JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 22 de maio de 2012

IMPRENSA (DE SÃO PAULO) COMEÇA A QUESTIONAR SE SÉRGIO CABRAL (PMDB) AINDA TERÁ FUTURO NA POLÍTICA

1a Marcha Democrática de PMs e BMs no Rio
27 JAN 2008
 
O ESTADO DE SÃO PAULO. 
Crise põe em dúvida futuro político de Cabral.
A dificuldade do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), em reagir ao caso Carlinhos Cachoeira com algo além de notas oficiais, respostas curtas ou simplesmente o silêncio gera dúvidas sobre o futuro político do governador. Políticos se questionam sobre a capacidade de Cabral influir nas eleições de outubro e mesmo de fazer de seu vice, Luiz Fernando Pezão, seu sucessor em 2014.
Por WILSON TOSTA / RIO, estadao.com.br, Atualizado: 21/5/2012 3:05 hs.
Há cerca de 10 dias, em sua primeira declaração após a divulgação de imagens de suas viagens aos exterior com o empresário Fernando Cavendish, dono da Delta - acusada de ligações com o contraventor Carlinhos Cachoeira -, Cabral respondera a poucas perguntas de forma vaga e saíra com rapidez. Até então, se manifestara por escrito.
Dirigentes do PMDB ouvidos pelo Estado reconhecem que Cabral sofreu desgaste pessoal com o episódio. Segundo os peemedebistas, o caso gerou, apenas na capital, uma perda de avaliação positiva entre 300 mil a 400 mil eleitores. O estrago, porém, teria sido maior na classe média da capital. 'Na classe média mais informada, certamente teve um impacto, hoje somos um País de classe média', avalia o cientista político Geraldo Tadeu Monteiro, presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social.
Até o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um aliado e amigo a quem Cabral deve o pacote de obras de seus governos, parece convencido do enfraquecimento político do governador - e o demonstrou em conversa recente com o prefeito Eduardo Paes (PMDB).
Segundo testemunhas, na entrega de títulos de doutor honoris causa ao ex-presidente, Paes e Lula conversavam quando o senador Lindbergh Farias (PT), potencial candidato ao governo do Rio, passou pelos dois. 'Vai dar trabalho em 2014', disse Paes, apontando para o senador. Lula concordou e acrescentou: 'É, mas o Pezão está superado'.
O PMDB, contudo, aposta na boa avaliação de Paes na capital (estável em cerca de 50%) e na proximidade de inaugurações de obras para tentar obter um bom resultado na eleição de outubro. Já a capacidade de Cabral de eleger seu sucessor, avaliam os peemedebistas, dependerá muito mais desse resultado que da repercussão do caso Cachoeira.
Decepção. 
O governador foi arrastado para o escândalo por sua amizade com Cavendish. Até agora, não apareceu nenhuma evidência de um possível envolvimento seu com Cachoeira, mas a empresa do amigo empresário somou contratos de R$ 1,49 bilhão em obras com o Estado.
Pessoas próximas ao governador dizem que ele se mostra decepcionado com Cavendish. Essas pessoas descrevem um Cabral acabrunhado e contrariado com ataques que considera pessoais. É o caso das críticas do deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), em seu blog, onde as imagens de Cabral com Cavendish foram divulgadas primeiro.
Na semana passada, a CPI do Cachoeira evitou convocar Cabral e outros governadores para depor. Mas uma mensagem enviada pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) para Cabral, garantindo que ele não seria chamado, revelada pelo SBT, gerou mais exposição e desgaste. 'A relação com o PMDB vai azedar na CPI. Mas não se preocupe você é nosso e nós somos teu (sic)', escreveu o parlamentar, no torpedo enviado pelo celular e que foi parar na mídia (Fonte).
Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. o que são paulo tem haver com isso?quem elegeu e reelegeu o cabral foi i rio,quem quer saber a opinião desse estado?eu acho que eles já tem ploblemas demais, não resolve nem os deles. vamos cuidar de saber quem governará o nosso estado isso é o que importa, o resto é cortina de fumaça.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, a memória desse povo é curta e Sérgio Cabral não sairá da política tão cedo. Aqui no Brasil valoriza-se tudo o que tem de pior. Se Cabral fosse um político decente, jamais voltaria para política, porque a imprensa marrom ia detoná-lo, como fez e faz com outros bons políticos.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.