JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 3 de maio de 2018

ASSOCIAÇÃO DE DELEGADOS DA POLÍCIA CIVIL CRITICA GOVERNO FEDERAL


A Polícia Militar sozinha não resolve os problemas da segurança pública, isso é fato, mas ela é indispensável para qualquer tipo de solução que se pretenda implementar.
Sem a Polícia Militar nunca existirá segurança para a população brasileira.

"NOTA DA ADEPOL

*Associação Nacional dos Delegados denuncia o sucateamento das Polícias Civis e o privilégio dos Governos Estaduais e Federal para a militarização da segurança pública brasileira*

Na tarde desta quarta-feira, 02, o Ministro Extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann, assinou o que nós Polícias Judiciárias, denominamos de: “Plano Nacional de Extinção das Polícias Civis”, que antes era protagonizado apenas pelos governos estaduais. O mais novo passo nesse sentido foi dado com o lançamento do “Plano Nacional de Apoio e Fortalecimento das Policias Militares”.

Ressaltamos o quanto valorizamos e respeitamos as Polícias Militares, no entanto, sabemos que o seu papel frente ao Estado é na prevenção de crimes e não na investigação. A PM sozinha não é a resolução para todos os problemas de segurança pública no Brasil.

Por outro lado, as Polícias Civis exercem o seu trabalho de investigação e se não bastasse a omissão dos governos estaduais, o governo federal também passa a protagonizar a mesma postura de sufocar e inviabilizar por completo o funcionamento das Polícias Civis.

Diariamente delegacias são fechadas em municípios brasileiros e o efetivo de policiais civis reduzido, deixando as Polícias Civis sem condições mínimas de dar cabo dos milhões de crimes que ocorrem no país, sendo, só de homicídios, cerca de 60 mil por ano.

Muitas delegacias, ao invés de centros de investigação, se tornaram em depósitos de presos em condições desumanas, transformando policiais civis em carcereiros, como ocorre em diversos estados.

Há muito tempo as Polícias Civis de todos os estados e do Distrito Federal vêm sendo sufocadas e desvalorizadas, ao mesmo tempo em que assistimos a falência da segurança pública brasileira.

Agora assistimos ao anúncio de mais investimento e estruturação para as Polícias Militares, no que nos parece ser um plano de, em breve, extinguir as Polícias Civis e tornar a Polícia Militar na Polícia Única Estadual Militar.

O Ministro afirmou que “pretende fortalecer as Polícias Militares e Bombeiros para combater o crime organizado”. No entanto, compreendemos que não se trata mais de mero desconhecimento ou incompetência, mas de ação deliberada, cuja explicação só pode advir do fato de que investir em quem pode investigar com autonomia não traz visibilidade eleitoral ficando evidente o interesse de que não funcione.

Crime organizado se combate com investigação e inteligência policial para subsidiar a identificação e responsabilização de organizações criminosas, de competência das Polícias Civis e Federal.

Mas o que sobra para as Polícias Civis é o subproduto do equívoco histórico que rende um número elevado de crimes, que a política da super-ostensividade não previne.

Diante da incapacidade de prevenir o crime, a estratégia é estrangular aos poucos as Polícias Civis para que outra instituição tome seu lugar sob a falácia de um plano de combate ao crime organizado.

A segurança precisa de investigação, sem a qual não há processo, não há condenação, não há responsabilização e que, ao fim, só resulta em impunidade e mais crimes.

A Pollícia Civil aguarda há pelo menos 30 anos pelo anúncio de investimentos. Exigimos respeito com a polícia judiciária e com a sociedade do país que não tolera mais esse descaso com a segurança pública. 

Brasília, 02 de maio de 2018.

*Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária – ADPJ.*

2 comentários:

  1. Quem vê os delegados falarem assim, pensam até q a PM está sendo privilegiada de alguma forma, muito pelo contrário, as PMs tem se matado numa escala desumana, sem equipamentos, treinamentos etc.
    Enquanto isso, as PCs, diferentemente do que diz a nota, quando fala em uma polícia militar única, na verdade, no decorrer dos tempos, vem entrando nas atribuições das PMs, como: fazendo policiamento ostensivo, usando uniformes e por aí...até core criaram para imitar o Bope...se a polícia é judiciária, e é, a PC, porque não se aplica em investigar, e deixa a PM fazer seu serviço ostensivo?!
    Quando se sentem. "ameaçadas", gritam!!! Cadê a elucidação dos 134 PMs mortos só no ano passado?! Pra não falar nas outras centenas de vítimas aqui no Rio de Janeiro....
    Vem pro lado de cá e vê se é mole...
    Na verdade, grande parte dos ilícitos elucidados, se deve ao trabalho de investigação preliminar das PMs...isso quando não é totalmente elucidado por ela.
    Finalmente, ao invés de ficarem fazendo comparações e ilações, cuidem de elucidar os inúmeros homicídios no Rio de Janeiro, e deixem os pobres guerreiros da PM em paz!!!
    Com todo respeito.

    ResponderExcluir
  2. Ô Dr. Del Pol., então faz prova para a PM.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.