JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

domingo, 8 de setembro de 2013

AS CAUSAS DO FIASCO DOS PROTESTOS NO SETE DE SETEMBRO

O povo brasileiro parecia ter despertado de uma longa hibernação quando as ruas começaram a ser ocupadas pela população, isso no mês de junho. Centenas aqui, milhares ali, o povo ia enchendo as ruas do Brasil de cidadania, dia após dia. O movimento parecia crescer geometricamente, tanto no número de manifestantes, quanto na quantidade de cidades onde ocorriam os protestos.
Quem não lembra dos 300.000 manifestantes no Rio de Janeiro?
Os maus governantes batiam cabeças, não sabiam o que fazer para deter o avanço do movimento popular, isso ficou evidente.
Nesse cenário amplamente favorável ao povo e contrário aos maus políticos, nesse momento no qual poderíamos alcançar grandes conquistas para mudar o país, surgiram dois grupos que esvaziaram as ruas e praticamente levaram o povo novamente para o seu berço esplêndido: os mascarados e os gestores da segurança pública. 
Aparentemente, eles estavam em lados opostos, mas na prática acabaram atuando em conjunto para tirar o povo dos protestos, esses que devem ser organizados, ordeiros e pacíficos, como manda a legislação.
E como agiram?
Simultaneamente, os mascarados promoviam a violência, enfrentavam a polícia e realizavam atos de vandalismo, enquanto isso os gestores da segurança pública pelo país não conseguiam garantir o direito de manifestação e nem manter a ordem pública. Todo protesto passou a terminar em violência e vandalismo.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a secretaria de segurança se mostrou sempre perdida, sem saber o que fazer para cumprir as suas missões, chegando ao ponto de ser acusada ao mesmo tempo de ser omissa ao não reprimir os atos de vandalismo e de praticar excessos quando atuava na repressão. Caiu o Comandante Geral da Polícia Militar, uma resposta política às críticas, sem dúvida. Mudaram o comandante, mas nada mudou, a secretaria de segurança continuou e continua errando. O caos tem sido completo, o que levou na maioria dos dias seguintes aos protestos, o secretário de segurança Beltrame a optar pelo silêncio.
Ontem, os protestos que reuniriam milhões, acabaram sendo protestos de centenas de pessoas na maioria dos locais onde ocorreram, isso incluindo os mascarados como manifestantes, o que é um erro.
A violência dos mascarados e a incapacidade dos gestores da segurança acabaram formando uma força irresistível que tirou os verdadeiros manifestantes das ruas brasileiras.
Isso não é novidade, escrevo a respeito no twitter ( @celprpaul ) desde junho. Novidade aparecerá caso alguém consiga provar que a união das forças citadas não foi obra do mero acaso, mas sim algo pensado e repensado em algum gabinete.
Juntos Somos Fortes! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.