JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O BRASILEIRO PRECISA SE APAIXONAR POR CIDADANIA

 Jornal Extra

Ontem, eu assisti os jogos de futebol entre o Fluminense e o Boca Júnior e entre o Corintians e o Vasco da Gama, ambos de baixo nível técnico e que acabaram sendo decididos pela sorte ou pelo azar, como preferirem. O termo "jogo", onde a sorte é o fator determinante, não poderia ser melhor empregado. 
Se o meu objetivo fosse escrever sobre os jogos, o parágrafo anterior esgotaria o assunto, mas eu escrevo sobre a paixão, esse sentimento que chega a ser irracional, a paixão que um grande número de torcedores nutre pelos times de futebol que escolheram. Um sentimento que faz com que assistir aos jogos seja o principal compromisso na vida. Uma paixão que faz viajar centenas, milhares de quilômetros, só para assistir ao vivo o jogo do seu time. Um sentimento que faz com que percam dias e noites em filas para comprar ingressos das finalíssimas. Tudo isso com um gasto financeiro elevado (ingresso, camisa, bandeira, passagens, alimentação, estadia, ...). É a paixão, que na sua expressão irracional produz  nos jogos de futebol a violência, a briga entre torcedores de times rivais e entre facções diferentes da torcida de um único time, produzindo  mortos e feridos.
Ontem, o gol do Boca fez surgir tímidas comemorações no bairro onde resido, mas o gol do Corintians desencadeou uma verdadeira festa com fogos de artifício e com gritaria. A paixão é tanta que esses torcedores não torcem apenas pelo sucesso de seus times, mas também pelo fracsso dos times rivais, vez por outra, com maior vibração.
É a paixão pelo time de futebol, um sentimento que faz com que muitos esqueçam que o futebol é apenas um jogo, nada mais, nada menos. Decidido muitas vezes não pela competência técnica, mas por pura sorte, como aconteceu ontem.
Nós, brasileiros, temos que aprender a nos apaixonar pela cidadania, isso sim poderá promover as mudanças que o Brasil precisa para evitar que seja instalada uma cleptocracia ampla, geral e irrestita no país. Temos que usar o lado bom da paixão futebolística na direção de exigir os nossos direitos constitucionais, começando pela concessão de serviços públicos de qualidade, como a educação, a saúde e a segurança pública. Não podemos continuar analfabetos funcionais, morrendo em filas de hospitais e sendo assassinados em cada esquina.
Nós que consumimos horas das nossas vidas apenas para assistirmos a um jogo de futebol, temos que aprender a dedicar algumas horas à prática cidadã. Temos que ir para as ruas festejar a cidadania, promovendo e participando de atos públicos contra a impunidade e contra a corrupção, por exemplo, males que crescem assustadoramente no Brasil.
É hora de salvar o Brasil e para isso é preciso nos apaixonarmos pela luta cidadã, ordeira e pacífica, nas ruas desse país rico com um povo pobre.
No Rio de Janeiro, nos dias 20 (Copacabana) e 22 (Centro) do corrente mês, foram realizados dois atos contra a corrupção, neles o número de mobilizados não passou da classe das dezenas, uma vergonha, um público de jogos de futebol entre times quase sem expressão.
No próximo domingo (27), um novo ato será realizado no Rio, isso na Praia de Copacabana, com concentração às 10:00 horas, em frente ao Hotel Copacabana Palace. Não deixem de comparecer. Será uma ótima oportunidade para cultuar a paixão pela cidadania.
Divulguem e participem do ato cívico-democrático, temos que espalhar a paixão pela cidadania, isso será uma vitória de todos nós.
Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.