Prezados leitores, o recesso continua, mas como as notícias sobre o "Escândalo do Brasileirão 2013" se sucedem, temos que pelo menos transcrever o noticiado e fazer breves comentários.
A fala de um jornalista citando o Flamengo, que publicamos nesse espaço democrático, tem produzido efeitos (Link).
Tudo indica que a matéria publicada no site do Globo Esporte seja uma "resposta" ao noticiado pela rádio.
Nós recomendamos cuidado ao interpretar o texto da matéria, pois temos recebido comentários de torcedores comemorando a "absolvição" do seu clube, o que não ocorreu.
"GLOBO ESPORTE
BASTIDORES FC
Quarta-feira, 30/04/2014 às 08:00
por Martín Fernandez
Ministério Público de São Paulo descarta investigação sobre clube carioca
O Ministério Público de São Paulo continua investigando em duas frentes o rebaixamento da Portuguesa no Campeonato Brasileiro de 2013: na área cível, o promotor Roberto Senise Lisboa, da Justiça do Consumidor, apura se a postura do clube resultou em algum dano ao consumidor; na área criminal, o Gaeco (grupo do MP que atua no combate ao crime organizado) apura se houve irregularidades na relação entre o clube e o banco Banif.
Segundo o blog apurou com o integrantes do MP-SP, não existe nenhuma investigação em curso sobre o envolvimento de clubes do Rio de Janeiro no rebaixamento da Portuguesa. Os promotores tampouco descobriram até agora qualquer indício ou prova ou suspeita ou qualquer coisa que possa alterar os resultados do Campeonato Brasileiro do ano passado ou afetar o andamento do torneio deste ano. As investigações ainda vão levar muito tempo, afirma quem está diretamente envolvido nela.
A Portuguesa perdeu quatro pontos no Campeonato Brasileiro de 2013 por ter escalado um jogador (o meia Héverton) que estava suspenso na última rodada do torneio. A punição, aplicada pelo STJD, causou o rebaixamento do time para a Série B. A presença do atleta na partida contra o Grêmio gerou todo tipo de suspeita - uma delas de que o jogador teria sido escalado de propósito, para rebaixar a Portuguesa e salvar outro clube. O próprio jogador, o técnico Guto Ferreira e todos os ouvidos pelo MP-SP negaram com veemência essa hipótese.
Nesta semana, o Ministério Público de São Paulo reafirmou a este blog que jamais recebeu nenhum suposto vídeo em que Héverton supostamente confessa que sabia estar suspenso quando entrou em campo contra o Grêmio, nos minutos finais da partida (Fonte)".
Destacamos:
"Segundo o blog apurou com o integrantes do MP-SP, não existe nenhuma investigação em curso sobre o envolvimento de clubes do Rio de Janeiro no rebaixamento da Portuguesa".
Salvo melhor juízo, o texto é claro: não existe investigação.
Não custa destacar que isso é muito diferente de ter sido realizada uma investigação e nada sido encontrado contra os clubes.
O artigo prossegue:
"Os promotores tampouco descobriram até agora qualquer indício ou prova ou suspeita ou qualquer coisa que possa alterar os resultados do Campeonato Brasileiro do ano passado ou afetar o andamento do torneio deste ano".
A frase merece um cuidado especial, pois ela pode empurrar o raciocínio dos desavisados para uma conclusão ampla, geral e irrestrita sobre a final da investigação e a isenção dos clubes cariocas, o que não é verdade como esclarece a frase final do parágrafo:
"As investigações ainda vão levar muito tempo, afirma quem está diretamente envolvido nela".
Nós, torcedores mobilizados, queremos que seja investigado se ocorreu ou não o envolvimento de outro clube na escalação irregular do jogador Heverton.
Simples!
Infelizmente, tudo indica que o MP de São Paulo não fará tal investigação, mas isso não significa que os fatos nunca serão apurados.
Não podemos esquecer que o MP do RJ também instaurou ICP, por exemplo.
Diante desses fatos, os que querem a investigação não podem desanimar e os que não querem a investigação não podem comemorar.
Juntos Somos Fortes!