JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sábado, 14 de setembro de 2013

SECRETÁRIO BELTRAME NÃO SERÁ CANDIDATO

A mídia vinha noticiando nos últimos meses que o PMDB sonhava que o secretário de segurança, o delegado de Polícia Federal Beltrame, fizesse parte da chapa do vice Pezão, político escolhido pelo governador Sérgio Cabral para ocupar a cadeira do Palácio Guanabara, após sua saída. Inúmeras matérias foram escritas sobre a força política do secretário, força que alavancaria a candidatura do atual vice, que parece não sair do lugar. A animação era tanta que houve quem arriscasse que Beltrame poderia ser o cabeça da chapa e não o candidato à vice.
No meio do sonho surgiu o pesadelo dos protestos nas ruas, sobretudo no mês de junho, quando mais de 300 mil pessoas protestaram nas ruas do Rio de Janeiro, tendo como um dos alvos o governador Sérgio Cabral. O governador seguiu sendo massacrado nos protestos e a popularidade despencou, perdendo parte do apoio da imprensa, o qual era antes quase incondicional.
Os protestos expuseram também a fragilidade da gestão da segurança pública no Rio, considerando que a secretaria de segurança não conseguiu garantir o direito de manifestação e não prendeu os criminosos que praticaram vandalismo, ato após ato, isso até expulsar o povo ordeiro das ruas, com a  colaboração dos excessos praticados pela polícia. O "tiro, porrada e bomba" se fez presente nas ruas do Centro e da Zona Sul, como se faz presente nas comunidades carentes.
Se não bastassem esses fatos negativos, o enfraquecimento do governo junto à mídia contribuiu para a diminuição da blindagem das UPPs, carro-chefe da gestão Beltrame, causando maior exposição dos problemas que ocorrem nas comunidades. O desaparecimento de Amarildo virou um martírio para o governo, uma pergunta sem resposta que se repete diariamente. 
Diante desse quadro de extremo desgaste, o secretário optou por se resguardar, sair do cenário, mas antes exonerou o Comandante Geral da Polícia Militar, o quarto de sua gestão, midiaticamente empurrando as culpas para o andar de baixo. Igual destino teve o comandante da UPP da Rocinha. Na política a regra é clara: se o fato é positivo, repercuta, apareça e fature com o sucesso; se o fato é negativo, não dê entrevistas  e se afaste do fracasso.
O colunista Ancelmo Gois publica neste sábado nota dando como certo que o secretário Beltrame não se filiará a nenhum partido político (Leia), portanto, não poderá se candidatar em 2014. 
O tempo dirá se a matéria é verdadeira ou não, pois o prazo final para filiação se aproxima rápido. Caso Ancelmo Gois esteja certo, penso que podemos afirmar que a verdade das ruas destruiu a imagem que a imprensa construiu.
Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. Eu confio mesmo é só no Cabral, e é uma enorme pena que ele não possa se candidatar a governador novamente

    ResponderExcluir
  2. Talvez você possa votar nele para deputado ou vereador.
    Juntos Somos Fortes!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.