JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

domingo, 24 de julho de 2022

VIOLÊNCIA NO RIO DE JANEIRO - QUAL O PROJETO DO GOVERNO PARA CONTROLAR A TRAGÉDIA?



Após a operação policial desencadeada no Complexo do Alemão que resultou na morte de um Militar de Polícia, dois moradores e vários "suspeitos", como a imprensa prefere qualificar os envolvidos com o tráfico de drogas, publiquei dois artigos no meu canal do Youtube (Links https://youtu.be/-kh_4s2OYbk e https://youtu.be/ntTG-w96f_Y ) comentando opiniões dos denominados especialistas em segurança pública e dos defensores dos direitos humanos de plantão.

Em apertada síntese, destaquei a ausência por parte deles da apresentação de soluções factíveis para o controle da violência, algumas apresentadas são equivocadas, demonstram desconhecimento do tema e são apresentadas ano após ano.

A realidade das últimas décadas demonstra que as soluções não surgirão desse grupo de não profissionais da área de segurança pública.

Apesar dessa realidade, devo registrar que os profissionais de segurança pública também não estão demonstrando que estão no caminho certo para o controle da violência.

Como bem comentou um inscrito no meu canal do Youtube, hoje se voltarmos ao Complexo do Alemão, o cenário será o mesmo antes da operação.

Eu credito essa ineficácia à terrível interferência por parte dos políticos e não a incompetência profissional.

As instituições policiais perderam a autonomia e, por sua vez, os governos nunca apresentaram um projeto consistente para controlar a violência que encurrala cada cidadão que mora no Rio de Janeiro, ele que vive com medo o tempo todo de ser a próxima vítima.

Para exemplificar cito os últimos governos que lançaram projetos eleitoreiros que nada produziram de positivo até o momento.

As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) foram um fracasso gigante, inclusive com várias mortes de Militares de Polícia, como ocorreu na Operação do Complexo do Alemão em referência e com um desperdício de dinheiro público de tal magnitude que fica difícil de calcular.

Eu escrevi um livro sobre esse fracasso (UPPs Uma Farsa Eleitoral amazon.com.br ).

O atual governo inventou o Projeto Cidade Integrada, uma cópia pior ainda das UPPs.

Isso sem falar no Segurança Presente...

A grande verdade é que os ditos especialistas não sabem como solucionar o problema, os políticos muito menos e os profissionais da área são limitados pela interferência política, inclusive pelas escolhas políticas para os cargos de maior relevância.

As consequências disso tudo é o descontrole total da violência e o domínio de partes do território brasileiro por grupos criminosos que utilizam armas de guerra para manter o seu domínio e o cidadão cada vez mais apavorado e acuado, não podendo exercer direitos garantidos pela Constituição Federal.

São "Brasis" que não pertencem ao Brasil!

Isso é muito triste!

Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.