JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O BIZARRO SISTEMA POLICIAL BRASILEIRO E O FIM DAS POLÍCIAS MILITARES

A insegurança que o brasileiro vivencia em cada esquina é a comprovação prática da ineficiência do sistema policial. Tal verdade tem feito que ao longo dos anos tenham sido levantadas vozes que pregam mudanças na polícia, algumas delas transformadas em propostas de emendas à constituição federal (PECs), algumas das quais tramitam há anos no Congresso, ganhando ou perdendo força em face dos diferentes interesses corporativos.
O atual sistema é bizarro e ineficiente, todos devem concordar. Não conheço nenhum outro país que utilize sistema policial idêntico ao nosso. Temos polícias federais e estaduais, tosa deficientes no cumprimento de suas missões. Além disso, as estaduais (PMs e PCs) são polícias pela metade, não realizam o ciclo completo de polícia, algo que só existe no Brasil e que beira o inacreditável, pois isso contribui sobremaneira para a ineficiência. Portanto, mudar é imprescindível e urgente, isso é fato.
Em termos de mudanças, o tema mais recorrente é a desmilitarização das Polícias Militares (PMs) e a consequente incorporação dos seus efetivos às Polícias Civis (PCs), embora esse segundo momento não seja claramente explicitado.
Os protestos trouxeram esse tema para as ruas, alimentado pela forma com as Polícias Militares tem atuado na repressão aos protestos, demonstrando inúmeras vezes um emprego excessivo de violência e de recursos para controle dos distúrbios, como os agentes químicos e as armas não letais.
Ao longo desse período de protestos populares as Polícias Militares têm exposto as suas mazelas, sobretudo a não qualificação adequada, problema que possui várias causas, sendo a principal a desvalorização dos Policiais Militares por parte dos governantes.
As Polícias Militares como polícias ostensivas, responsáveis pela preservação da ordem, são a parte do sistema mais visível nas ruas, o braço armado do governo para controlar o povo, como muitos gostam de apregoar. Nas ruas os Policiais Militares passaram a ser os representantes dos governos que o povo quer retirar dos seus luxuosos gabinetes. Os PMs simbolizam os inimigos, isso é fato. Situação muito semelhante a vivida nos governos militares.
Enquanto isso, as Polícias Civis também demonstraram a sua ineficiência na investigação e apresentação ao Poder Judiciário dos milhares de vândalos que se aproveitaram dos protestos para promoverem danos e saques por todo o Brasil. A diferença é que a ineficiência das Polícias Civis não ganha repercussão na mídia, embora se materialize claramente no número limitadíssimo de prisões e na perpetuação dos atos de vandalismo, pois soltos os criminosos continuam a agir, isso é lógico.
No Rio a situação contrária às Polícias Militares ganhou contornos de grande relevância, pois os detidos pela PM sempre foram muito bem tratados nas delegacias da Polícia Civil, como os próprios faziam questão de expressar nas entrevistas após a liberação. Obviamente, o tratamento adequado nas delegacias deve ser aplaudido, mas isso foi lido como um contraponto. Uma polícia fazia a detenção, reprimia com cassetetes, balas de borracha e gases, enquanto a outra ouvia, tratava bem e liberava (não prendia).
Em apertada síntese: uma polícia é ruim, a outra é boa.
Qual o povo quer?
Ouça quem tiver ouvidos para ouvir: o caldo de cultura estabelecido é amplamente favorável à extinção das Polícias Militares, sobre isso não tenho dúvida.

Juntos Somos Fortes!

3 comentários:

  1. Muito bom texto, feito por quem entende muito do assunto. Se queremos uma polícia melhor pra sociedade e para os policiais, temos que mudar muita coisa. Esse modelo atual só é bom pros governantes terem todos nas rédeas.

    ResponderExcluir
  2. Quando a Polícia Civil "libera" e não prende, como o Sr disse, talvez o Delegado não tenha encontrado respaldo na lei par a prisão, o que não quer dizer que o vândalo não continuará respondendo pelos atos. Ora, não temos assassinos respondendo em liberdade? O vandalismo não é no nosso ordenamento o "pior dos crimes". Então acho essa critica às PC's meio tendenciosa, principalmente vinda de quem tem conhecimento do que eu disse acima.
    Já a PM, basta descer o cassetete no vândalo, não precisa se preocupar com enquadramento juridico, apenas seguir a ordem do Oficial Comandante.

    ResponderExcluir
  3. Grato pelos comentários.
    Caro Alex, publiquei seu comentário em um artigo e fiz breves considerações..
    Juntos Somos Fortes!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.