JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 9 de julho de 2012

POLÍCIA MILITAR - TROPA INSATISFEITA - PROEIS - RAS


A cada dia que passa eu recebo novas reclamações sobre o PROEIS e, principalmente, sobre o RAS, ambos programas nos quais o governo compra as folgas dos Policiais Militares, os quais diante dos salários miseráveis que recebem, acabam sendo cooptados e vitimizados. Os dois programas foram apelidados de "bicos oficiais", sendo que no PROEIS o PM precisa ser voluntário, o que não acontece no RAS, onde o PM é escalado contra a sua vontade para suprir a falta de policiamento ostensivo predominante nas ruas do Rio de Janeiro, uma deficiência oriunda do projeto eleitoreiro das UPPs, que encheu as comunidades carentes de jovens PMs e trouxe os fuzis e as pistolas para as ruas, ruas essas desguarnecidas de policiamento.
Percebo que a insatisfação com o RAS está crescendo geometricamente e penso que o comando geral deve rever o programa, puxando o freio de mão, fazendo um diagnóstico e, acima de tudo, tornando o programa voluntário.
Juntos Somos Fortes!

19 comentários:

  1. Sr. Cel estão sendo escalados no RAS não voluntários, pms de férias, pms de licensa médica, licensa especial e até presos... isso está ridículo, será que isso não vai pra mídia? o que está acontecendo que ninguém fala nisso? É escravidão!

    ResponderExcluir
  2. SARGENTO DESMOTIVADO !!9 de julho de 2012 às 13:54

    CORONEL ESTOU INDIGNADO,POIS O CADASTRAMENTO NESSE PROGRAMA DO GOVERNO É OBRIGATÓRIO, E SEM EU PEDIR JÁ ME ESCALARAM EM UM BATALHÃO QUE NUNCA FUI E NEM SEI COMO CHEGAR LÁ. E SE EU NÃO FOR TOMA DRD. ESSA POLICIA TÁ ME DEIXANDO DOENTE, TENHO 44 ANOS E ESTOU CANÇADO DESTAS ARBRITARIEDADES,NOSSA FOLGA JÁ É UMA VERGONHA E ILEGAL, E AINDA POR CIMA ESTÃO QUERENDO TIRAR O POUCO CONVIVIO QUE TENHO COM A MINHA FAMILIA. EU NÃO QUERO FAZER SERVIÇO EXTRA NENHUM, VIVO DE ACORDO COM QUE GANHO,MINHA FAMILIA É MAIS IMPORTANTE DO QUE A PM.SOU SARGENTO ESTOU COM PRESSÃO ALTA,ESTRESSADO,ANSIOSO ETC... A POLICIA MILITAR ESTÁ ACABANDO COM MINHA SAÚDE. E SÓ NOTICIA RUIM.ESTOU PENSANDO EM SAIR DA PM E VOLTAR A SER AUTÔNOMO DE NOVO, EU GANHAVA UM SALÁRIO MODESTO MAS ERA FELIZ. QUEM SABE MINHA SAÚDE VOLTA.DESCULPE O DESABAFO E UM ABRAÇO CORONEL PAUL E TODOS OS AMIGOS DO BLOG !!

    ResponderExcluir
  3. Ninguem aguenta mais, socorro

    ResponderExcluir
  4. MUITO DECEPCIONADO!!! VONTADE DE PEDIR BAIXA DA PMERJ. SÓ PIORA!!! DESISTO!!!

    ResponderExcluir
  5. Quando a ordem pública estiver gravemente ameaçada, lá eu estarei- independente de gratificação - cumprindo com o meu dever mesmo que o serviço se alongue: prontidão, "n" horas além da escala prévia e etc.; mas é inadmissível usar as horas do sagrado descanso de um trabalhador para fazer propaganda de governo.

    Coronel Paul,
    O senhor tem o meu respeito desde que eu era recruta, e continuará tendo; mas não posso deixar de falar que o nosso oficialato ativo não levanta único dedo para defender a própria tropa... Então é preciso voltar ao texto "A Polícia Militar Ajoelhada..." para ver que todas as sacanagens que as Praças têm sofrido possuem origem: a falta honra.

    Analisando o Decreto que instituiu o RAS, Dec. nº 43,538 de 03 de abril de 2012, publicado também no Bol PM nº 064 do dia seguinte, nota-se a redação do texto ter deixado clarividente a "convocação" de policiais para a parte do programa citada no Art 1º, nos incisos I (necessidades temporárias de pessoal subordinado às respectivas secretarias)e II (grandes eventos até 2016 e outros de acordo com a vontade do governador); contudo, para emprego dos agentes pelos incisos III e IV do mesmo artigo daquele diploma, há necessidade de voluntariado para o trabalho adicional.

    Ora, deixaram o texto dos incisos fortalecendo o emprego dos homens (praças) de maneira vulgar, bastando, somente, que o "político" os queira trabalhando como os oficiais sempre quiseram fazer com as praças, mas não havia respaldo jurídico para tal: trabalho excessivo em detrimento da vida pessoal. Em polícia ostensiva, sempre haverá necessidade de efetivo, isto é indiscutível: parte pede baixa, parte é aprovada em outros concursos, parte é baixada nos hospitais, parte morre em serviço ou de folga, parte é reclusa pela justiça ou pela administração e outra parte é excluída a bem da disciplina (ou licenciada). Portanto, considerando as peculiaridades da violência no estado/RJ, nunca teremos o número de pessoal pronto para o serviço em proporcionalidade com a população.

    Adequado seria pagar um salário condizente com as escalas e horários para, então, aumentar o policiamento de acordo com as necessidades de cada área de policiamento (mesmo que as escalas de serviço tenham que ser diferentes do desejado 24 X 72). Agora, pagar ridicularmente e querer o milagre da multiplicação massacrando o descanso? Nunca admitiram haver verbas para aumento salarial, mas para pagar RAS e PROEIS têm, além haver dinheiro para pagar as gratificações dos cedidos a outros órgãos e unidades especiais.

    Hora extra não pode ser vista como programa de governo, porque é tempo de trabalho excedido ao normal pelo trabalhador(em continuidade ao horário regulamentar). Aliás, nós, militares estaduais, sempre fizemos horas extras sem remuneração porque nossas missões já são diferenciadas das missões dos operários convencionais (CLT)... Então que diabos de Regime Adicional de Serviço é este? Um regime que obriga o homem a abrir mão, indiscriminadamente, do lazer, da saúde física e psicológica, da religião, dos estudos e, por fim, da própria família (pois todo dia é dia de incerteza sobre quando poderá se dedicar aos itens enumerados).

    Salve-se quem puder.
    Sgt Foxtrot.

    ResponderExcluir
  6. QUE TIPO DE ABSURDO É ESSE? AONDE ISSO VAI PARAR? NÃO HÁ NINGUÉM PARA POR FREIO NISSO? AONDE ESTÃO OS DIREITOS HUMANOS?

    São com essas perguntas em letras maiúsculas que transcrevo meu sentimento de revolta, insatisfação e desamparo diante desse insulto aos meus direitos básicos de cidadão. Eu não sou voluntário ao RAS, eu não tenho culpa se a segurança pública no Rio chegou no nivel que esta mas também não sou omisso, mas nem por isso tenho que pagar por um erro que não é meu. Quero meu direito de poder estar com a minha família nas minhas folgas, quero meu direito de cursar uma faculdade nas minhas folgas, não estão respeitando ao menos um intervalo de descanso!

    ResponderExcluir
  7. CARTA AOS CIDADÃOS DE BEM DO RIO DE JANEIRO.

    Queremos policiais com a filosofia do policiamento comunitário, mas formamos policiais desrespeitados e mecenários! Todos nós - estado e sociedade -, queremos uma polícia melhor; sobretudo, uma Polícia Militar melhor. Queremos uma polícia comunitária, uma polícia inteligente, educada, civilizada e sensível às mazelas do cidadão comum; queremos uma polícia que respeite os limites da legalidade e seja capaz de entender as teorias de Earle (1980), "teorias baseadas nos princípios de Douglas Mcgregor", onde o estilo tradicional e autoritário de administração (teoria X) e o estilo democrático e participativo (teoria Y) são comparados para chegar à conclusão de que a INTERAÇÃO COM O PÚBLICO E OUTRAS ORGANIZAÇÕES deve nascer das convicções da teoria Y em que o policial é um cidadão livre, respeitador dos direitos e funcionário público a serviço do cidadão livre para que a polícia possa materializar uma participação polícia-povo viável.

    Assim é que o chamado policial "Z" (policial da teoria Z concebida em 1969 por Abraham Maslow), é aquele que ultrpassou as qualidades dos profissionais da teoria "Y", o chamado policial do futuro (muito mais evoluído do que o que se esperava com a teoria Y) sempre aclamado nos discursos dos cientistas sociais...

    Então eu pergunto: como teremos um policial excelente se permitimos o estado e a própria administração tratá-lo como "subcidadão" desrespeitado nos mais elementares direitos?

    Não lhes parece contraditório gostar de ver os policiais de UPP jogando futebol com os meninos de comunidades carente e, ao mesmo tempo, sendo tratados, intramuros de quartel, pela força dos textos dos AI-5 atuais (restrito aos PM e BM)?

    Temos uma sociedade que evoluiu bastante, da ditadura militar para cá; mas ainda permitimos uma polícia antiquada, autoritária, militar e descumpridora do respeito e do direito... principalmente o respeito e o direito do seu público interno. Então vivemos megulhados na dualidade: o mau policial bom e necessário(forjado com maldades) e o bom policial mau e desnecessário(forjado com maldades e adornado pelas utopias e hipocrisias das respectivas academias e das mentes doentias e com o aval do poder estatal).

    Salvem-nos, quem puder!
    Sgt PM Foxtrot.

    ResponderExcluir
  8. Isto é um absurdo! Voltamos para escravidão; pois é oque estão fazendo com a 'POLÍCIA MILITAR '. Até quando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós policias militares queremos folga descanso,depois de uma jornada de trabalho de 12hs,24hs queremos voltar pra casa e agradecer a DEUS por mais um dia de missão cumprida,se não dão solários dignos, por favor nos deixem folgar, para voltarmos para proxima missão e faze-la bem feita.

      Excluir
    2. a policia estar uma merda cel estou de lts e o ras estar descontando no meu contra cheque sem eu trabalhar .quero que vcs vao para o inferno cel

      Excluir
  9. ESSAS AREAS QUE ESTÃO PRECISANDO DE POLICIAMENTO É POR QUE OS PMS NÃO ESTÃO TRABALHANDO COM SERIEDADE COM O POVO POR QUE TA TUDO ARREGADO, AI NÓS QUE SOMOS DE OUTROS BATALHÕES TEMOS QUE IR TRABALHAR PARA DIZER QUE A AREA ESTA MUITO POLICIADA, E SÓ PARA COM ARREGO E TRABALHAR.

    ResponderExcluir
  10. Não aguento mais a pmerj, agora mesmo não sendo voluntário para serviço extra(RAS), somos obrigados a trabalhar a declaraçao universal dos direitos humanos de 10-12-1948, chama isso de trabalho escravo e já surtei em casa,minha família está apavorada já baixei psiquiatria e foi detectado uma doença chamada fobia a instituição eu me escondo de vtr na rua não comprimento colega fardado na rua, acho que daqui em diante só a reforma e ficar bem longe de um quartel da pm. tenho 43 anos e 23 de pm, pra mim chega de sofrer esse é meu desabafo.

    ResponderExcluir
  11. PARA AQUELES QUE NECESSITAM COMPLEMENTAR A RENDA, O RAS E O PROEIS PODEM SER UMA OPÇÃO, MAS NÃO ESTA SENDO PELO MENOS NO RAS, POIS O POLICIAL NÃO TEM O DIREITO DE ESCOLHER O DIA EM QUE TRABALHAR, COMO IREMOS NOS PROGRAMAR, NÃO NASCEMOS POLICIAIS, SOMOS SERES HUMANOS E NÃO MÁQUINAS, E NO BOL PM DIZ QUE O POLICIAL TEM QUE TER NO MÍNIMO 8 HORAS DE FOLGA, COMO ASSIM? SÓ PRA SE TER UM SONO SAUDÁVEL A CIÊNCIA DIZ QUE TEM QUE SER 8 HORAS DE SONO, OU SEJA QUEM SAI DE 12 HORAS DE SERVIÇO A NOITE, PRINCIPALMENTE EM UMA RÁDIO PATRULHA, FICA ACORDADO A NOITE TODA, SEM DORMIR, E NO DIA SEGUINTE TE ESCALAM NO RAS, COM OITO HORAS DE INTERVALO, SENDO QUE AINDA TEM O TEMPO DE DESLOCAMENTO DO TRBALHAO PRA CASA, E CASA PRO TRABALHO. POLICIAL TRABALHANDO OBRIGADO E ESTRESSADO SÓ PODE DAR RUIM, E QUEM VAI PAGAR A CONTA É O CIDADÃO DE BEM. EU TO FALTANDO DIRETO, POIS NÃO QUERO ESSA ESMOLA, PREFIRO FICAR COM A MINHA FAMÍLIA E TERMINAR MINHA FACULDADE PRA METER O PÉ DESSA AGÊNCIA MANIPULADORA. VAMOS COMEÇAR A PRENDER BICHEIRO E DONO DE BINGO, E APREENDER ONIBUS ERRADO, E SUFOCAR TODAS AS BOCAS, PRA VER SE RAPIDINHO ELES NÃO PARAM COM ESSA PALHAÇADA DE RAS. ESSE É O MEU DESABAFO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cel, eu já ando decepcionado com a Pmerj faz é tempo. eu tenho inclusive me preparado para fazer outros concursos e se passar, que seja até com um salário mais modesto, peço desligamento. A instituição é ótima, mas infelizmente é administrada por um bando de hipócritas fantoches do Governo que não estão preocupados com o bem estar do policial militar ou com a sua família.Como exemplo temos a escala(12x48 e 24x72)que conquistamos, porém nos roubaram sem uma justificativa concreta. Me desculpe a indignação.

      Excluir
  12. EU SO QUERO SABER QD VOU RECEBER MEU DINHEIRO... TRABALHAR DE GRAÇA NAO DÁ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só quero saber a onde foi parar o meu dinheiro, pois trabalhei o mês de julho pelo Ras e Cproeis e hoje, ao verificar o extrato bancário, constatei que ainda não foi depositado um centavo. Que vergonha é essa administração da pmerj!. Tudo é contra nós! Ainda é bem que temos Deus do nosso lado, porque se não, eu não sei o que seria de nós.

      Excluir
  13. PGC



    PGC-RAS:Programa de Geraçao de Cornos-Ricardao Assume Serviço.

    O poliocial nao tem tempo para com sua familia.





    ResponderExcluir
  14. Os camelôs não são unidos esses policias que trabalham no rás são verdadeiros policias que deixam as suas famílias pra servir e proteger a população arriscando suas vidas nas ruas do rio de janeiro diferente dos p2 da supervia que nas suas folgam trabalham no trem á paisana pra ficar tomando mercadoria do camelô e dentro do trem esses p2 não correm risco nenhum e ainda ficam nos humilhando pelo fato de nós sermos camelôs

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.