inativos trocaram essas duas rubricas pela Gratificação de Risco da Atividade Militar (GRAM), passando a receber proventos muitos superiores aos inativos até 2.021.

Não bastasse toda essa devastação promovida nas duas Instituições Militares agora querem implantar um terceiro grupo de inativos que passarão a ter direito a uma promoção no final da carreira. O que na prática ultrapassa a ideia do retorno do recebimento da diferença de soldo do posto acima, pois será uma efetiva promoção.

O absurdo da vez criará outra situação esdrúxula.

O terceiro grupo terá mais vantagem que o segundo grupo, pior será a comparação com o primeiro.

Na Policia Militar e no Corpo de Bombeiros teremos no primeiro grupo Subtenentes ganhando como Tenentes, tendo carteira de identidade de Tenentes, mas não tendo os direitos e prerrogativas dos Oficiais, porque não foram promovidos.

E, teremos esse terceiro grupo que ganhará como Tenentes, terá carteira de Tenentes e terá todos os direitos e prerrogativas dos Oficiais, porque todos serão promovidos ao posto.

Neste ponto, paro e penso, será que um Militar Estadual de outro Estado ou um Militar Federal terá acesso a este breve artigo

Certamente irá me considerar um mentiroso, um criador de fakenews ou um comediante.

Pior, tudo isso é verdade ou não estão sabendo comunicar.

Vou tratar deste assunto no meu canal do Youtube ( @pauloricardopaul ), mas deixo uma sugestão para os inativos do primeiro grupo (até 2.021) neste primeiro momento, ainda sob os efeitos da pancada e sem maiores análises, deixo claro.

Logo que implantarem a tal promoção para o terceiro grupo, compareçam às respectivas Diretorias de Inativos (Veteranos) e requeiram a promoção ao posto acima, considerando que não faz qualquer sentido o novo grupo ganhar uma promoção e os mais antigos não.

Os "Políticos Fardados" instalaram o caos completo.

Deus proteja as Instituições e seus integrantes, sabe-se lá o que farão nos próximos anos, meses ou dias.

PMERJ - CBMERJ - A CRIAÇÃO DO TERCEIRO TIPO DE INATIVO

 



O caos é completo!

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

CRISE NA PMERJ - DEPUTADOS DENUNCIAM USO ELEITORAL DA POLÍCIA MILITAR



TRANSCRIÇÃO:

TEMPO REAL

"Deputados denunciam uso eleitoral da PM e reforçam tensão com coronel Menezes

Lucas Luciano
Vida que segue...


Alexandre Knoploch (PL) foi ao microfone, na sessão da Assembleia desta terça-feira (19), para criticar a gestão dos batalhões da Polícia Militar (PM). O governista, que já tinha postado um vídeo recheado de críticas no fim de semana, aproveitou para alfinetar novamente o secretário Marcelo Menezes (LEIA NA ÍNTEGRA)."

Acirrando o clima pouco amistoso entre o coronel e a base governista da Alerj, Knoploch vai protocolar uma série de requerimentos de informações — pedindo, inclusive, o relatório do produtividade de cada batalhão do Estado do Rio nos últimos 18 meses. Quer provar que a escolha dos comandantes não tem relação com a apresentação de bons resultados operacionais.

Durante a sessão, Knoploch também citou uma mensagem enviada pelo governador Cláudio Castro (PL) com mudanças nos postos da PM e destacou que já tinha postado um vídeo recheado de críticas no fim de semanaaproveitou para alfinetar novamente o secretário Marcelo Menezes


CLASSIFICADO - FLUMINENSE 2 X 0 AMÉRICA DE CALI


 

Saudações tricolores!

A ALIENAÇÃO DOS LÍDERES DIANTE DO NÃO PAGAMENTO DA GRAM E DAS RECOMPOSIÇÕES


 

Reflexão

Nas Instituições Militares a competência não pode ser substituída pela indicação política sob pena de criar um efetivo de políticos fardados.

Paulo Ricardo Paúl 

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

CRISE NA PMERJ - PGE INDICA TROCA DE COMANDANTE APÓS PRISÃO DE MAIS DE 20 POLICIAIS MILITARES




Transcrição:

"Site G1

Por Bette Lucchese, TV Globo