JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 19 de julho de 2022

UM VÍDEO, A AUTOSSABOTAGEM E A DESESTRUTURAÇÃO INSTITUCIONAL



Eu tenho o hábito de ler, ouvir ou assistir o que recebo através do ZAP, mas, obviamente, não consigo fazer isso com a totalidade das mensagens que chegam.

Ontem, entre tantos vídeos, áudios e mensagens de texto que recebi, um deles me fez lembrar as aulas de psicologia sobre o tema autossabotagem (Link).

O que foi dito no vídeo revelou, não só no meu entendimento, mas de vários outros que assistiram, dois aspectos predominantes: a frustação e o ódio.

Penso que a frustação tenha gerado o ódio.

Tais sentimentos exteriorizados no vídeo fazem muito mal para o próprio autor.

O ódio nada constrói de bom.

A frustação várias vezes é fruto de uma avaliação errada da própria pessoa.

O importante na vida profissional, por exemplo, não é o local que se conseguiu chegar, mas o esforço que teve que dispender para tal.

Interna corporis, um Soldado que sem ter as condições mais favoráveis ao longo da vida e que encerrou sua carreira como Subtenente, pode ter feito um esforço pessoal muito maior do que um companheiro que chegou ao posto de Coronel, entrando como Cadete.

O Subtenente é um grande vencedor, deve ter orgulho disso.

O Coronel também.

Agora, se o Subtenente e o Coronel não tiverem autoestima elevada pelo que conquistaram, o primeiro poderá ser dominado pela frustação de não ser Coronel e o segundo por não ser Secretário de Estado da Polícia Militar.

Tal frustação, caso não seja tratada, pode gerar rancores.

Isso é péssimo.

Concluindo, o conteúdo do vídeo retratou também, em parte, o estado de desestruturação institucional.

Juntos Somos Fortes!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.