No intuito de atender os interesses governamentais, os dois últimos comandos da Polícia Militar investiram na formação do maior número possível de Policiais Militares no menor espaço de tempo, produzindo o efetivo que está sendo empregado no projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).
O nosso blog tem denunciado que isso é péssimo para a Polícia Militar, para os Policiais Militares e para a própria população.
Policial Militar não tem recall, se a formação não for a melhor possível, os defeitos serão sentidos por 30 anos e a principal vítima será a população.
A formação rápida é um passo para a formação inadequada e temos recebido (publicado e encaminhado para a CIntPM) várias queixas dos alunos do Curso de Formação de Soldados nessa direção. Isso só contribui para a má qualificação da tropa, o que não interessa a ninguém. Além disso, quanto maior o efetivo da Polícia Militar, menor o salário do Policial Militar, isso é fato, não carece de maior análise.
Hoje, o jornal O Globo estampa na capa uma fotografia com a imagem de um PM usando o spray de pimenta contra um cão, isso na ocupação da Rocinha. Salvo melhor juízo, o uso foi inadequado. A PMERJ instaurou uma investigação sobre o fato (Leiam a reportagem).
Certamente, esse fato isolado não pode indicar para uma má formação dos novos Soldados da Polícia Militar, mas não deve ser guardado no armário, deve ser deixado sobre a mesa, para ser analisado em conjunto com outros fatos do passado recente e do futuro, afinal, segundo o governo fluminense os PMs que estão sendo empregados nas UPPs e nas ocupações são o crème de la crème (melhor do melhor) da Polícia Militar do governo Sérgio Cabral (PMDB).
Juntos Somos Fortes!
A melohor formação de policias militares do Estado do Rio sempre se deu nos Batalhões do interior do Estado, no entanto o governo suspendeu esse tipo de formação. Vai ver o que eles querem é isso mesmo, policial mal formado.
ResponderExcluirO 23º BPM está "entregue às baratas"?
ResponderExcluirhttp://ricardo-gama.blogspot.com.br/2012/05/pm-denuncia-mas-condicoes-de-higiene-e.html?showComment=1336348489754
O Governo do Estado do Rio de Janeiro precisa pagar melhores salários aos profissionais de Segurança Pública, para que possa exigir mais dos candidatos nos concursos da PMERJ e da PCERJ. É possível pagar melhores salários aos integrantes das Polícias Militar e Civil. Se cortamos uma boa parte de supérfluos, vai sobrar o dinheiro para o essencial. É necessário, também, investir na formação dos novos Policiais. Atualmente, os Alunos do Curso de Formação de Soldados da PMERJ se formam sem saber quase nada, saem do CFAP sem o básico! Infelizmente, a violência da "cidade maravilhosa" não mais permite que possamos ficar nas calçadas batendo papo à tardinha.
ResponderExcluir