Rio de Janeiro, 26 de agosto de 2.023.
Prezado senhor Fernando Diniz:
Saudações tricolores!
Parabéns pela convincente vitória sobre o Olimpia no Maracanã, felicitações que devem ser estendidas ao elenco e à toda comissão técnica.
Na próxima semana teremos o jogo de volta e, antecipadamente, sabemos que será um jogo muito difícil, sendo esse o objetivo de ter escrito essa breve carta.
Esclareço que não sou seu fã e carteirinha, nem crítico contumaz do seu trabalho, entendo que todos os técnicos acertam e erram em suas decisões, mas temo por uma característica do seu temperamento: a teimosia.
Fundamento essa opinião com a minha vivência de mais de cinquenta anos assistindo partidas de futebol, sobretudo as que envolveram o nosso amado tricolor.
Sim, o senhor é teimoso, o que fica claro na opção ou não por alguns jogadores e pela escolha da estratégia de jogo.
Nenhum time do planeta deve sempre sair jogando da defesa, o que o Fluminense faz mesmo quando pressionado por vários adversários. Tal estratégia deve ser uma opção, nunca uma obrigação.
Diante desse fato que o Fluminense repete frequentemente, devemos lembrar que o Olimpia irá nos "abafar", logo tal estratégia não deve ser a única a ser implementada, talvez deva ser evitada.
Ainda considerando esse comportamento previsível do Olimpia, não podemos abdicar de contra-atacar, o que se torna quase impossível quando o time recua todo.
Nenhum grande time do planeta recua todos os seus jogadores quando é atacado, a não ser em circunstâncias especialíssimas. O Fluminense faz isso rotineiramente, perdendo a segunda bola sempre e não construindo contra-ataques.
Pense em deixar pelo menos um dos nossos atacantes velozes, nós os temos, sempre na altura da linha do meio de campo, com o cuidado de não ficar em impedimento. Assim começaremos a disputar a segunda bola rebatida da nossa defesa e a ter a possibilidade do contra-ataque.
Não quero sofrer com o Olimpia pressionando o tempo todo e cruzando bolas para o interior da nossa área.
Encerro por aqui, respeitando muito o seu trabalho e torcendo por mais uma vitória.
Saudações tricolores!
PS - Eu também sou teimoso, vez por outra.