JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 15 de março de 2022

QUAL O PAPEL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR EM UMA GUERRA DECLARADA - CORONEL BM LUIZ SÉRGIO




Transcrição:

"PORTAL HOJE NO MUNDO MILITAR

Exclusivo: Qual o papel do Corpo de Bombeiros Militar em uma Guerra Declarada? Entrevista Coronel Luiz Sergio – CBMERJ

Ao acompanhar as cenas de guerra no atual conflito entre Rússia e Ucrânia, observando a destruição estrutural em incêndios, desmoronamento e os resgates nos locais atingidos, surgiu a dúvida sobre como ocorre o gerenciamento dessas crises nesse tipo de cenário, mas especificamente, qual a atuação dos Bombeiros nelas.

Qual seria a atribuição dos profissionais Bombeiros Militares, em uma situação de guerra declaradacomo seriam suas respectivas posições, em um cenário de combate dessa proporção?

Reunindo todas essas dúvidas fomos em busca dos Bombeiros Militares para tentar esclarecê-las. Entramos em contato com o Coronel Luiz Sergio, do CBMERJ, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, que respondeu com presteza e atenção, aos nossos questionamentos. E agora, trazemos com exclusividade, para você, caro leitor:

1 – Como primeira pergunta, gostaríamos de deixar em aberto para que se apresente aos nossos leitores e um pouco da sua experiência profissional no Corpo de Bombeiros.

Coronel Luiz Sergio: Sou Coronel BM, ingressei na Escola de Oficiais no CBMERJ, em 1997; pela Corporação possuo os cursos de Salvamento Marítimo (Guarda-Vidas) – CSMAR e Prevenção de Incêndio – CEPREVI, também tenho o curso de Ações Táticas – CAT pela PCERJ. Pelo Sistema de Proteção e Defesa Civil, possuo diversos cursos nacionais e internacionais, tendo sido, por 3 anos, instrutor da Escola de Defesa Civil – ESDEC/RJ.

Adesguiano, possuo o Curso de Estudos de Política e Estratégia – CEPE/RJ e o Curso de Introdução de Estudos de Logística e Mobilização – CIELM, pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG/RJ.

Pelo Centro de Operações de Paz de Caráter Naval – COpPazNav, do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, cursei o Estágio de Operações Humanitárias; além de diversos cursos livres sobre Geopolítica e Defesa na ESG e ECEME, e o curso de Direito Internacional Humanitário e Direito Internacional dos Conflitos Armados, no Instituto de Treinamento em Operações de Paz – POTI.

Tive a oportunidade de trabalhar nos Grupamentos Marítimo, de Operações Aéreas, de Busca e Salvamento, Centro de Operações do CBMERJ, no Centro de Monitoramento e Alarme de Desastres Naturais – CEMADEN/RJ. Exerci as funções de Coordenador Regional de Defesa Civil da Capital e da Baixada Fluminense, de diretor do Centro Estadual de Administração de Desastres – CESTAD/RJ e comandante do 8º GBM/Campinho (Leiam mais)".


Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.