JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 13 de maio de 2016

207o ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR

Prezados leitores, hoje comemoramos o aniversário da gloriosa Polícia Militar.



Juntos Somos Fortes!

3 comentários:

  1. Parabéns à Briosa. 207 anos servindo e protegendo a população do Estado!

    ResponderExcluir
  2. Nada mais do uma data de aniversário;triste fim da outrora Briosa.

    ResponderExcluir
  3. 13 DE MAIO DE 2016:
    ANIVERSÁRIO DA PMERJ: 207 ANOS
    ENTREGA DO ESPADIM DE TIRADENTES???

    Em 1956, o Presidente da República Juscelino Kubitscheck de Oliveira expediu um decreto criando o Espadim de Tiradentes a ser entregue solenemente no dia aniversário da Polícia Militar, fundada em 13 de maio de 1809, pelo príncipe Regente Dom João, com o nome de DIVISÃO MILITAR DA GUARDA REAL DE POLÍCIA DA CORTE.
    O nome do espadim é uma honraria ao Proto Mártir da Independência e líder da Inconfidência Mineira, o Allferes de Cavalaria Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono cívico da nação brasileira e das Polícias Militares do Brasil.
    Quando o Distrito Federal era situado no Rio de Janeiro, o próprio Presidente da República fazia a entrega solene do Espadim ao Cadete primeiro colocado, em dia de festa, com familiares presentes e desfile em continência às autoridades.
    Com a mudança da capital para Brasília, a entrega passou a ser feita pelo Governador do Estado com a mesma pompa, o garbo e as formalidades que cabem numa solenidade militar.
    Durante a formatura os cadetes juravam sob a bandeira com o braço em riste: RECEBO O ESPADIM DE TIRADENTES, SÍMBOLO DE IDEALISMO E DESTEMOR!!
    Mas hoje esse grito não ecoou na Fazenda dos Afonsos porquanto em 2015 não houve concurso público para ingresso de Cadetes na Academia Policial Militar Dom João VI .Eis que então temos uma Academia sem o 1º Ano, e o 2º e 3º anos sem calouros, mais parecendo uma "LOUCADEMIA DE POLÍCIA"!!!
    Quem foi o responsável por isso?
    Qual será o custo dessa "loucadecisão" para a institulção e para a sociedade?
    É MAIS UMA TRADIÇÃO, UM LEGADO HISTÓRICO QUE OS PÓSTEROS HERDARAM DOS ANTEPASSADOS, QUE FICA ESQUECIDO NUM CANTO, VARRIDO PARA DEBAIXO DO TAPETE, SEM QUE DESSA VEZ POSSAMOS ACUSAR NINGUÉM: NÓS MESMOS, EM PROCESSO AGUDO DE AUTOFAGIA E ENTROPIA, SOMOS OS RESPONSÁVEIS!!
    PAULO FONTES TENENTE CORONEL PMERJ RR

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.