JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CADÊ AMARILDO? - POLICIAIS MILITARES PODERÃO SER PRESOS

"O ESTADÃO 
PMs envolvidos no caso Amarildo serão indiciados 
Delegado deve anunciar nesta sexta o fim do inquérito e pedido das prisões de agentes da UPP da Rocinha
Marcelo Gomes 
Após mais de dois meses de investigações, a Polícia Civil do Rio vai indiciar e pedir a prisão de policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Favela da Rocinha, em São Conrado, zona sul do Rio, pelo sumiço de Amarildo de Souza, de 43 anos. Está descartada a hipótese de que o pedreiro tenha sido capturado e morto por traficantes (Leia a matéria)".
Prezados leitores, os PMs serão indiciados e poderão ser presos em face do desaparecimento de Amarildo, será que alguém esperava outro desfecho?
No Rio de Janeiro existe um hábito de tornar público os inquéritos policiais, sobretudo por meio de entrevistas, quando são comentados os procedimentos realizados e os passos futuros para a apuração dos fatos. Não tem sido diferente com o caso Amarildo. Tal prática, justificada pela necessidade de esclarecer a opinião pública, salvo melhor juízo, além de ser incorreta, acaba reforçando a pressão por resultados, algo extremamente danoso para o esclarecimento da verdade e que se constitui em grande risco para a responsabilização de inocentes.
A matéria indica que foi descartada na investigação a possibilidade de Amarildo ter sido capturado e morto por traficantes, mas não revela o que levou a tal descarte, o que talvez só saberemos em uma próxima entrevista sobre o caso. O que todos sabem é que Amarildo foi abordado e conduzindo por Policiais Militares, a imprensa já divulgou isso exaustivamente. A imprensa divulgou ainda que testemunhas alegaram terem sido coagidas por policiais para mentirem. Será que foram coagidas antes ou foram coagidas agora? Será que mentiram antes ou mentem agora? Perguntas sem resposta.
Uma investigação policial não pode ser feita sob pressão política, isso dificulta a busca da verdade sobre os fatos, o objetivo do inquérito policial.
Será que surgiram robustos indícios que os PMs mataram e sumiram com o corpo de Amarildo para justificar o indiciamento e a prisão? 
Isso a imprensa também ainda não divulgou.
Longe de fazer um juízo de valor sobre a investigação que desconheço, longe de querer defender os PMs, lembro apenas de uma máxima que sempre circulou nos quartéis:
"Prender PMs é a coisa mais fácil do mundo".
Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.