JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 20 de junho de 2016

O ESCÂNDALO DO BRASILEIRÃO 2013 - O INCOMPREENSÍVEL COMPORTAMENTO DA IMPRENSA



Prezados leitores, como publicamos em artigos anteriores, estamos envidando esforços para obter cópia das investigações realizadas pelo GAECO do Ministério Público de São Paulo, no intuito de apurar as possibilidades de fraude na escalação do jogador Hérverton pela Portuiguesa, o "Caso Héverton".
A última notícia que recebemos por parte do GAECO deu conta do arquivamento das investigações.
Vale destacar o comportamento da imprensa esportiva sobre o caso é incompreensível desde o dia 7 de dezembro de 2013, quando não noticiou que o Flamengo tinha escalado irregularmente o jogador André Santos na partida contra o Cruzeiro, o que faria com que o clube perdesse quatro pontos e que poderia ser rebaixado no dia 8 de dezembro de 2013.
No dia 11 de novembro de 2014, o Estadão publicou uma matéria sobre o tema com o seguinte título:

"PORTUGUESA ESCALOU MEIA HÉVERTON POR DINHEIRO, DIZ MP
Inquérito conclui que vaga na elite do Campeonato Brasileiro foi vendida em troca de vantagens financeiras para funcionários (Fonte)"

É gravíssimo o contido na matéria.
Destacamos:

"O próximo passo da investigação é descobrir a movimentação financeira que concretize a fraude. Para isso, o GAECO (Grupo Especial de Atuação contra o Crime Organizado) quebrou o sigilo bancário dos funcionários da Portuguesa."

No dia 18 de dezembro de 2015, treze meses depois, o site do Globo Esporte, no blog Bastidores FC, publicou matéria com o seguinte título:

"SEM PROVAS, MINISTÉRIO PÚBLICO PAULISTA ARQUIVA INVESTIGAÇÃO DO CASO HÉVERTON (Fonte)".

Destacamos um trecho:

"O arquivamento se deu por falta de provas e de indícios suficientes para prorrogar o trabalho. Os promotores do Gaeco recolherem incontáveis documentos e ouviram dezenas de testemunhas, mas nada do que apuraram foi suficiente para, por exemplo, pedir a quebra de sigilo bancário de algum suspeito".

Quem mente?
O Globo ou O Estadão?
O Estadão publicou que o GAECO quebrou sigilos bancários e O Globo publicou que isso não foi realizado.
O comportamento da imprensa no denominado "Caso Héverton" é incompreensível.
Daí a importância de obtermos cópias dos autos, o que conseguiremos mais cedo ou mais tarde.
Afinal, como publicou o Globo Esporte na matéria em referência:

"O arquivamento do caso não é definitivo. Se alguma prova surgir e for remetida ao Ministério Público, a investigação pode ser reaberta". 

Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. Que o lance foi pra salvar o time da gávea, todo mundo sabe, inclusive os torcedores de tal clube, mas o que me espanta mesmo, é o silêncio do Vasco (que foi rebaixado em 2013), e do Flu (que até hoje leva a culpa), lembrando ainda aquele fato lá em joinvile, sei não viu, acho que o suborno vai além da portuguesa, fico a me peguntar em que rolo o meu grande ídolo(como jogador) Roberto Dinamite se meteu para ter vendido o Vasco, pois para mim, essa é a única explicação, no final, ficou bom para os corruptos do futebol, menos para nós torcedores!

    ResponderExcluir
  2. Globo (tem) tudo a ver.
    Imprensa suja, Coronel Paúl!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.