JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sábado, 28 de julho de 2018

GUARDA MUNICIPAL FAZENDO OPERAÇÃO POLICIAL?

Será verdade?



6 comentários:

  1. Pode até não ser atribuição de qualquer GM, pois sabemos que a segurança pública tem seus órgãos e missões bem definidos em capítulo específico da CF/88. O fato é que estamos carentes de policiamento preventivo (mas imagino que a finalidade aí é mista: aumentar a arrecadação, trânsito e prevenção). Por isso, vale o ensinamento dos anciãos e/ou do mundo do futebol, ou seja, respectivamente: "dê atenção à sua mulher, antes que o vizinho o faça" / "Quem não faz, leva".

    A PM vem sendo omissa há anos, graças às inovações implementadas por "gente" que preferiu renegar a própria missão constitucional para agregar valores que não lhes pertence (igualzinho a GM S. Gonçalo faz no video) e, provavelmente, salvar o próprio emprego ao incrementar sua competência, pois é sabido que este modelo de polícia exército estadual tem os dias contados justamente por ser composto por tanta "gente" que jamais atendeu única ocorrência assistencial ou policial e raramente põe a cara no teatro de operações. Por falar em operações, é bom lembrar que hoje este modelo de polícia, ao menos no RJ, deixou de ser polícia ostensiva para se tornar um misto meia bomba de "polícia de operações em favelas para programas televisivos, polícia judiciária para programas televisivos e polícia de notas à imprensa em geral". Em quanto isso... as ruas estão entregues aos marginais e aos oportunistas.

    Portanto, como cidadão, não vou me sentir ultrajado como o cidadao que filmou aquela blitzen/GM. A GM que se faz presente nas ruas - e contribui com tal presença para que os marginais façam a curva e escolham outro lugar sem "ostensividade/prevenção policial" para praticar crime - é útil.

    PMS de todo o Brasil, reinventem-se o quanto antes, agora, para estarem presentes nas ruas a pé e motorizados ou serão mais uma polícia (como outras na História) a figurar como extinta!

    Alerta: creio que em menos de 30 anos não existirá mais lugar nem sustento financeiro para uma polícia composta por tanta gente que não é policial e nao atende aos anseios da população que quer e necessita da presença policial uniformizada nas ruas.

    Para reflexão: para que banda de música, corneteiro, ordenança, estado maior, major, tenente-coronel, coronel e um monte de unidade que não lota efetivo para POLICIAR/PATRULHAR/ATENDER? Dizem que a previdência vai quebrar, então é óbvio que nas entrelinhas estão dizendo que aquilo que não é eficiente, eficaz, útil, servível, deverá ser cortado da relação de despesas para que as contas possam ser fechadas mensalmente.

    E antes que digam que sou esquerdista desejando enfraquecer o braço armado estatal, aviso, não sou, assim como não sou inimigo de polícia ostensiva de verdade. Mas sou crítico ao analisar a realidade atual que os próprios gestores públicos viabilizaram (inclusos os administradores da polícia), jamais corporativista.

    A contagem regressiva foi iniciada há anos, mas tolos fingem não perceber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na cidade em que moro a GM é tão omissa qto a PM. Eu moro no Rio de Janeiro. Não o Rio de lagoa Presente ou Cpacabana Presente. O rio da zona oeste que não é Barra ou Recreio. Abandono

      Excluir
  2. Se a prefeitura tiver convênio com o Detran deve executar o CTB.
    Motocicletas não são isentas de IPVA e para condução destas também é exigida CNH válida.

    ResponderExcluir
  3. Não entendo o espanto da população com a ação do Agentes de Segurança Pública da Guarda Municipal, pois os mesmos estão zelando lei e pela ordem, e para as pessoas que estão preocupadas com a legalidade da ação podem perder um pouco do seu tempo precisop e ler lei federal 13022 de 08 de Agosto de 2014 .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está aí, eu não conhecia tal lei. Pesquisei e vejo que as guardas agora podem e devem agir em prol da segurança pública.
      Não tem mais volta. A tendência é a PM ser extinta como está dito no primeiro comentário. Provavelmente, só as unidades especiais sobreviverão para deleite daqueles que acreditam que segurança pública é apenas entrar em favela.
      Parabéns aos incompetentes que nos levam à extinção.

      Excluir
  4. Também quero ir trabalhar com a minha moto BMW sem capacete, com vistoria apenas 2 anos atrasada, sem pagar IPVA e sem Habilitação porque sou trabalhador, não sou bandido e sou "moradô". Lembrando sempre que os verdadeiros bandidos estão em Brasília.
    Vê se não é mais ou menos isso.
    Kkkkk.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.